Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
políticas de RH

Políticas de RH: entenda sua composição em uma empresa!

As políticas de RH são essenciais para o funcionamento das empresas e são elas que permitem que haja a padronização de processos para melhores resultados.

Elas funcionam como uma espécie de norte que direciona a atuação dos colaboradores, buscando um fim específico.

Somando-se aos valores e princípios da organização, apresentam soluções de como alcançar resultados ao mesmo tempo em que se respeitam esses fatores.

Essas políticas devem estar sob o radar do RH, eis que são bastante importantes para o desenvolvimento e melhoria das atividades.

Elas são importantes por auxiliarem na construção da relação entre os colaboradores e empresas.

Quer aprender um pouco mais sobre o assunto? Veja a seguir!

O que são políticas de RH?

Antes de vermos quais são os fatores que envolvem as políticas de recursos humanos precisamos entender o que elas são exatamente, como funcionam e qual é a sua importância.

Essas políticas correspondem às noções de padrões, formatos e diretrizes que as atividades necessitam para alcançar sucesso.

São esses elementos que permitem o direcionamento do colaborador quanto à forma de agir em determinadas situações.

As políticas estão presentes em todas as atividades e todos os setores, eis que é a soma destes que leva à produção final empresarial.

A criação dos padrões para essas circunstâncias permite que a empresa se torna mais organizada.

políticas de RH

Os colaboradores passam a ter conhecimento sobre quais são as suas funções, os desafios e a maneira que eles devem agir mediante obstáculos, surpresas e mudanças de rotina.

O compromisso que os colaboradores têm com a empresa é reforçado a partir dessas políticas e isso torna as políticas de RH mais importantes.

Elas são capazes de garantir que o colaborador segue um padrão e que o respeita ao colocá-lo em prática.

Qual é a importância das políticas de recursos humanos?

As políticas do departamento de recursos humanos são essenciais na gestão de pessoas.

São elas que permitem que os colaboradores saibam quais atitudes e decisões devem tomar mediante uma ocorrência. Elas criam padrões de comportamento e orientações.

A partir disso é possível garantir que os mesmos problemas serão resolvidos da mesma maneira e com a mesma atenção, independentemente de qual é o colaborador que se responsabilize.

Isso significa que a empresa terá procedimentos padrões que auxiliam na construção da sua imagem e da sua fama enquanto prestadora de serviços ou de produtos. Todos os colaboradores seguem os mesmos passos e diminuem o espaço para erros.

Com essas políticas a sua empresa é capaz de se auto-valorizar enquanto instituição de negócios.

Aumenta seu potencial competitivo perante a concorrência e melhora as relações humanas dentro da organização empresarial.

Conheça alguns dos fatores que compõem as políticas de RH

Existem alguns tipos de políticas para gestão do capital humano e para padronização que costumam se apresentar com maior frequência nas empresas.

Pensando nisso, nós as separamos e listamos abaixo. Confira a seguir!

Recrutamento e seleção de novos talentos

O primeiro ponto que compõe as políticas de RH é a forma como a sua empresa promove a atração de novos talentos, realiza a seleção e a contratação.

É necessário que haja um padrão, mesmo quando vários colaboradores são responsáveis pelo processo.

Isso se aplica em casos em que possam variar os colaboradores que realizam a seleção e quando cada colaborador do RH se responsabiliza por cada uma das fases que compõem todo o recrutamento.

políticas de RH

Essa padronização com a estipulação de regras claras e passos para os procedimentos de seleções é crucial.

No caso da seleção e recrutamento isso se torna mais importante por poder garantir a democratização e justiça dos processos.

As políticas de recursos humanos demandam padronização quanto as definições de formas de integrar os novos colaboradores, na divulgação das vagas, na análise dos currículos e na forma como o profissional é abordado.

Concessão de treinamentos

Os treinamentos que são concedidos aos colaboradores da empresa devem ser alvo das políticas de RH conjuntamente. A primeira coisa a se ter em mente é que eles devem ser distribuídos de maneira equilibrada.

Todos os setores e colaboradores devem encontrar a oportunidade de participar de cursos e treinamentos que se voltem à sua área e desenvolvimentos.

Outro ponto importante é que as aulas devem encontrar algumas determinações gerais.

Essas estipulações se referem às expectativas que a empresa tem, em relação aos seus colaboradores, após a realização dos treinamentos e vice-versa.

Condizem da mesma forma à maneira como os treinadores devem agir e interpelar os profissionais.

Políticas e gestões de cargos e salários

As políticas de gestão de cargos e salários são essenciais para as empresas e com certeza são importantes para o departamento de recursos humanos.

Referem-se ao caminho que o colaborador deve seguir para subir de cargo ou receber remuneração maior.

Elas pretendem demonstrar aos profissionais quais são os requisitos para que eles conquistem algum objetivo pré-determinado. Os caminhos podem incluir treinos, diplomas, anos de empresa, avaliações e idade.

Com essas políticas de RH há a padronização das promoções por mérito e idade.

Isso torna a relação entre a empresa e os colaboradores ao longo da jornada de trabalho mais clara, sendo que estes passam a ter conhecimento do que a organização espera deles para promovê-los.

A relação entre os próprios colaboradores se torna melhor, criando ume espaço de competição profissional saudável.

Outra questão é que isso tende a diminuir a rotatividade e o abandono do empreso por sentimento de desvalorização.

Avaliações periódicas

A última forma que trazemos para você de como implementar políticas de RH na sua empresa é pela aposta nas avaliações periódicas.

Isso nada mais é do que o feedback e ele auxilia a valorizar o colaborador, a lhe dar um norte e retê-lo na corporação.

políticas de RH

É importante que o colaborador tenha espaço para avaliar o gestor e a empresa.

O gestor deve avaliá-lo também. Nessa troca de avaliações é essencial que sejam ressaltados pontos positivos do colaborador e não apenas aqueles que demandam melhora.

Isso permite que ele se sinta valorizado, veja seus próprios pontos positivos e saiba quais são aqueles em que ainda apresenta falhas enquanto profissional.

Tudo isso melhora a relação entre as partes do contrato e leva ao crescimento empresarial.

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau