Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
Benefícios para colaboradores

Benefícios para colaboradores: despesa ou investimento?

Os benefícios para colaboradores são diversos e podem incluir desde pagamento em dinheiro, concessão de vales e outros tipos de contrapartidas.

Muitas empresas resistem à criação desses benefícios por considerarem que eles aumentam as despesas da organização. O que veremos hoje é se essas concessões são realmente despesas ou se na verdade condizem a um investimento empresarial. Continue lendo e confira!

Como os benefícios para colaboradores atuam em favor da empresa: Conheça as vantagens

É importante ressaltar desde o início que os benefícios, caso sejam bem aplicados pela empresa, tendem a trazer melhorias para a própria instituição empresarial.

Isso significa que eles não são despesas e sim investimentos realizados pelas empresas. Para isso é preciso que eles sejam bem elaborados e que a organização tenha em mente o que ela pretende com cada um desses auxílios prestados aos colaboradores.

São inúmeras as vantagens que podem ser promovidas para a própria prestação de serviços, produtividade e gestão empresarial. Confira agora os principais ganhos da empresa ao investir em benefícios para colaboradores.

01. Aumento da produtividade

Uma das principais vantagens no investimento que condiz à concessão de benefícios aos trabalhadores de uma empresa é o aumento da produtividade.

Alguns benefícios estão ligados ao cumprimento de metas ou de algumas outras diretrizes da empresa, como é o caso do auxílio assiduidade.

Esse é o tipo de benefício que exige em troca do pagamento que o colaborador cumpra com os horários, evite faltas e atrasos e se torne mais assíduo.

02. Engajamento dos colaboradores

A segunda vantagem em se oferecer benefícios para colaboradores é relacionado diretamente à produtividade e uma das causas dela.

O engajamento condiz ao desenvolvimento pelo colaborador de sentimento de pertencimento à empresa.

Ele se vê como parte da organização e atua para melhorá-la sempre, eis que entende que o crescimento da instituição empresarial reflete no seu próprio crescimento.

Um colaborador engajado diminui o número de faltas, realiza suas atividades com maior satisfação e busca formas de melhorá-la. Isso permite a apresentação de novas ideias e soluções dentre tantas outras coisas.

Outro ponto relevante é que o engajamento faz com que o colaborador se torne uma propaganda vida da própria empresa.

Ele tende a elogiar a organização para terceiros de forma espontânea e frequente. Isso atrai talentos, clientes e aumenta a reputação da organização perante o mercado, os consumidores e a concorrência.

03. Diminuição da rotatividade

Outro ponto muito importante na adoção de benefícios para os colaboradores é que isso tende a limitar a rotatividade na empresa. Isso significa que a entrada e saída de pessoas do seu quadro de trabalhadores diminuem.

Quando se diminui a rotatividade são promovidas várias vantagens à empresa. Dentre elas estão:

  • Economia financeira quanto às verbas rescisórias, publicidades com divulgação de vagas de trabalho na sua empresa e pagamentos de taxas, impostos e outros;
  • Economia de tempo dos colaboradores do RH, que limitam o período em que exercem atividades relacionadas à seleção de novos trabalhadores para a empresa. Considere que são necessárias várias fases, como seleção de currículo, entrevistas, testes, dinâmicas, reuniões e apresentação da empresa ao novo colaborador para sua adaptação;
  • Maior fluência dos trabalhos das equipes que se tornam mais coesas. Quando há grande rotatividade de colaboradores há dificuldade de desenvolvimento das atividades e adaptação para as próprias equipes;
  • Melhoria da imagem da empresa perante o público em geral, o mercado de trabalho e a concorrência, demonstrando que os colaboradores querem trabalhar nesse local e por isso a rotatividade é baixa.

Uma empresa que oferece benefícios para colaboradores se destaca. É nela que os melhores profissionais do mercado terão desejo de prestar serviços, buscando as melhores vantagens do mercado de trabalho.

Tipos de benefícios e quando aplicá-los

Sabendo-se das vantagens da concessão de benefícios para seu quadro de colaboradores, é chegada a hora de conhecer os principais deles.

Quando falamos nesses benefícios não estamos nos limitando aos tradicionais auxílio-refeição, alimentação, transporte e seguro de saúde.

Eles devem continuar sendo concedidos. O que não pode ocorrer é a empresa se limitar à concessão deles, tornando-se defasada diante de sua concorrência. Para atrair os melhores profissionais é preciso oferecer os melhores benefícios.

01. Auxílio assiduidade

Esse é um dos benefícios que já citamos ao longo desse texto. Ele funciona da seguinte maneira: a empresa desenvolve um plano interno de jornada de trabalho.

Nele existem limitações de horas extras, regras de quando e como podem ser realizadas e ilustração de quantas faltas ou período de atraso é considerado inofensivo.

A partir desse desenvolvimento a empresa tem em mãos um plano interno que deve ser disponibilizado aos colaboradores junto às regras dos benefícios. Quem cumprir com essas normas e limitar faltas e atrasos tem direito, após período pré-estabelecido, ao recebimento da premiação prometida.

É importante que as regras sejam claras para todos e que a empresa cumpra com o prometido, renovando o prêmio assiduidade.

Com isso os trabalhadores tendem a cumprir de melhor forma com as jornada de trabalho estabelecidas.

02. Prêmios

Outros tipos de benefícios para colaboradores são os prêmios diversos. Eles geralmente estão atrelados a algum tipo de batimento de meta.

A empresa pode se valer das metas para determinar uma produtividade que em contrapartida dá o direito ao colaborador de receber um benefício extra. Este pode ser um valor em dinheiro ou mesmo a concessão de produtos e outros tipos de atrações.

Dentro desse ponto é preciso destacar que as metas auxiliam no aumento da produtividade e tornam os colaboradores mais competitivos. Isso é ótimo para a empresa. Para isso é crucial que haja a estipulação de metas que sejam realmente passíveis de alcance.

03. Vale-cultura e afins

O último dos tipos de benefícios para colaboradores que se diferenciam dos tradicionais auxílios (como refeição, alimentação e transporte) são mais variados.

Aqui é possível citar o vale-cultura, um passe livre em algum bom restaurante, o custeamento de algum tipo de viagem ou atividade divertida. Nesse passo é possível que a empresa use a imaginação e atraia o colaborador.

A empresa pode se valer de parcerias com outras organizações para a concessão desses presentes de forma mais variada possível e menos custosa.

Não deixe de colocar em prática a concessão de benefícios para melhorar a gestão interna, promover o engajamento dos colaboradores, aumentar a produtividade e se tornar uma empresa moderna e modelo que atrai os melhores talentos do mercado!

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau