Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
RH Tech

RH Tech: saiba mais sobre essa tendência do mercado!

Dentre as tendências do mercado de trabalho está o RH Tech, que nada mais é do que o departamento de Recursos Humanos atrelado às ferramentas tecnológicas. Ele já está sendo colocado em prática há algum tempo, o que vem se intensificando cada dia mais.

Para que uma empresa mantenha sua relevância perante o mercado de trabalho é indispensável que ela busque disponibilizar tais ferramentas para seu departamento de recursos humanos.

É por meio delas que é possível melhorar as tarefas do RH e, consequentemente, toda a gestão de pessoas e os reflexos disso. Continue lendo para conhecer mais sobre o RH tecnológico e veja como colocar em prática dentro da sua empresa.

RH Tech: Conheça mais sobre a tendência mercadológica

A popularização e a democratização das tecnologias não atingem apenas as pessoas físicas. As empresas estão entre as principais beneficiadas pelo avanço tecnológico, eis que isso lhe permitiu automatizar atividades e melhorar a produção.

E não é apenas no campo produtivo (no chão de fábrica) que isso é importante. Todos os departamentos podem ser beneficiados com o uso de tecnologias. O RH não é exceção.

A tendência mercadológica que se releva pelo RH Tech corresponde à possibilidade de automatizar e melhorar atividades que são típicas desse departamento. Cabe lembrar que todas elas se referem à gestão de pessoas, algo crucial nas instituições.

Ao trazer tecnologia ao RH a empresa aposta na melhoria da gestão de pessoas. A partir disso é possível aumentar a produtividade e o engajamento, evitar erros comuns e até mesmo melhorar o capital humano da organização empresarial.

Note que com o uso dessas ferramentas algumas atividades não precisam mais de atenção humana. Outras fazem uso de inteligência artificial para ajudar os gestores de pessoas a tomar decisões sobre caminhos a serem tomados.

Destaca-se na mesma medida a possibilidade de aproximar a empresa de seus colaboradores mesmo que com o uso da tecnologia.

Aqui, deve-se fazer uma ressalva: o uso de tecnologias não substitui completamente o humano. Em verdade, sequer diminui a necessidade dos colaboradores dentro do setor de RH.

O que ocorre é que atividades burocráticas são automatizadas e os colaboradores podem se dedicar aos projetos mais importantes e que demandam de sua atenção, necessariamente.

Principais ferramentas do RH Tech

São várias as ferramentas que podem melhorar o dia a dia do RH e a partir disso trazer vantagens para as empresas. Dentre elas estão:

Sistema digital de ponto Oitchau

O Sistema digital de ponto permite ao colaborador realizar a marcação de horário em apenas 03 segundos e pelo reconhecimento facial.

Ele é ativado por controle de voz em um quiosque central. Dá opção de marcação por celular ou tablet, sendo útil para trabalhadores externos e em home Office.

O que permite ao RH e ao colaborador consultar os horários a qualquer hora e, ao final do mês, geram automaticamente os cartões ponto, considerando horas extras, banco de horas e outras informações de acordo com a realidade de cada colaborador;

Sistema de recrutamento inteligente

Esse sistema auxilia o departamento de RH na pré-seleção de candidatos. Ele pode ser utilizado para a divulgação de vagas e análise de currículos, bastando dar informações sobre a vaga que será preenchida e quais são as qualidades essenciais para que um colaborador seja apto para ela.

O recrutamento nesse formato pode automatizar outras fases da seleção. Dentre elas, considere a realização de teste ou gamificação online.

Mapeamento de perfil comportamental

Esse tipo de software se aplica no recrutamento de colaboradores e na gestão interna daqueles que já prestam serviços à empresa. Por meio desse tipo de ferramenta é possível fazer uma melhoria nos sistemas de cargos e salários e na gestão de carreira do próprio colaborador, o que é importante para que a empresa mantenha o talento.

Abaixo, conheça mais sobre as vantagens do uso das tecnologias para o RH e como aplicá-las pode melhorar os serviços da empresa no geral.

Quais são as vantagens do uso do RH Tech?

01. Diminuição de erros comuns

Infelizmente, existem alguns erros que podem se apresentar mais comumente perante os departamentos de RH. Um bom exemplo condiz aos cálculos ao final do mês referentes à jornada de trabalho, quando o cartão de ponto não é digital.

Nesses casos há necessidade de cálculo do número de horas trabalhadas a mais e a menos em relação ao horário contratual. Identificação de descontos de faltas e de pagamentos de horas extras. Adições e reduções no banco de horas quanto às compensações.

Tudo isso, quando não automatizado, gera um ambiente perfeito para que ocorram pequenos erros humanos. Com a adoção do RH Tech e de um sistema de controle digital isso não tem mais perigo de ocorrer.

02. Otimização do tempo dos colaboradores de RH

Com o afastamento do dever de fazer atividades burocráticas que podem ser automatizadas os colaboradores do RH passam a ter mais tempo para desenvolver projetos de gestão de pessoas.

Dentre eles, considere as políticas internas de cargos e salários, treinamentos e capacitação de colaboradores (novos ou não), políticas de engajamento, criação de novas premiações, políticas de feedback e reuniões de avaliações. Essas são apenas algumas das atividades do setor.

Diante disso fica óbvio que o uso do RH Tech tende a melhorar todas essas atividades pelo simples fato de que todas elas terão mais atenção e tempo disponíveis dos colaboradores.

03. Melhoria dos processos de seleção

Com a melhoria dos processos de seleção a empresa garante a melhoria de seus próprios processos internos e de criação. Os produtos ou serviços prestados pela empresa tendem a se mostrar mais avançados e produtivos.

Isso ocorre pelo fato de que uma empresa depende necessariamente dos seus colaboradores para que esteja em bom funcionamento. O mesmo se aplica ao crescimento da empresa.

A partir da melhoria dos processos de seleção a organização empresarial aumenta suas chances de contratar o colaborador certo para a vaga certa. E isso significa crescimento e estabilidade empresarial, que garante ter contratado o talento mais indicado para sua realidade.

São esses os principais motivos para se optar pela digitalização e concessão de ferramentas tecnológicas para o RH. Considere que todos esses fatores se refletem em diminuição de gastos e aumento do lucro.

Outro ponto importante é que todos eles auxiliam na construção da imagem da empresa, o que é imprescindível nos dias atuais. A modernização do seu RH resulta na modernização da própria empresa e no crescimento conjunto entre colaboradores e organização!

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau