ilustração de rh data driven

RH Data Driven: como montar uma equipe de Recursos Humanos orientada por dados?

Uma das melhores estratégias que atua em favor das empresas é o RH Data Driven, que promove a gestão orientada de dados que advêm de diversos caminhos e juntos permitem a tomada de decisões e antecipação de problemas!

A importância desse tipo de ferramenta é justamente pontuar as decisões em dados concretos e padrões e não em achismos ou intuições. Para que o uso dessa tecnologia seja positivo é preciso preparar seus colaboradores, como veremos hoje.

New call-to-action

Tire todas as suas dúvidas a seguir!

RH Data Driven: O que é?

Esse é o nome que se dá às equipes de recursos humanos que adotam a tecnologia Data Driven, que corresponde à captação e uso de dados concretos para a tomada de decisões dentro de empresas.

Tal tecnologia avança a cada dia dentro das empresas, encontrando espaço e adoção em cada um dos setores que podem se beneficiar com esse tipo de captação e leitura de dados.

Os dados aqui são inúmeros. No caso do RH podem dizer respeito à folha de pagamento, aos cartões ponto, aos dados pessoais e sensíveis dos colaboradores e às políticas internas de avaliação, feedback e outras questões.

 A análise de dados para RH funciona para captar os dados relevantes ao trabalho do RH, independentemente de onde eles estejam ou dos diferentes sistemas e registro. Após fazer isso ele é capaz de interpretá-los em conjunto e organizá-los.

É isso que permite ao setor usar informações complexas e concretas para a tomada de decisões, para a criação de estratégias e até novas políticas de RH para desenvolvimento dos colaboradores e melhoria do clima organizacional.

Aqui é preciso deixar claro: todas as ações do RH podem se beneficiar do Data Driven justamente por contarem com dados concretos que demonstram o sucesso de alguma estratégia, o respeito às políticas internas, ações e reações e novos caminhos.

É muito comum que o uso desse tipo de tecnologia permita aos colaboradores trazerem novas ideias. Eles passam a conhecer melhor as necessidades, pontos negativos e positivos da gestão de pessoas e direcionar estratégias.

Quais são os benefícios do RH Data Driven para as empresas?

Para que não restem dúvidas quanto à importância em adotar um sistema com essa tecnologia nós listamos suas principais vantagens. Vale lembrar que elas somente se apresentam caso o uso Data Driven se dê junto à decisão orientada por dados.

Veja os principais benefícios dessa tecnologia para RH:

  • Melhore sua tomada de decisões: usando dados concretos você pode antever problemas ou saber a melhor forma de lidar com eles e até de evitá-los. A gestão também fica melhor no uso de informações reais que vão além da mera intuição ou experiência;
  • Modernização do setor: essa modernização se dá pela adoção do sistema tecnológico e pela adoção de uma nova postura que vê que os dados trabalham a seu favor e fazem parte da tomada de decisões e da gestão de pessoas;
  • Redução de custos: ao usar um sistema RH Data Driven a sua empresa diminui os riscos de contratações equivocadas, pagamentos errados ou cálculos errôneos de horas extras. Você antecipa problemas, evita erros humanos e gastos desnecessários;
  • Engajamento dos colaboradores: ao aderir à tecnologia você engaja os seus colaboradores ao melhorar as estratégias de RH e gestão de pessoas.

Como montar uma equipe para o RH Data Driven?

Agora que você já sabe tudo da importância desse tipo de tecnologia para o seu RH resta conferir como é possível adotá-la e obter sucesso com ela. Como falamos anteriormente, não basta coletar dados.

É preciso que você realmente considere essas informações no momento de tomar decisões e de orientar os seus trabalhos. Para isso os colaboradores de RH devem estar preparados para usar essa tecnologia.

Caso não estejam, perdem informações importantes, não garantem que as vantagens acima se apresentem e realizam um sub uso de algo que poderia realmente fazer uma revolução na gestão de pessoas e melhorar em muito sua corporação.

Para saber como preparar uma equipe de RH para usar o Data Driven com qualidade e consciência veja as dicas que elencamos!

Qualificação e treinamento

A primeira coisa a ser feita é a qualificação dos seus colaboradores para usar essas ferramentas. Você pode contratar um curso ou orientá-los ao uso com auxílio dos colaboradores das suas equipes de TI.

Isso permite que eles tirem todas as dúvidas sobre o uso, vejam o passo a passo e saibam como lidar com o Data Driven no dia a dia do setor.

Adoção de ferramentas adequadas

É imprescindível que ao adotar o RH Data Driven você se comprometa a implementar ferramentas adequadas, modernas e tecnológicas para acompanhar seu novo sistema. Caso não o faça ele poderá ficar prejudicado.

Dentre essas ferramentas estão o cartão de ponto Data Driven como o da Oitchau. Ele permite a realização de registro de horário com comando de voz seguido de reconhecimento facial.

Outro fator importante é que ele é capaz de fazer atualização de registros em tempo real, atualizando o cartão ponto a cada nova marcação. Ele atualiza também os dados de horas extras, descontos e adições.

Esse sistema pode se integrar com outros, como é o caso do REP (relógio eletrônico de ponto) e os de emissão de folha de pagamento com tecnologia API. A análise de dados se torna muito mais rápida e cada colaborador tem um perfil personalizável.

O sistema é capaz de registrar horários ao mesmo tempo em que faz a gestão de horas extras, banco de horas, férias e ausências. Ele resguarda suas informações em sistema de nuvem e possui proteção redobrada.

Esse tipo de sistema é essencial para quem quer ter um RH moderno com base em tecnologia Data Driven.

Demonstre a importância de cada um dos dados e como eles orientam as informações do RH Data Driven

A última dica para montar um RH que se baseie na tecnologia de captação e gestão de dados é se certificar de que cada um eu trabalhe ali saiba da importância de cada dado e de cada atividade que o setor realiza.

Considere esse exemplo: cada colaborador do RH deve ser capaz de ver que a gestão de férias e de horas extras estão diretamente relacionadas e que a primeira exige preparo para as substituições durante as férias de um colaborador, o que envolve o recrutamento.

A partir disso os seus colaboradores passam a entender de melhor forma que a adoção dos dados para a tomada de decisões e gestão de pessoas é essencial, alterando a cultura interna de modo positivo.

 

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau