rotinas de departamento pessoal

Rotinas de departamento pessoal que irão melhorar seus indicadores

Como saber se a forma como a sua empresa administra pessoas está tendo um bom resultado? As rotinas de departamento pessoal, assim como de qualquer outro devem ser mensuradas quanto aos seus resultados, já que o departamento pessoal é um centro de custo e investimentos e precisa apresentar retornos.

E para isso, deve ter seus indicadores bem definidos. O departamento pessoal deve considerar estes indicadores para elaborar uma rotina de trabalho assertiva. Veja a seguir algumas boas práticas!

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Indicadores de desempenho do departamento pessoal

Os indicadores de desempenho de RH são bastante variados e podem ser definidos conforme as peculiaridades da organização. Em geral, os indicadores de Desempenho ou Key Perfomance Indicators (KPIs) são ferramentas de gestão que permitem observar o desempenho de diferentes setores de uma empresa, como a produtividade da equipe, do crescimento e até da competitividade.

Já falamos sobre alguns destes indicadores de desempenho nesta matéria – clique no link para ler na íntegra. Os indicadores de desempenho são ferramentas que calculam resultados e mensuram o impacto de determinadas ações realizadas em uma organização.

Logo, não é novidade dizer que os indicadores de departamento pessoal é essencial para que se possa descobrir o potencial de cada colaborador e atribuir a eles funções e responsabilidades de acordo com o perfil profissional. Eles permitem definir quais estratégias têm dado certo e quais não estão funcionando tão bem, fazendo assim melhorias contínuas.

Veja a seguir alguns indicadores de departamento pessoal associados a algumas boas práticas que podem turbinar a rotina deste setor:

Rotatividade de funcionários

O turnover, ou a rotatividade de funcionários, é um indicador que mostra a quantidade de colaboradores que se desligam da empresa em determinado período de tempo.

Quando elevado, este indicador pode apresentar que as estratégias de retenção de talentos não são eficazes, que o clima organizacional não é bom para o colaborador, que as remunerações estão abaixo da média e outros problemas que podem trazer prejuízo ao negócio.

Na rotina de departamento pessoal, explore os números absolutos deste indicador, evitando as porcentagem de vagas. A partir da análise, estabeleça ações pontuais de para contratar os talentos corretos e meios de manter os colaboradores satisfeitos e se desenvolvendo ao longo do tempo. Invista ainda em gestão estratégica de pessoas – veja mais no link.

Custos de rotatividade

A rotatividade gera custos para a empresa. Quanto menor a rotatividade, mas enxuta serão as contas da mesma. Assim, primeiro passo é calcular este indicador, considerando todas as informações de despesas relacionadas a pagamento das rescisões contratuais, multas, tributos e reposição do profissional que saiu da empresa, além de treinamentos e demais capacitações com o novo funcionário. Rever este cálculo e os valores de cada uma destas demandas deve estar sempre na rotina de departamento pessoal.

Eficácia de treinamentos

Os treinamentos e capacitações são essenciais para o desenvolvimento de profissionais e do próprio negócio. Mas o investimento precisa ter um retorno real e um dos indicadores importantes para as rotinas de departamento pessoal é a eficácia dos treinamentos. Para tal, utilize como prática a avaliação de desempenho comparando a performance do funcionário antes e depois de ser treinado.

Satisfação dos funcionários

Como criar rotinas de departamento pessoal efetivas sem saber a opinião do colaborador? Uma forma de acertar sempre é avaliar o nível de satisfação dos funcionários. Esse indicador é importante para saber se os colaboradores estão felizes em trabalhar na empresa.

Isso tornará muito mais fácil definir quais estratégias podem ser tomadas para melhorar o índice de satisfação e para melhorar as rotinas de departamento pessoal. Para tal, faça uma pesquisa e colete dados quantitativos e qualitativos.

Horas extras X Horas trabalhadas

Uma forma de entender a produtividade dos colaboradores é comparar as horas extras e horas trabalhadas. Os registros do controle de ponto fornecem dados para esta análise.

Este indicador pode otimizar as rotinas de departamento pessoal no sentido de distribuir melhor as tarefas deste e dos demais setores, identificando sobrecargas de funcionários e avaliando a capacidade operacional da empresa está dentro dos conformes, por exemplo.

Taxa de absenteísmo

A taxa de absenteísmo é um dos mais importantes indicadores de departamento pessoal. Com ele você poderá saber mais sobre o número de faltas, justificadas ou não, que ocorreram durante determinado período.

Assim, é possível identificar os motivos que têm levado ao alto absenteísmo, como insatisfação dos funcionários e problemas pessoais. Quanto maior esta taxa, menor será a produtividade e maiores serão as despesas. Sabendo sobre isso, é possível estabelecer programas de melhorias da qualidade de vida, fazer remanejamento de funcionários e outras ações que impactam positivamente as rotinas de departamento pessoal.

Índice de reclamações trabalhistas

As reclamações trabalhistas são um custo muito alto para as organizações e um dos principais motivos de problemas para os gestores. Além dos custos com advogados e indenizações, há ainda o desgaste dos envolvidos e da marca da empresa.

Nas rotinas de departamento pessoal, é importante ter atenção ao índice de reclamações trabalhistas. O objetivo é fazer com que ele esteja o mais baixo possível.

Os profissionais envolvidos com as rotinas de departamento pessoal devem se assegurar de que a empresa está operando dentro das obrigações legais, oferecendo boas condições de trabalho, não atrasando os pagamentos, recolhendo INSS, FGTS, etc.

Oitchau na rotina de departamento pessoal

A Oitchau está sempre presente para gerir o controle de ponto das empresas brasileiras com o melhor custo-benefício. Trata-se de um sistema eletrônico Oitchau oferece várias vantagens sobre os demais, como integração de informações em um só lugar, acesso permitido apenas as pessoas envolvidas na gestão de pessoas, informações em tempo real, e muito mais.

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Os registros podem ser acessados de qualquer lugar e em horário. Você pode acessar todas as informações integradas deste processo em um só lugar e poderá tomar decisões mais assertivas.

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Veja também: Soft skills: desenvolvendo essas características na equipe

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