SaaS

Vantagens do SaaS para a gestão de pessoas e para o negócio

Um dos maiores desafios atualmente das empresas é aumentar o desempenho, a produtividade e a lucratividade do negócio, automatizando os seus processos. Esta é uma das exigências da transformação digital para as empresas que desejam ser diferenciadas e permanecer no mercado nos próximos anos.

New call-to-action

E não importa o segmento da empresa ou o seu tamanho: automatizar processo é preciso! A automação de cada setor permite enxugar as contas, dinamizar as possibilidades e aumentar a resposta, bem como o retorno dos investimentos. Uma possibilidade para atender a estes objetivos é a adoção de SaaS – Software as a Service, ou Software como Serviço. Conheça o SaaS e as suas vantagens para o processo de gestão de pessoas!

O que é SAAS para gestão de pessoas?

O SaaS é um recurso cada vez mais utilizado pelas empresas para a automação de processos. Trata-se de um software (ou mais de um) que utiliza plataformas digitais para disponibilizar ao gestor recursos e ferramentas a qualquer momento e lugar, sendo possível acessá-las on-line. Além de reduzir custos em diferentes processo e com aquisições, o SaaS integra diferentes funcionalidades em um só lugar e dá mobilidade ao negócio.

No caso de gestão de pessoas, há muitos exemplos de SaaS. Muitas rotinas deste setor podem ser automatizadas: como o controle de ponto, recrutamento e seleção, folha de pagamento, comunicação corporativa, etc. Além de ganho de tempo, o SaaS oferece redução de custos e integração de informações.

As vantagens do uso do SAAS

Confira a seguir algumas vantagens do SaaS para a empresa e mais especificamente para o setor de gestão de pessoas:

Reduz os custos com licenças – O SaaS permite que a empresa adquira pacotes de uso e pagamentos conforme a quantidade de acessos ou por período. Logo, é possível adquirir as funcionalidades conforme a necessidade da sua empresa.

Com isso, os softwares on-line são mais econômicos e acessíveis, podendo ser usados por diferentes tipos de negócios. Ao adquirir licenças de softwares, os custos aumentam, não sendo tão satisfatórios quanto o SaaS. Um exemplo de SaaS é o Controle de Ponto Oitchau, ue você pode contratar on-line o melhor plano para as suas necessidades – veja mais nesta página.

Redução de infraestrutura e manutenções – Softwares dedicados além custarem mais, exigem manutenção, renovação de licenças e uma infraestrutura maior, ou seja, mais investimento por parte do gestor. O SaaS é hospedado geralmente na nuvem, o que reduz todos estes custos, além de reduzir custos de mão de obra, recursos de energia e alocação, treinamento, customização.

Personalização – O SaaS traz a vantagem de poder ser personalizado conforme as necessidades da empresa. É possível manter o foco no negócio fazendo ajustes e adaptações e até permite a expansão da sua capacidade conforme o crescimento do negócio.

Segurança de dados e disponibilidade – O SaaS possui os dados inseridos na nuvem e conta com protocolos de segurança avançados a partir do servidor em que estes dados estão alocados. O acesso pode ser restrito e não tem necessidade de vírus, firewall, backup e outros recursos necessários em softwares comuns. No caso SaaS para gestão de pessoas, por exemplo, o sigilo dos dados dos colaboradores, candidatos e da empresa estão garantidos.

Mobilidade – Você pode utilizar o SaaS em qualquer lugar e a qualquer momento. A integração de dados acontece em tempo real. Basta ter qualquer dispositivo ligado à internet para ter acesso às funcionalidades. É possível, por exemplo, acompanhar as marcações de horários do colaboradores a qualquer momento e consultar dados sobre a folha de pagamento, por exemplo, mesmo que outros colaboradores estejam acessando ou trabalhando neste processo.

Atualizações constantes – O SaaS pode ser atualizado constantemente, sem perda para a produção ou processos. A atualização é automática, sem que a empresa tenha que pagar a mais por isso. Isso significa que você tem acesso a um software on-line sempre atualizado e evoluindo.

Escalabilidade – É algo importante para o negócio a possibilidade de que as suas ferramentas cresçam juntamente com a evolução da empresa. Logo, não é preciso realizar grandes investimentos empresariais para se ter acesso às vantagens oferecidas pelos softwares on-line.

Você pode adquirir planos diferentes conforme o desenvolvimento do negócio. No caso do setor de gestão de pessoas, os SaaS podem ir evoluindo conforme o número de funcionário incorporado ou desenvolvimento dos processos.

Funcionalidades sob medida – É possível ainda adquirir pacotes de diferentes funcionalidades para cada momento da empresa ou do setor. Em geral, as empresas de SaaS oferecem uma variedade de pacotes para que seja vantajoso para cada cliente. Pode-se ainda adquirir pacotes em diferentes períodos com vantagens – mensais, trimestrais, semestrais e anuais, que permitem ao gestor contratar o serviço segundo suas possibilidades do seu orçamento. Pode-se ainda adotar pacotes com determinado número de acessos, conforme a quantidade de colaboradores que irão utilizá-lo.

Economia de tempo – Outra vantagem do SAAS é a economia de tempo. Não requer tempo de implantação na empresa e a manutenção é simples ou automática. Isso é um grande diferencial no dia a dia das empresas e em rotinas muito aceleradas e complexas, como muitas veze acontece no setor de gestão de pessoas.

New call-to-action

Imagine ter que rever todas as marcações de horários realizadas por um software comum ou por controle de ponto manual: um SaaS como o Controle de Ponto Oitchau permite acessar a contagem de horas em qualquer momento do mês, antes, durante e depois do fechamento da folha de pagamento. É possível desta forma prever ou identificar erros, mensurar a frequência e a produtividade do funcionário e realizar várias outras funções em um só clique.

Veja também: Workshop: aprenda passo a passo como organizar um!

Gostou das novidades sobre o uso de SaaS na gestão de pessoas? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau