RH data-drive

RH Data Driven: como montar uma equipe de Recursos Humanos orientada por dados?

Uma das melhores estratégias que atua em favor das empresas é o RH Data Driven, que promove a gestão orientada de dados que advêm de diversos caminhos e juntos permitem a tomada de decisões e antecipação de problemas!

A importância desse tipo de ferramenta é justamente pontuar as decisões em dados concretos e padrões e não em achismos ou intuições. Para que o uso dessa tecnologia seja positivo é preciso preparar seus colaboradores, como veremos hoje.

Tire todas as suas dúvidas a seguir!

RH Data Driven: O que é?

Esse é o nome que se dá às equipes de recursos humanos que adotam a tecnologia Data Driven, que corresponde à captação e uso de dados concretos para a tomada de decisões dentro de empresas.

Tal tecnologia avança a cada dia dentro das empresas, encontrando espaço e adoção em cada um dos setores que podem se beneficiar com esse tipo de captação e leitura de dados.

Os dados aqui são inúmeros. No caso do RH podem dizer respeito à folha de pagamento, aos cartões ponto, aos dados pessoais e sensíveis dos colaboradores e às políticas internas de avaliação, feedback e outras questões.

 O Data Driven para RH funciona para captar os dados relevantes ao trabalho do RH, independentemente de onde eles estejam ou dos diferentes sistemas e registro. Após fazer isso ele é capaz de interpretá-los em conjunto e organizá-los.

RH data-drive

É isso que permite ao setor usar informações complexas e concretas para a tomada de decisões, para a criação de estratégias e até novas políticas de RH para desenvolvimento dos colaboradores e melhoria do clima organizacional.

Aqui é preciso deixar claro: todas as ações do RH podem se beneficiar do Data Driven justamente por contarem com dados concretos que demonstram o sucesso de alguma estratégia, o respeito às políticas internas, ações e reações e novos caminhos.

É muito comum que o uso desse tipo de tecnologia permita aos colaboradores trazerem novas ideias. Eles passam a conhecer melhor as necessidades, pontos negativos e positivos da gestão de pessoas e direcionar estratégias.

Quais são os benefícios do RH Data Driven para as empresas?

Para que não restem dúvidas quanto à importância em adotar um sistema com essa tecnologia nós listamos suas principais vantagens. Vale lembrar que elas somente se apresentam caso o uso Data Driven se dê junto à decisão orientada por dados.

Veja os principais benefícios dessa tecnologia para RH:

  • Melhore sua tomada de decisões: usando dados concretos você pode antever problemas ou saber a melhor forma de lidar com eles e até de evitá-los. A gestão também fica melhor no uso de informações reais que vão além da mera intuição ou experiência;
  • Modernização do setor: essa modernização se dá pela adoção do sistema tecnológico e pela adoção de uma nova postura que vê que os dados trabalham a seu favor e fazem parte da tomada de decisões e da gestão de pessoas;
  • Redução de custos: ao usar um sistema RH Data Driven a sua empresa diminui os riscos de contratações equivocadas, pagamentos errados ou cálculos errôneos de horas extras. Você antecipa problemas, evita erros humanos e gastos desnecessários;
  • Engajamento dos colaboradores: ao aderir à tecnologia você engaja os seus colaboradores ao melhorar as estratégias de RH e gestão de pessoas.

Como montar uma equipe para o RH Data Driven?

Agora que você já sabe tudo da importância desse tipo de tecnologia para o seu RH resta conferir como é possível adotá-la e obter sucesso com ela. Como falamos anteriormente, não basta coletar dados.

É preciso que você realmente considere essas informações no momento de tomar decisões e de orientar os seus trabalhos. Para isso os colaboradores de RH devem estar preparados para usar essa tecnologia.

RH data-drive

Caso não estejam, perdem informações importantes, não garantem que as vantagens acima se apresentem e realizam um sub uso de algo que poderia realmente fazer uma revolução na gestão de pessoas e melhorar em muito sua corporação.

Para saber como preparar uma equipe de RH para usar o Data Driven com qualidade e consciência veja as dicas que elencamos!

Qualificação e treinamento

A primeira coisa a ser feita é a qualificação dos seus colaboradores para usar essas ferramentas. Você pode contratar um curso ou orientá-los ao uso com auxílio dos colaboradores das suas equipes de TI.

Isso permite que eles tirem todas as dúvidas sobre o uso, vejam o passo a passo e saibam como lidar com o Data Driven no dia a dia do setor.

Adoção de ferramentas adequadas

É imprescindível que ao adotar o RH Data Driven você se comprometa a implementar ferramentas adequadas, modernas e tecnológicas para acompanhar seu novo sistema. Caso não o faça ele poderá ficar prejudicado.

Dentre essas ferramentas estão o cartão de ponto Data Driven como o da Oitchau. Ele permite a realização de registro de horário com comando de voz seguido de reconhecimento facial.

Outro fator importante é que ele é capaz de fazer atualização de registros em tempo real, atualizando o cartão ponto a cada nova marcação. Ele atualiza também os dados de horas extras, descontos e adições.

Esse sistema pode se integrar com outros, como é o caso do REP (relógio eletrônico de ponto) e os de emissão de folha de pagamento com tecnologia API. A análise de dados se torna muito mais rápida e cada colaborador tem um perfil personalizável.

O sistema é capaz de registrar horários ao mesmo tempo em que faz a gestão de horas extras, banco de horas, férias e ausências. Ele resguarda suas informações em sistema de nuvem e possui proteção redobrada.

Esse tipo de sistema é essencial para quem quer ter um RH moderno com base em tecnologia Data Driven.

Demonstre a importância de cada um dos dados e como eles orientam as informações do RH Data Driven

A última dica para montar um RH que se baseie na tecnologia de captação e gestão de dados é se certificar de que cada um eu trabalhe ali saiba da importância de cada dado e de cada atividade que o setor realiza.

Considere esse exemplo: cada colaborador do RH deve ser capaz de ver que a gestão de férias e de horas extras estão diretamente relacionadas e que a primeira exige preparo para as substituições durante as férias de um colaborador, o que envolve o recrutamento.

A partir disso os seus colaboradores passam a entender de melhor forma que a adoção dos dados para a tomada de decisões e gestão de pessoas é essencial, alterando a cultura interna de modo positivo.


Enviar comentário

Oitchau - Registro de ponto por reconhecimento facial
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau