otimizar o RH

Otimizar o RH: como inovar com a empresa crescendo?

Otimizar o RH é importante para todas as empresas, especialmente para aquelas que estão em expansão e querem manter o crescimento sem percalços.

Os departamentos de Recursos Humanos são capazes de garantir o pleno funcionamento da empresa, com as melhorias necessárias nas instalações e a o desenvolvimento de estratégias de engajamento para todos os novos colaboradores e filiais.

New call-to-action

A gestão de pessoas que é promovida pelo departamento é capaz de manter a empresa nos trilhos e em pleno funcionamento, independentemente da implementação de modificações empresariais que permitam à organização dar continuidade á expansão.

Confira agora mesmo algumas inovações que irão tornar o seu RH um departamento otimizado e capaz aplicar uma gestão de pessoas que acompanhe o crescimento empresarial.

Inove suas ferramentas para otimizar o RH

01. Ferramentas de seleção e recrutamento inteligente

Se a sua empresa está crescendo e você está contratando novos talentos não deixe de fazer uso de ferramentas de seleção e recrutamento inteligente de profissionais!

Essas ferramentas fazem uso de inteligência artificial (IA). Com elas você pode otimizar o RH que faz uma pré-seleção de currículos e inscrições de acordo com características pré-determinadas pela sua empresa como essenciais para as vagas em aberto.

Outro ponto interessante é que se a sua empresa está em expansão o RH provavelmente está cada vez mais atribulado.

Diante desse cenário, adotar uma ferramenta inteligente de recrutamento priva os colaboradores de RH de realizarem atividades que podem ser automatizadas e que a partir disso economizam o tempo desses trabalhadores.

Dentro dessa hipótese considere que ao invés do RH dispor de tempo para analisar currículos, aplicar provas e fazer a primeira fase seletiva isso pode ser feito pelo sistema.

Os colaboradores de RH apenas entram em cena na segunda fase, quando são necessárias as entrevistas e aí sim a interação humana.

02. Controle digital de ponto

Outra ferramenta que não pode de forma alguma ficar de fora da expansão da sua empresa e da modernização do RH é o controle de ponto digital.

Um sistema de ponto digital como o oferecido pela Oitchau é capaz de promover uma verdadeira revolução para o RH da sua empresa e para o controle de ponto dos seus colaboradores.

Ele é extremamente prático, seguro e confiável. A marcação é feita com base em inteligência artificial e o próprio processamento dos dados é feito de maneira rápida e eficiente.

Para entender melhor como ele opera, considere que os tradicionais relógios eletrônicos de ponto (REP) realizam a marcação de forma eletrônica. Apesar disso os registros somente podem ser analisados ao final do mês.

Ao mesmo tempo o RH é obrigado a desenvolver os cartões de ponto de maneira manual, considerando bancos de hora, cálculos para pagamentos de horas extras e documentos físicos de comprovação de faltas, como atestados.

Quando a empresa faz uso de um sistema digital de jornada como o da Oitchau isso é capaz de otimizar o RH de sobremaneira.

O controle digital capta automaticamente as informações registradas de horário e as lança em um sistema acoplado em nuvem. Ele pode ser conferido a qualquer momento, seja pelo RH, gestores ou pelo próprio colaborador.

Os horários são protegidos contra manipulação e ações criminosas. Outro ponto interessante é que ele permite que os atestados sejam apresentados ali, de maneira digital. Isso se aplica a todos os documentos de justificativa de faltas.

Em relação ao fechamento de ponto, cálculo de horas extras e banco de horas, essas tarefas ficam da mesma maneira sob a responsabilidade do próprio sistema, desobstruindo o RH em relação às ações burocráticas e evitando erros de natureza humana.

E não pára por aí. Outra das vantagens na adoção de um sistema de controle digital é que ele não precisa necessariamente ser acessado na sede da empresa. Nesta fica presente um quiosque de marcação.

Ele é ativado por comando de voz e o reconhecimento de cada colaborador ocorre a partir do reconhecimento facial. Isso evita a necessidade de contato com a ferramenta e é extremamente importante em tempos de distanciamento social e pandemia.

Esse mesmo sistema pode ser acessado pelo celular ou tablet do colaborador. Isso significa que ele pode ser utilizado por colaboradores externos e por home Office. O RH pode ter o controle de todas as atividades sem maiores problemas.

03. Assinatura digital

Quando uma empresa está em expansão é natural que existam colaboradores prestando serviços em diversos locais. E aqui nos referidos aos trabalhos na sede empresarial, em home Office, de maneira externa e em filiais.

A partir desse cenário a empresa pode ter dificuldades em manter as atividades em pleno funcionamento ante a necessidade de autorizações e assinaturas dos colaboradores.

Para isso a empresa pode otimizar o RH ao adotar uma ferramenta de assinaturas digitais para os colaboradores.

O sistema digital Oitchau oferece assinatura digital que pode ser aplicada nos cartões ponto, holerites e atestados. São inúmeras as hipóteses em que isso pode ser aplicado.

04. Ferramentas para comunicação em tempo real

A comunicação é imprescindível para o bom funcionamento de qualquer empresa. Seja ela entre os colaboradores de um setor, entre eles os gestores ou entre os próprios departamentos.

A expansão empresarial deve chamar mais atenção para esse quesito, principalmente porque o local de prestação de serviços tende a variar em maior grau. Para que os serviços continuem sendo produtivos e ocorrendo conforme previsão é dever da empresa encontrar meios de comunicação efetivos.

Atualmente existem várias ferramentas que permitem troca de mensagens, ligações e vídeochamadas em tempo real e de forma gratuita.

Outro ponto que deve ser levado em consideração são os possíveis fusos horários, especialmente em multinacionais.

Para isso o mais indicado é o uso de uma plataforma de trabalho conjunto e remoto que faça distribuição de tarefas, alarmes e estipule prazos de acordo com cada fuso horário.

Elas são importantes na mesma medida por permitirem o trabalho conjunto em cima de um mesmo projeto ou arquivo, com adição de observações, alterações e sugestões.

Com todas essas ferramentas você garante o crescimento da sua empresa com o acompanhamento da correta gestão de pessoas. Ao otimizar o RH a organização tende a aumentar e a instituição empresarial vê desde logo os frutos positivos.

New call-to-action

Não deixe de adotar as ferramentas digitais de gestão de jornada, o recrutamento inteligente e a assinatura digital. Com isso a sua empresa estará pronta para o futuro e sairá na frente na corrida pelo estabelecimento no mercado moderno.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau