RH estratégico

RH estratégico: como a modernização pode transformar a área

A gestão de um RH estratégico nas corporações deve passar pela adoção de boas práticas e de processos inteligentes.

No entanto, toda essa modernização precisa estar alinhada com os objetivos estratégicos das empresas como um todo, para que possa produzir resultados mensuráveis e de qualidade.

Sabemos que o RH operacional está deixando de ter força no contexto empresarial atual, esse tipo de Recursos Humanos era aquele mais voltado apenas às rotinas burocráticas de departamento pessoal. 

New call-to-action

Por isso, conheça um pouco mais sobre esse posicionamento do RH, que é cada vez mais importante para as empresas. Veja a seguir!

    1. Tenha bem desenhado as metas e objetivos do negócio
    2. Avalie como está a gestão de pessoas
    3. Reconheça suas limitações
    4. Defina as metas futuras a serem atingidas com a mudança do RH
    5. Determine as ferramentas necessárias
    6. É hora de começar!
    7. Avaliação e ação corretiva

O que faz o RH estratégico?

O RH Estratégico transcende as funções administrativas e operacionais. Seu papel é o de ser um parceiro estratégico da gestão, envolvendo-se ativamente na formulação e implementação das estratégias empresariais. 

Assim, isso envolve entender profundamente os objetivos de negócio e alinhar o planejamento de RH para apoiar esses objetivos, identificando e desenvolvendo talentos, promovendo uma cultura de inovação e comprometimento, e antecipando as necessidades futuras de capital humano da organização.

Qual o impacto do RH estratégico no cotidiano das empresas?

O RH estratégico funciona como uma central de inteligência dentro da organização.

Assim, como na maioria das áreas, espera-se que as empresas invistam nele para expandirem seus horizontes com inteligência e tecnologias eficientes. 

Além disso, um perfeito gerenciamento de RH deve representar a conexão entre o capital intelectual e as estratégias, objetivos e metas de uma organização.

Neste sentido, podemos citar também outros ganhos ao se adotar práticas de RH mais estratégicas, como: 

  • Maior abertura e estímulo à inovação dentro da empresa, o que aumenta, consequentemente, sua vantagem competitiva;
  • Desenvolvimento natural de uma cultura organizacional alinhada às metas;
  • Melhoria no desempenho dos negócios.

E, para que esse tipo de gestão de RH seja eficaz, o departamento tem que desempenhar um papel vital como parceiro estratégico desde o momento que as novas políticas da empresa são criadas e implementadas.

Inclusive, neste contexto, o RH estratégico deve ter influência nas diferentes atividades cotidianas, desde o recrutamento de talentos, à fase de contratação e até mesmo no treinamento desses colaboradores.

RH estratégico x RH tradicional: qual a diferença?

A principal distinção entre o RH estratégico e o RH tradicional está na abordagem e no escopo de atuação. 

Enquanto o RH tradicional foca nas operações diárias, como folha de pagamento e benefícios, o RH Estratégico olha para o futuro e analisa tendências, dados e estratégias de negócios para alinhar o capital humano. 

New call-to-action

Tudo isso com os objetivos de longo prazo da empresa, transformando o RH em um centro de lucro, e não apenas um centro de custo.

Para simplificar, veja esta tabela com as diferenças entre os dois modelos.

 

Aspecto RH Tradicional RH Estratégico
Foco Operacional e administrativo Planejamento e estratégia
Abordagem Reativo, focado em tarefas do dia a dia Proativo, orientado para o futuro
Tomada de Decisão Suporte funcional, isolado das estratégias de negócios Parceiro de negócios, integrado aos objetivos de negócios
Medição de Sucesso Eficiência operacional, conformidade e administração Impacto no negócio, indicadores de desempenho relacionados ao negócio
Gestão de Talentos Foco em recrutamento e administração Foco em atração, retenção e desenvolvimento de talentos
Desenvolvimento de Liderança Menos enfático, focado na administração de pessoal Estratégico, com foco no planejamento de sucessão e desenvolvimento de líderes

Quais os pilares principais de um RH estratégico?

Os pilares principais de um RH Estratégico são os fundamentos sobre os quais se constrói uma gestão de RH alinhada com as estratégias e objetivos de longo prazo de uma organização.

Assim, esses pilares são essenciais para transformar o departamento de RH de um centro de custo operacional em um parceiro estratégico que contribui significativamente para o sucesso do negócio. 

Dentre os principais, estão:

  • Alinhamento estratégico com a visão e objetivos da empresa;
  • Gestão de talentos;
  • Desenvolvimento de liderança e planejamento de sucessão;
  • Cultura e engajamento organizacional;
  • Análise de dados e tomada de decisão baseada em evidências;
  • Gestão de desempenho e feedback;
  • Comunicação eficiente;
  • Flexibilidade e adaptação às mudanças.

Quais são as responsabilidades do RH estratégico?

As responsabilidades do RH Estratégico abrangem uma ampla gama de funções, todas destinadas a alinhar a gestão de RH com a estratégia global da empresa, promovendo o crescimento e a sustentabilidade organizacional. 

E dentre as principais responsabilidades, estão:

  • Formular e implementar estratégias de RH alinhadas aos objetivos de negócios da empresa;
  • Atrair, reter e desenvolver talentos para preencher as necessidades atuais e futuras da organização;
  • Identificar e cultivar futuros líderes através de um planejamento de sucessão eficaz e programas de desenvolvimento de liderança;
  • Fomentar e nutrir uma cultura organizacional que reflita os valores da empresa e promova o engajamento e satisfação dos funcionários;
  • Analisar e interpretar dados para embasar decisões estratégicas e avaliar a eficácia das políticas e iniciativas de RH;
  • Implementar e monitorar sistemas de gestão de desempenho que estejam alinhados com os objetivos da empresa e promovam o crescimento contínuo dos funcionários;
  • Assegurar e facilitar uma comunicação eficaz entre o RH e os funcionários, garantindo transparência e engajamento;
  • Garantir e preservar a conformidade com as leis e regulamentações, mantendo a integridade e a ética organizacional;
  • Adaptar-se e liderar frente às mudanças no ambiente de negócios e gerenciar iniciativas de mudança dentro da organização.

O que é um planejamento estratégico de RH?

E quando o assunto é RH estratégico, não podemos deixar de fora um dos principais focos deste modelo de RH: o planejamento.

Um planejamento estratégico de RH é um processo sistemático e orientado para o futuro, que alinha as iniciativas de RH com a visão, missão e objetivos estratégicos de uma organização.

Esse planejamento visa posicionar o departamento de RH como um parceiro estratégico na formulação e implementação de estratégias empresariais, garantindo que a gestão de pessoas contribua significativamente para o sucesso e a competitividade da empresa.

Assim, ele pode envolver processos como:

  • Análise situacional;
  • Alinhamento estratégico;
  • Definição de objetivos de RH;
  • Desenvolvimento de programas e políticas de RH;
  • Implementação de estratégias de RH;
  • Monitoramento e avaliação.

Como implementar um RH mais estratégico na minha empresa?

1. Tenha bem desenhado as metas e objetivos do negócio

Como o sucesso do RH estratégico depende de quão bem ele está vinculado aos indicadores da empresa. 

O primeiro passo é ter um entendimento completo das suas metas, objetivos e missão, a área deve participar da articulação desses planos de crescimento de curto e longo prazo.

Garantir essa colaboração facilitará ao pessoal de RH formular uma estratégia eficaz de gerenciamento de recursos.

2. Avalie como está a gestão de pessoas

A avaliação de seus recursos atuais de RH permitirá que a organização trace um perfil dos seus colaboradores, o que deixará mais evidente como eles contribuem para o sucesso dessas mudanças na prática. 

3. Reconheça suas limitações

Uma avaliação da capacidade de RH ajudará a empresa a  reconhecer barreiras e implementar um plano de ação para aproveitar oportunidades e lidar efetivamente com possíveis ameaças. 

4. Defina as metas futuras a serem atingidas com a mudança do RH

Depois que esse levantamento das habilidades dos profissionais e dos objetivos da empresa for feito, é hora de prever suas necessidades de RH.

A listagem deve conter indicadores como:

  • Demanda –  faça o apontamento do número de colaboradores, associados às habilidades que serão necessárias para que os objetivos futuros da organização sejam atendidos;
  • Oferta –  identifique quais colaboradores e áreas serão “peças-chaves” na definição desse novo modelo de RH estratégico.

A previsão dos requisitos futuros de RH da sua empresa também determina o seguinte:

  • Criação de novos empregos e funções que serão necessários para o atingimento da proposta de reformulação;
  • Atualização dos colaboradores atuais,  para que eles aprimorem suas habilidades ao assumirem as responsabilidades de novos cargos e funções;
  • Viés de confirmação se a experiência desses profissionais está sendo suficientemente aproveitada pela empresa;
  • Medidor para saber se o pessoal e as práticas atuais de RH podem acomodar, de fato, o crescimento do negócio.

5. Determine as ferramentas necessárias

Os profissionais da área de RH devem investigar os departamentos apropriados para descobrir como as ferramentas usadas pelos colaboradores afetam sua capacidade de desempenhar suas funções.

Por exemplo, uma auditoria de hardware e software pode ser realizada em conjunto com a área de TI, para identificar lacunas nas ferramentas que facilitarão uma força de trabalho mais organizada.

6. É hora de começar! 

Após a conclusão da análise e previsão dos requisitos de RH estratégico da empresa, é hora de iniciar o processo de expansão de sua força de trabalho e desenvolvimento de trabalhadores atuais para equipar a organização para o crescimento futuro.

  • Recrutamento: os profissionais de RH procuram candidatos que possuem habilidades que foram identificadas durante o processo de planejamento estratégico de RH.
  • Processo de seleção: o objetivo é identificar quais são os talentos que oferecerão habilidades dinâmicas e diferenciadas.
  • Integração e treinamento: a integração desses profissionais é um fator determinante para gerar identificação com a cultura da empresa. 

7. Avaliação e ação corretiva

A gestão de pessoas deve criar um cronograma para revisar de forma estratégica a gerência de RH. Esta revisão acompanha o progresso feito e também identifica áreas de melhoria.

O levantamento precisa avaliar como as alterações estão ajudando a empresa a alcançar seus objetivos.

Como o RH estratégico pode aumentar o faturamento da empresa?

New call-to-action

Uma das principais dores do RH é ser percebido como um centro de custos para a empresa. Mas esta situação pode ser revertida ao adotar uma postura estratégica.

O RH estratégico tem o potencial de aumentar o faturamento da empresa ao melhorar a produtividade, por meio da implementação de programas de desenvolvimento e treinamento que aprimoram as habilidades dos funcionários. 

Além disso, estratégias eficazes de retenção de talentos reduzem os custos com recrutamento e treinamento, mantendo o conhecimento e a experiência valiosos dentro da organização. 

Outro ponto essencial está no uso de indicadores estratégicos relacionados à folha de pagamento. Assim, o RH pode acompanhar os principais fatores que geram impacto financeiro e desenvolver soluções que não só reduzam os custos, mas também gere resultados no aumento da receita.

Por exemplo, ao utilizar o indicador de banco de horas, é possível verificar não só as horas extras que os colaboradores estão realizando, mas também identificar situações em que o saldo não poderá ser compensado e ele será revertido em pagamento, gerando um peso financeiro.

New call-to-action

Como o Oitchau pode tornar o seu RH estratégico?

Para ser verdadeiramente estratégico, é preciso contar com as melhores ferramentas e análises. E o Oitchau oferece essas vantagens para o seu RH.

Líder de controle de ponto digital, com a nossa solução você pode desempenhar um papel significativo em tornar o RH mais estratégico, otimizando processos e fornecendo insights de valor.

Isso porque o Oitchau automatiza o controle de ponto, o que reduz significativamente o tempo gasto em tarefas administrativas, liberando a equipe de RH para se concentrar em atividades estratégicas.

Além disso, por meio do nosso Analytics, oferecemos dados precisos e em tempo real sobre as horas trabalhadas, ausências, atrasos e horas extras, permitindo uma tomada de decisão baseada em dados e uma gestão de pessoal mais eficiente.

Quer virar o jogo e ser um setor parceiro da estratégia da empresa? Conheça e teste o Oitchau!

New call-to-action

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau