O relógio de ponto é a primeira ferramenta que vem à cabeça quando falamos de registro diário da jornada de trabalho dos colaboradores.
Na prática, podem surgir muitas dúvidas em relação ao dispositivo, que vão desde como escolher o melhor método para a empresa até como lidar com conflitos mais específicos ao seu uso.
Pensando nisso, reunimos, neste artigo, alguns aspectos relevantes sobre essa ferramenta tão marcante na rotina dos profissionais. Acompanhe!
Sumário
- O que é um relógio de ponto?
- O que as leis exigem sobre o uso de relógios de ponto?
- Como funciona o sistema de relógio de ponto?
- Controle de acesso dos colaboradores: é possível com o relógio de ponto?
- Quais são os benefícios de usar um relógio de ponto?
- Quais são as principais limitações de um relógio de ponto?
- O que é o relatório de espelho de ponto?
- Quais informações são registradas no REP?
- Quando o relógio de ponto eletrônico é obrigatório?
- Qual a diferença entre o REP e o relógio de ponto digital?
- Relógio de ponto biométrico ou digital: qual é mais confiável?
- Quais são as principais diferenças entre relógios de ponto analógicos e digitais?
- Relógio de ponto biométrico ou reconhecimento facial: qual o mais confiável?
- Quais as principais características que você deve considerar na compra de um relógio de ponto?
- Qual é a melhor maneira de manter um registro preciso de horários usando um relógio de ponto?
- Por que escolher o controle de ponto Oitchau?
O que é um relógio de ponto?
O relógio de ponto é o sistema que realiza a marcação dos apontamentos da jornada de trabalho de um colaborador. Assim, ele é a ferramenta que recolhe as informações iniciais para a elaboração do registro de ponto, folha de ponto e, posteriormente, a folha de pagamentos.
O que as leis exigem sobre o uso de relógios de ponto?
De acordo com a legislação trabalhista, apenas empresas com mais de 20 colaboradores registrados devem, obrigatoriamente, realizar o acompanhamento da jornada.
Assim, para que o sistema de controle seja válido, a própria legislação também determina requisitos e critérios específicos para que os modelos de ferramentas possam estar dentro da legalidade.
Quais são os principais tipos de relógios de ponto?
As portarias 671 e 1486, vieram para definir estes direcionamentos.
Surgindo como uma substituição às antigas portarias 373 e 1530, elas vieram com descrições sobre o que os sistemas de controle de ponto eletrônico deveriam apresentar, esclarecendo e dividindo os formatos em 3 tipos:
- Alternativo: REP-A;
- Convencional: REP-C;
- Programas ou sistemas: REP-P.
Como funciona o sistema de relógio de ponto?
O relógio de ponto funciona a partir do parâmetro definido pela empresa e do apontamento do colaborador.
Assim, para que os horários sejam marcados no registro de ponto, o colaborador deverá apontar seus horários de entrada e saída de acordo com o sistema da ferramenta, seja manual, eletrônico ou digital.
Controle de acesso dos colaboradores: é possível com o relógio de ponto?
Sim! O relógio de ponto é responsável por registrar a jornada do colaborador, identificando seus horários de entrada e saída. Assim, no modelo de jornada presencial, é possível registrar os acessos dos funcionários por meio do ponto.
Quais são os benefícios de usar um relógio de ponto?
Dentre os principais benefícios, estão:
- Conformidade com as leis trabalhistas;
- Redução de erros e fraudes no registro de horas trabalhadas;
- Automatização do processo de controle de ponto;
- Melhoria da eficiência operacional.
- Melhor gestão das escalas e jornada de trabalho;
- Acompanhamento da jornada das equipes.
É importante lembrar que alguns modelos podem oferecer ainda mais vantagens, de acordo com o nível de tecnologia do sistema.
Quais são as principais limitações de um relógio de ponto?
Tudo vai depender do modelo. Os formatos manuais podem estar sujeitos a fraudes e erros comuns dos colaboradores, como a realização de mais de 1 apontamento no mesmo momento ou a não confirmação do registro.
Além disso, os formatos presenciais podem sofrer com problemas como falta de energia, internet ou problemas de infraestrutura.
Por isso, o melhor formato é o digital, que pode ser acessado a qualquer hora e lugar pelos colaboradores, garantindo mais praticidade e segurança.
O que é o relatório de espelho de ponto?
O relatório espelho de ponto eletrônico é onde o gestor e o colaborador podem checar todos os registros feitos durante o período estabelecido.
Esse relatório é fundamental para que haja a transparência e segurança na utilização de sistemas de relógio eletrônico de ponto. A partir dos dados registrados, tanto a empresa como o colaborador já sabem exatamente as horas cumpridas no mês.
Caso o colaborador tenha feito horas extras ou possua horas acumuladas, o relatório também conterá essas informações, bem como quaisquer observações ou justificativas pertinentes a cada colaborador.
A partir destas informações, a folha de pagamento pode ser composta de forma correta e com informações precisas a respeito dos horários, evitando erros de contagem de horas e o retrabalho.
Disponibilizar o aparelho para os registros não é suficiente, a conferência das jornadas, apontamentos e intervalos são fundamentais para a finalização correta do período e folha de pagamento.
Assim como a orientação de como utilizar o equipamento e ferramentas disponibilizados.
A empresa deve ter esse cuidado e fiscalização.
Isso deve ser levado em consideração, por exemplo, quando se concluir que o colaborador não está realizando seus intervalos de descanso para alimentação ou quando a extrapolação da jornada contratual for constante.
Quais informações são registradas no REP?
Para que um sistema REP seja válido, o fabricante deverá realizar a homologação junto ao Ministério do Trabalho.
Além disso, algumas informações devem ser registradas para que o sistema funcione corretamente, como:
- Nome dos colaboradores;
- Função;
- Data de admissão e/ou mudança de cargo;
- Horários acordados no contrato;
- PIS/PASEP;
- Nome da empresa e demais informações que permitam identificação (razão, CNPJ, endereço).
Quando o relógio de ponto eletrônico é obrigatório?
Como descrevemos, o relógio de ponto é a ferramenta para realizar o controle de jornada dos funcionários. Assim, ele só será obrigatório quando a empresa tiver mais de 20 colaboradores registrados, seguindo o direcionamento do art. 74 da CLT.
Qual a diferença entre o REP e o relógio de ponto digital?
Você sabe quais são as diferenças entre o REP e o relógio digital? Veja a seguir!
Relógio de ponto
Normalmente, os relógios de ponto são equipamentos volumosos nos quais o colaborador insere sua digital e registra sua entrada, saída, intervalos e horas extras.
Ao final de cada mês, o profissional do RH ou do departamento pessoal precisa revisar cartão por cartão, somando as horas trabalhadas e tomando cuidado para descontar atrasos, faltas e saídas antecipadas, bem como a contagem de horas extras, para compor a folha de pagamento.
Ponto digital
O ponto digital é uma forma de modernizar o sistema de controle de ponto e garantir a veracidade das informações registradas.
Pontos digitais, como o Oitchau, têm as mesmas funções, mas a maneira como o registro é feito faz toda a diferença.
Esse sistema apresenta maior flexibilidade e, devido ao avanço da tecnologia e o surgimento de soluções que visam simplificar as rotinas do RH, pode ser usado em dispositivos móveis ou ser integrado ao relógio de ponto.
Quando utilizada em dispositivos móveis, como o smartphone, a tecnologia do ponto digital permite que o gestor seja capaz de acompanhar a jornada do colaborador em tempo real.
O colaborador bate ponto pelo aplicativo, que pode ser usado como um canal de comunicação transparente no qual ambos trocam informações, enviam e autorizam solicitações com apenas alguns toques na tela.
Para o RH, a principal vantagem é ter dados consolidados da jornada de cada colaborador em mãos a qualquer momento, não apenas no fim do mês. Assim como, ter a responsabilidade de conferência dividida com o gestor direto do colaborador.
Esses dados são interpretados por um software que disponibiliza, em questão de minutos, a folha de pagamento do período sem erros e com rapidez. Tanto a empresa como o colaborador sabem na hora o quanto será pago.
Relógio de ponto biométrico ou digital: qual é mais confiável?
Apesar de o relógio de ponto biométrico já ter sido visto como uma ótima alternativa, hoje ele apresenta diversas falhas na gestão da empresa, especialmente quando falamos em praticidade e segurança.
O controle de ponto digital blinda a informação, que não pode ser manipulada e não é perdida. Ele auxilia no trabalho dos setores e na organização financeira da organização, contando com métodos avançados de verificação contra fraude.
As informações sobre a jornada de cada colaborador são interpretadas e consolidadas automaticamente, facilitando a rotina do RH.
A sua confiabilidade é aplicada para as duas partes da relação de trabalho, pois o colaborador pode ter o acesso facilitado ao número de horas extras realizadas, assim como a empresa passa a se organizar com base nesses dados que são facilmente captados.
Uma ótima opção para as empresas que desejam investir no controle de ponto digital combinado ao relógio é o sistema de controle de ponto oferecido pelo Oitchau.
Sua segurança é garantida, assim como seu auxílio aos departamentos de recursos humanos é latente, uma vez que desburocratiza as atividades e permite que o colaborador concentre seu tempo e atenção naquilo que realmente lhe demanda.
Assim, toda a empresa sai ganhando e a confiabilidade dos dados de jornada passa a ser garantida. O investimento no controle de ponto digital para ser combinado ao relógio se traduz num investimento na própria empresa.
Diante disso, é possível concluir que o ponto digital representa maior segurança do que o aparelho biométrico.
Quais são as principais diferenças entre relógios de ponto analógicos e digitais?
No relógio analógico – que seria o cartógrafo – a marcação dos apontamentos de horas é feita com o uso de um cartão individual. Já no modelo digital, os registros de entrada e saída são feitos por biometria ou acesso à plataforma de controle de ponto.
Além disso, o relógio de ponto analógico apresenta limitações no processo de gestão de ponto, já que é o modelo mais tradicional do mercado.
Com o modelo de ponto digital, é possível realizar integrações com outros sistemas de gestão e analisar indicadores com maior segurança.
Relógio de ponto biométrico ou reconhecimento facial: qual o mais confiável?
Antes de tudo, é preciso esclarecer que o reconhecimento facial é uma das tecnologias mais seguras e livres de fraudes.
Esses sistemas usam características faciais muito específicas para determinar se uma pessoa é autorizada a entrar em certo local ou identificá-lo como colaborador da empresa!
Mesmo que duas pessoas sejam muito parecidas ou mesmo correspondam a irmãos gêmeos idênticos, o sistema assim é capaz de individualizá-los e distingui-los.
Geralmente, os sistemas dessa natureza se valem de dados como a distância entre boca e orelhas, o que garante sua funcionalidade.
O mapeamento dos pontos faciais identifica os indivíduos com características únicas, fazendo com que o sistema seja seguro, para a empresa e para os colaboradores.
Eles possuem sistemas que impedem qualquer manipulação de dados, fraudes e os protegem em situações de falta de energia, por exemplo.
Vale ressaltar, quanto a isso, que esse sistema é capaz de realizar o registro mesmo em eventual queda da conexão à internet.
Assim, este modelo é chamado de “biometria facial”, sendo ainda mais seguro e eficiente que o próprio uso da digital, que pode ser fraudada utilizando alguns artifícios.
Quais as principais características que você deve considerar na compra de um relógio de ponto?
Dentre os principais pontos, estão:
- Facilidade de acesso;
- Perfil dos colaboradores;
- Custos de aquisição do relógio de ponto;
- Despesas com manutenção;
- Facilidade para obter dados e informações relevantes para a gestão;
- Possibilidade de integrações com outros sistemas.
De forma geral, o relógio de ponto deve ser um facilitador da gestão de ponto da sua empresa. Assim, quanto mais tecnológico e alinhado com o perfil da organização, melhor.
Qual é a melhor maneira de manter um registro preciso de horários usando um relógio de ponto?
Para garantir um registro mais seguro, é preciso aplicar algumas ações:
- Treine a equipe e oriente sobre a necessidade de realizar os apontamentos corretamente;
- Ofereça um sistema acessível e de fácil manuseio para as equipes;
- Opte por um modelo tecnológico e anti-fraudes;
- Acompanhe os registros e oriente quando possíveis erros forem identificados.
Por que escolher o controle de ponto Oitchau?
Como vimos acima, o sistema digital de ponto Oitchau se destaca em muito quando estamos analisando os programas existentes que ajudem na gestão de ponto de colaboradores.
Ele oferece reconhecimento por biometria facial, do mesmo modo que consegue organizar os horários por meio de inteligência artificial, quando a máquina reconhece a rotina do trabalhador e classifica a marcação de forma automática.
Mas esses não são os únicos motivos! Veja mais abaixo:
- Controle de horário de prestadores de serviço;
- Gestão de um time externo;
- Acompanhamento em tempo real;
- Cálculo automático de horas;
- Tecnologia de geolocalização.
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