biometria facial

Biometria facial: por que ela está revolucionando o RH?

A biometria facial é um recurso cujo uso cresce cada dia mais, principalmente no cenário atual de pandemia.

Atualmente ela está revolucionando as empresas, que encontram nela uma ferramenta de apoio muito importante.

New call-to-action

Conheça mais, hoje, sobre esse tipo de tecnologia, como ela funciona, onde se aplica e quais são as suas vantagens.

O que é biometria facial?

Ela corresponde à leitura biométrica da face de uma pessoa. Em outras palavras, essa é uma tecnologia de reconhecimento que identifica um indivíduo pela sua constituição facial.

Para isso a ferramenta leva em consideração o que se chama de pontos nodais. São alguns deles:

  • Distância entre pontos do rosto, como entre os olhos, entre nariz e orelha, boca ao queixo, etc.;
  • Contorno da face;
  • Cicatrizes e outras marcas na face;
  • Formato da extremidade do rosto;
  • Piercing, tatuagens e outros tipos de acessórios.

Ao levar em consideração esse tipo de dado a biometria da face consegue identificar cada um dos indivíduos registrados em seu sistema.

Para isso ela possui uma série de códigos numéricos que ao serem sequenciados indicam a constituição da face de uma pessoa específica.

Nesse caso, todos os colaboradores são registrados com base na leitura da imagem de sua face e, após, isso é utilizado para acesso aos locais e registro de ponto.

Como usar a biometria facial na sua empresa?

Os dois principais usos da biometria da face nas empresas são relacionados ao controle de ponto e à segurança e acesso aos locais internos.

1. Controle de ponto

Plataformas de controle de ponto, como o Oitchau oferecem a possibilidade de registro de ponto pelos colaboradores a partir da biometria da face.

Para isso basta um comando de voz e o sistema identifica a pessoa, a partir da leitura de sua face, em apenas 03 segundos.

O sistema automaticamente registra em nuvem o horário que foi registrado. Os registros podem ser consultados a qualquer momento pelo colaborador, gestor ou RH.

Ao final do mês o sistema é capaz de gerar automaticamente o cartão ponto do colaborador. Controla o banco de horas, as faltas e as férias.

Outra questão interessante é que ele é configurado de acordo com a realidade de cada um dos colaboradores em relação à escala, jornada e salário.

2. Controle de acesso aos locais internos

A segunda aplicação mais comum do reconhecimento de face nas empresas é para o controle de acesso aos locais internos.

Com ele a empresa evita que terceiros circulem pelos espaços empresariais sem autorização. Pode ser utilizado para controle de acesso aos cômodos mais importantes e restritos do local.

Vantagens da biometria facial para as empresas

Agora que você já sabe como a biometria da face funciona e quais são suas principais aplicações dentro das empresas, está na hora de entender como ela pode revolucionar sua empresa.

1. Segurança interna

Conforme apontamos acima, a segurança da empresa aumenta com a adoção de sistemas de biometria da face.

Com ele se evita a circulação de pessoas desconhecidas e mal intencionadas nas intermediações empresariais.

Ao mesmo tempo, pode-se impedir que locais delicados e de acesso restrito sejam livremente acessados por colaboradores sem autorização.

O terceiro ponto que se destaca em termos da segurança conferida pela biometria facial é que com ela se torna possível garantir a idoneidade das marcações de ponto.

Não raro surgem casos de locais em que um colaborador realizava a marcação de ponto em nome de outro empregado que sequer se encontrava na empresa no momento.

Esse tipo de fraude é completamente impedido com o uso da biometria da face para marcação de ponto. Não mais se torna possível um colaborador se passar por outro com uso de senha ou crachá.

2. Precisão de registro

A segunda vantagem que resulta do uso da biometria de reconhecimento facial é que ela realiza registros precisos.

Ele tem precisão de segundos e por isso garante à empresa a idoneidade dos cartões de ponto. O sistema digital com reconhecimento facial impede manipulações dos registros.

New call-to-action

A partir disso a empresa não precisa de preocupar com fraudes ao sistema, problemas de registro ou queda de energia e perda dos dados. Tudo isso está seguro no sistema.

3. Integração com outros sistemas

Outra das vantagens no uso da biometria facial para a empresa e para seu RH é que ele é facilmente integrado aos demais sistemas.

Isso significa que é possível integrar o sistema de controle de ponto com registro biométrico aos sistemas de geração de holerites que levam em consideração as horas extras.

Os sistemas financeiros que irão realizar o pagamento podem se integrar ao sistema de ponto.

Já quando a biometria se aplica para controle de acesso ela se integra aos sistemas de segurança, como de câmeras e outros.

4. Compatível com distanciamento social

A quarta vantagem que trazemos quanto ao uso da biometria de reconhecimento facial pelas empresas é que ela respeita o distanciamento social.

Considere os seguintes pontos:

  • A marcação ocorre em apenas 03 segundos e por isso evita filas e aglomerações;
  • O sistema é ativado por comando de voz, o que evita que todos os colaboradores tenham que encostar no mesmo lugar;
  • A própria marcação é feita sem necessidade alguma de encostar no aparelho, que não emite recibos, eis que eles se encontram no próprio sistema.

Ao usar a biometria facial para a marcação de ponto você garante que seus colaboradores estarão seguros e que você está fazendo o máximo para isso.

5. Uso em home office

A última vantagem da biometria de reconhecimento facial para sua empresa que listamos para você é que ela pode ser usada em home office.

Atualmente é comum que os smartphones sejam dotados de câmeras potentes e de sistemas de reconhecimento pela face. A mesma coisa ocorre com os tablets.

O sistema digital de ponto Oitchau que usa o reconhecimento biométrico facial é compatível com os celulares e smartphones. Isso significa que seu uso vai além da sede empresarial.

O home Office uma realidade latente desde o ano passado. Tudo indica que ele é a tendência para o mercado do futuro e que sua adoção extrapolará a pandemia.

A adoção de um sistema de biometria facial como o Oitchau garante que ele será útil qualquer que seja a realidade da prestação de serviços à empresa.

Ele se faz útil para quem trabalha na sede empresarial, em home Office ou em sistema híbrido. O RH e a empresa somente tendem a ganhar!

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau