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O melhor Controle de ponto na pandemia: reconhecimento facial e comando de voz

O controle de ponto é uma obrigação que se impõe a todas as empresas que tenham mais de 20 colaboradores formais. Ele diz respeito à marcação dos horários de entrada, saída, começo e final de intervalos e pagamento de horas extras.

Existem diversas formas de fazê-lo e uma das melhores e mais modernas corresponde ao reconhecimento facial e comando de voz. Abaixo, confira como eles podem revolucionar a sua empresa, RH e manter a segurança dos colaboradores.

Problemas impostos pela pandemia ao controle de ponto

Ainda vivemos em um cenário de pandemia, onde as empresas ainda passam por constantes alterações. Dentre elas estão o trabalho presencial e remoto, de maneira alternada ou a retomada presencial temporária até que um novo decreto se imponha.

Seja qual for a situação, o retorno dos colaboradores para o ambiente presencial para a prestação de serviços (mesmo que de forma alternada com a prestação de home Office) precisa de adaptações.

Tais adaptações atingem o controle de ponto, eis que ele é parte essencial do funcionamento da empresa e do cumprimento das leis trabalhistas por ela.

Nos sistemas usuais e mais antigos de controle de ponto é comum que os colaboradores tenham que compartilhar aparelhos de marcação, onde precisam digitar senhas ou colocarem o dedo para a leitura de digital.

Esse compartilhamento de aparelhos pode dar brechas para contaminação e deve ser evitado. Para isso existem soluções e uma das melhores é a marcação de ponto com tecnologias de reconhecimento facial e comando de voz Oitchau.

controle de ponto

Como o reconhecimento facial e por voz pode garantir o controle de ponto no retorno ao trabalho presencial?

A marcação de ponto por reconhecimento facial ocorre da seguinte maneira: o colaborador se coloca perante o quiosque de registro de horário e dá um comando de voz, que ativará a ferramenta.

Depois disso a tecnologia da ferramenta é capaz de fazer uma leitura do rosto do colaborador, reconhecendo-o e registrando automaticamente o horário, seja ele de entrada, saída, início ou final de intervalo, registrando os horários praticados ao longo da jornada de trabalho.

O reconhecimento se torna possível por contar com uma série de tecnologias que combina aprendizado de máquina com inteligência artificial. Isso permite que em menos de 1 segundo ocorra a marcação do horário.

Abaixo, entenda os principais fatores que fazem deste o melhor método para realizar os registros dos seus colaboradores, especialmente no retorno dos trabalhos presenciais, mesmo que sejam alternados com o home Office.

Evite aglomerações no controle de ponto

O primeiro fator de destaque que favorece a adoção de um sistema de registro de ponto de reconhecimento facial é que ele evita aglomerações e filas. Considere que a ativação deve ocorre por comando de voz.

Feito isso, o sistema leva apenas 0.3 segundos para reconhecer o colaborador que está diante dele, algo basicamente imediato e que acontece em um piscar de olhos. Não há motivo para que haja a aglomeração perante o aparelho.

Mantenha a distância entre os colaboradores

Outro ponto interessante e que soma ao primeiro que destacamos acima é que o controle de ponto que se ativa por comando de voz e reconhece o colaborador por leitura da biometria facial permite que os colaboradores mantenham distância uns dos outros.

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Esse aparelho caminha conjuntamente com as diretrizes da Organização Mundial de Saúde, que indica o distanciamento social para contenção do vírus. Sendo rápido o registro de ponto, não há motivos para filas.

Controle de ponto sem compartilhamento de objetos manuseáveis

Outro fator muito importante em registrar o ponto dos seus colaboradores com ferramentas modernas como as que usam reconhecimento facial por comando de voz é que elas evitam que haja o compartilhamento de objetos.

No cenário de pandemia, um colaborador infectado assintomático, pode disseminar o vírus através do contato com as superfícies, incluindo plataformas de marcação de ponto. Mas, utilizando um sistema que não existe a necessidade do contato, é possível mitigar o risco de contágio.

Ressaltamos que não há qualquer motivo para encostar no aparelho. Sua ativação ocorre pelo simples uso da voz, enquanto o reconhecimento do colaborador se dá pela leitura biométrica facial, tornando o processo muito seguro e prático.

Enfrente qualquer tipo de adversidade

Outra questão interessante que se refere à adoção de registros de jornada de trabalho a partir de aparelhos com reconhecimento facial e comando de voz é que ele auxilia a empresa em qualquer adversidade.

A ferramenta de controle de jornada da Oitchau conta com um quiosque que fica posicionado na sede empresarial. Ele serve aos colaboradores que estão prestando serviços presenciais.

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Ao mesmo tempo o controle possui um paralelo que se revela na possibilidade de que os colaboradores usem um aplicativo para a marcação remota de jornada, quando não estiverem na empresa.

Isso auxilia quem trabalha em home office e àqueles que prestam serviços em jornada externa. A empresa mantém o controle de todos os horários, cumpre a lei e se prepara para qualquer adversidade que afaste os colaboradores do trabalho presencial.

Adicione novos cuidados às proteções básicas

Existem alguns cuidados básicos que protegem contra a infecção por Covid-19. Dentre eles estão as máscaras, a lavagem das mãos e higiene pessoal e local e o distanciamento social, principalmente quando falamos em controle de ponto.

Note que eles podem apresentar algumas falhas, especialmente se as máscaras não forem adequadas, trocadas com frequência ou de materiais que não garantem total isolamento da boca e do nariz.

É por isso que todas as empresas devem ficar atentas às possibilidades de reforçar essa segurança e uma das principais formas de fazê-lo é com a adoção de sistemas de ponto inteligentes e que evitem compartilhamento.

O sistema Oitchau é perfeito para isso, já que ele evita aglomerações e filas, é rápido e completamente seguro.

Cumpre as leis trabalhistas de controle de ponto de modo seguro

A última questão que trazemos quanto à relevância do uso de um sistema de ponto digital como o da Oitchau é que ele é completamente seguro e protegido contra fraudes e alterações de registros.

Outro ponto é que ele auxilia o seu RH e diminui a burocracia, ajudando no desenvolvimento de relatórios, documentos e cálculos de horas. Diante de tudo isso considere adotá-lo, você não vai se arrepender!


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