RH estratégico: como a modernização pode transformar a área

A gestão de um RH estratégico nas corporações deve passar pela adoção de boas práticas e de processos inteligentes.

No entanto, toda essa modernização precisa estar alinhada com os objetivos estratégicos das empresas como um todo, para que possa produzir resultados mensuráveis e de qualidade.

Sabemos que o RH operacional está deixando de ter força no contexto empresarial atual, esse tipo de Recursos Humanos era aquele mais voltado apenas às rotinas burocráticas de departamento pessoal. 

Por isso, conheça um pouco mais sobre esse posicionamento do RH, que é cada vez mais importante para as empresas. Veja a seguir!

Como funciona o RH estratégico?

rh estratégico

Nos dias de hoje, a função desta área é muito mais ampla: ela pode ser responsável por  otimizar o relacionamento de todos os departamentos.

Para que eles possam ter um maior aproveitamento das habilidades dos seus profissionais; realizar o registro de todos os ganhos de produtividade dos setores.

Oferecendo estudos e relatórios que deem origem a novas tendências dentro das empresas; ou ainda, identificar e fornecer respostas para problemas que não são facilmente enxergados pelas lideranças das demais áreas.

Sob este cenário,  neste artigo vamos abordar mais aspectos da mudança que os RHs vem sofrendo e como a tecnologia e as relações humanas têm grande participação nesse movimento. Acompanhe a seguir!

Qual o impacto do RH estratégico no cotidiano das empresas?

O RH estratégico funciona como uma central de inteligência dentro da organização.

Assim, como na maioria das áreas, espera-se que as empresas invistam nele para expandirem seus horizontes com inteligência e tecnologias eficientes. 

Além disso, um perfeito gerenciamento de recursos humanos deve representar a conexão entre o capital intelectual e as estratégias, objetivos e metas de uma organização.

Neste sentido, podemos citar também outros ganhos ao se adotar práticas de RH mais estratégicas, como: 

  • Maior abertura e estímulo à inovação dentro da empresa, o que aumenta, consequentemente, sua vantagem competitiva;
  • Desenvolvimento natural de uma cultura organizacional alinhada às metas;
  • Melhoria no desempenho dos negócios.

E, para que esse tipo de gestão de RH seja eficaz, o departamento tem que desempenhar um papel vital como parceiro estratégico desde o momento que as novas políticas da empresa são criadas e implementadas.

Inclusive, neste contexto, o RH estratégico deve ter influência nas diferentes atividades cotidianas, desde o recrutamento de talentos, à fase de contratação e até mesmo no treinamento desses colaboradores.

Quais são as principais vantagens da implementação do RH estratégico na sua empresa?

É mais provável que as empresas tenham sucesso quando todas as equipes estiverem trabalhando em direção aos mesmos objetivos.

Dessa forma, um RH estratégico é apto a analisar os perfis de todos os colaboradores, para determinar as ações necessárias que potencializam seu desenvolvimento profissional.

Ao mesmo tempo, os resultados dessa análise também podem ser utilizados para trabalhar em técnicas de RH que lidam com possíveis fraquezas da empresa como um todo.

Os benefícios são inúmeros:

  • Maior satisfação no trabalho;
  • Aumento da produtividade;
  • Melhores taxas de satisfação dos clientes internos e externos;
  • Gerenciamento mais eficiente de recursos da empresa;
  • Despertar da atitude proativa entre os colaboradores.

rh estrategico

Como implementar um RH mais estratégico na minha empresa?

1. Tenha bem desenhado as metas e objetivos do negócio

Como o sucesso do RH estratégico depende de quão bem ele está vinculado aos indicadores da empresa. 

O primeiro passo é ter um entendimento completo das suas metas, objetivos e missão, a área deve participar da articulação desses planos de crescimento de curto e longo prazo.

Garantir essa colaboração facilitará ao pessoal de RH formular uma estratégia eficaz de gerenciamento de recursos.

2. Avalie como está a gestão de pessoas

A avaliação de seus recursos atuais de RH permitirá que a organização trace um perfil dos seus colaboradores, o que deixará mais evidente como eles contribuem para o sucesso dessas mudanças na prática. 

3. Reconheça suas limitações

Uma avaliação da capacidade de RH ajudará a empresa a  reconhecer barreiras e implementar um plano de ação para aproveitar oportunidades e lidar efetivamente com possíveis ameaças. 

4. Defina as metas futuras a serem atingidas com a mudança do RH

Depois que esse levantamento das habilidades dos profissionais e dos objetivos da empresa for feito, é hora de prever suas necessidades de RH.

A listagem deve conter indicadores como:

  • Demanda –  faça o apontamento do número de colaboradores, associados às habilidades que serão necessárias para que os objetivos futuros da organização sejam atendidos;
  • Oferta –  identifique quais colaboradores e áreas serão “peças-chaves” na definição desse novo modelo de RH estratégico.

A previsão dos requisitos futuros de RH da sua empresa também determina o seguinte:

  • Criação de novos empregos e funções que serão necessários para o atingimento da proposta de reformulação;
  • Atualização dos colaboradores atuais,  para que eles aprimorem suas habilidades ao assumirem as responsabilidades de novos cargos e funções;
  • Viés de confirmação se a experiência desses profissionais está sendo suficientemente aproveitada pela empresa;
  • Medidor para saber se o pessoal e as práticas atuais de RH podem acomodar, de fato, o crescimento do negócio.

5. Determine as ferramentas necessárias

Os profissionais da área de Recursos Humanos devem investigar os departamentos apropriados para descobrir como as ferramentas usadas pelos colaboradores afetam sua capacidade de desempenhar suas funções.

Por exemplo, uma auditoria de hardware e software pode ser realizada em conjunto com a área de TI, para identificar lacunas nas ferramentas que facilitarão uma força de trabalho mais organizada.

6. É hora de começar! 

Após a conclusão da análise e previsão dos requisitos de RH estratégico da empresa, é hora de iniciar o processo de expansão de sua força de trabalho e desenvolvimento de trabalhadores atuais para equipar a organização para o crescimento futuro.

  • Recrutamento – os profissionais de RH procuram candidatos que possuem habilidades que foram identificadas durante o processo de planejamento estratégico de RH.
  • Processo de seleção – o objetivo é identificar quais são os talentos que oferecerão habilidades dinâmicas e diferenciadas.
  • Integração e treinamento – a integração desses profissionais é um fator determinante para gerar identificação com a cultura da empresa. 

7. Avaliação e ação corretiva

A gestão de pessoas deve criar um cronograma para revisar de forma estratégica a gerência de RH. Esta revisão acompanha o progresso feito e também identifica áreas de melhoria.

O levantamento precisa avaliar como as alterações estão ajudando a empresa a alcançar seus objetivos.

Como apostar em um controle de ponto digital pode ajudar a modernizar o seu RH?

rh estratégico

Conforme ficou claro ao longo do texto, a modernização anda lado a lado com o desenvolvimento do RH estratégico. E são várias as ferramentas disponíveis para ajudar a sua empresa nisso. Dentre elas, o controle digital de ponto.

Esse é o tipo de controle de jornada de trabalho que não depende de uma espera até o final do mês para somente então tomar conhecimento sobre as jornadas dos colaboradores. Isto é, ele permite acompanhamento constante, em qualquer dia e horário.

Isso se deve ao fato de que esse tipo de sistema, diferentemente do relógio de ponto tradicional, é capaz de captar as informações assim que registradas. Com isso, informa ao sistema os dados, de forma que há atualização dos status.

Por exemplo, nesse caso há a atualização em tempo real do número de horas extras e do banco de horas, caso tenha. Note que, dessa forma, o RH tem melhor gestão sobre as jornadas dos colaboradores.

Qualquer desvio que haja quanto às políticas de jornada e de horas extras pode ser corrigido desde logo. Igualmente, aqui é possível gerir faltas, atrasos e negociações de ausências e férias de perto e com registro válido e digital.

Controle Oitchau é perfeito para modernizar o seu RH

Diante de tudo isso, caso você esteja em busca de um RH realmente estratégico e que pauta na modernização dos processos, o sistema de controle de ponto Oitchau é para você! Ele funciona de forma digital e guarda todos os benefícios que esse tipo de ferramenta possui.

Além disso, ele conta com algumas modernidades adicionais que são ainda mais especiais no atual momento pelo qual passamos. Isso, pois, o controle Oitchau é adaptável tanto para o home office quanto para o trabalho presencial.

Quanto ao primeiro, ele permite a marcação de jornada por aplicativo próprio que tem acesso pelo celular. E isso se estende também para quem presta serviços de forma externa, como viajantes.

Já para os casos de trabalhadores que prestam serviços na sede da empresa, o sistema oferta um quiosque de marcação de ponto. Ele se alimenta por meio de um tablet que faz leitura da biometria facial mediante ativação por comando de voz.

Isto é, nesse caso sequer é preciso ter contato com o aparelho, o que é ideal em momentos em que ainda estamos superando a pandemia. Da mesma maneira, saiba que o sistema realiza o registro em apenas 03 segundos, evitando filas.

Ainda, ele é o que há de mais seguro no mercado de controles de ponto. Afinal, ele possui segurança contra fraudes.

Da mesma forma, ele dispensa a manutenção de um servidor físico que possa ser alvo de ataques ou mesmo vítima de quedas de luz e de energia.

Em verdade, o sistema digital Oitchau deixa seu RH estratégico e moderno ao oferecer os dados em sistema de nuvem. Dessa forma, os gestores podem acessá-lo de onde quiserem. Ao mesmo tempo, ter a tranquilidade quanto à segurança.

Por fim, a cereja do bolo: o sistema Oitchau livra os colaboradores do RH de trabalhos mecânicos e burocráticos como fechamento de ponto e determinação de horas extras ou atualização de banco de horas. Em verdade, ele o faz sozinho.

Portanto, para modernizar o seu RH e deixá-lo mais estratégico não deixe de apostar no controle de ponto digital Oitchau.

Oitchau - Registro de ponto por reconhecimento facial
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau