Indicadores de RH: quais são os mais importantes?

Você conhece os principais indicadores de RH? Eles requerem conhecimento sobre a sua função e aplicação, para que contribuam assertivamente com os gestores de RH.

Indicadores sempre apontam para alguma realidade, para alguns aspectos sobre a natureza e desempenho dos processos.

Não tem como pensar a gestão deste setor sem estes indicadores. 

Veja a seguir como utilizar da melhor forma estes recursos!

O que são indicadores de RH?

É comum as empresas mais alinhadas com uma proposta moderna e atual de gestão utilizarem os conhecidos Indicadores de Desempenho ou Key Perfomance Indicators (KPIs).

Eles contribuem para gestão eficaz, já que possibilitam observar o desempenho de diferentes setores de uma empresa, como a produtividade da equipe, do crescimento e até da competitividade.

New call-to-action

Logo, não é novidade saber que eles são essenciais para a gestão e tomada de decisão.

Os indicadores de RH, neste caso, têm a finalidade de avaliar e definir as próximas ações da empresa, projetando atitudes e identificando os desafios e contingências, além de oportunidades e tendências para todos os setores.

Se o RH deixou há muito tempo de ser um setor meramente burocrático, os indicadores servem para mensurar o desenvolvimento dos processos e das ações adotadas.

Servem ainda para garantir o sucesso e o crescimento da empresa. Tê-los claros e saber analisá-los é fundamental.

Em suma, os indicadores de RH são ferramentas que auxiliam os especialistas de RH de uma empresa a mensurar, através de seus colaboradores, os processos, os programas e as metas da instituição.

Desta forma, os profissionais de RH utilizam estes indicadores considerando o número de colaboradores, as unidades da empresa, complexidade das operações, entre outros fatores.

O que é um dashboard de RH?

Um dashboard de RH é uma ferramenta visual que oferece uma visão consolidada e acessível das principais métricas e indicadores relacionados à gestão de Recursos Humanos de uma organização. 

Essa ferramenta é projetada para apresentar informações cruciais de maneira clara e concisa, facilitando a tomada de decisões estratégicas pelos profissionais de RH e líderes organizacionais.

Assim, ela oferece:

Visão global

Fornece uma visão consolidada e abrangente das principais métricas e indicadores de RH em um único local, facilitando a compreensão do estado geral da gestão de talentos.

Tomada de decisões informada

Ela permite tomadas de decisões mais informadas ao apresentar dados relevantes de maneira clara e visualmente acessível, facilitando a identificação de tendências e áreas de melhoria.

Agilidade na análise

O dashboard agiliza a análise de dados ao fornecer informações em tempo real, permitindo que os profissionais de RH reajam rapidamente a mudanças e desafios no ambiente de trabalho.

Identificação de tendências

A ferramenta facilita a identificação de padrões e tendências ao longo do tempo, auxiliando na antecipação de desafios e na implementação de estratégias preventivas.

Monitoramento de desempenho

Ele permite o acompanhamento contínuo do desempenho individual e coletivo, fornecendo informações cruciais para avaliações de desempenho e desenvolvimento de carreira.

Eficiência operacional

Ele também contribui para a eficiência operacional ao automatizar a coleta e apresentação de dados, reduzindo o tempo dedicado à geração de relatórios manuais.

Avaliação de programas de treinamento

Permite a avaliação do impacto dos programas de treinamento e desenvolvimento, facilitando ajustes e melhorias contínuas.

Alinhamento com objetivos organizacionais

Permite o alinhamento dos objetivos de RH com os objetivos globais da organização, garantindo que as estratégias de talentos estejam alinhadas à visão e missão da empresa.

Economia de tempo

Reduz o tempo dedicado à coleta e análise manual de dados, permitindo que os profissionais de RH foquem em atividades estratégicas e de valor agregado.

Assim, a implementação de um dashboard de RH não apenas melhora a eficiência operacional, mas também fortalece a capacidade da equipe de RH em contribuir estrategicamente para o sucesso da organização.

Quais são os principais indicadores de RH?

Existem inúmeros indicadores que podem atuar em conjunto para posicionar o RH quanto a estratégia da empresa, permitindo maior poder de decisão. No entanto, existem alguns que são primordiais, veja a seguir:

New call-to-action

Clima organizacional

Irá mensurar o clima organizacional, abrangendo condições como:

  • Relacionamento com os gestores,
  • Oportunidades de crescimento,
  • Finalização de tarefas,
  • Remuneração,
  • Benefícios, etc.

A ideia é medir o grau de satisfação das equipes e conhecer oportunidades e desafios.

Índice de rotatividade ou turnover

Este indicador permite mensurar a quantidade de colaboradores que saem e que entram na empresa. O turnover indica uma baixa atratividade da empresa em relação à concorrência.

A fórmula do turnover é a seguinte: 

(admissões do período / número total de funcionários) *100 

Desta forma, o indicador permite reavaliar as ações já aplicadas para evitar a perda de talentos e a contratação de novos. Esse indicador poderá analisar também a assertividade nos processos de recrutamento e seleção.

Absenteísmo

É um dos mais indicadores de RH, já que o absenteísmo informa as taxas de ausência dos colaboradores, seus motivos, atrasos e faltas. 

A fórmula para calcular o absenteísmo é: 

(horas perdidas / horas de trabalho previstas) x 100

Assim, ele pode indicar problemas nas condições de trabalho, problemas pessoais, questões de saúde etc.

Horas extras

Este indicador mede o número de horas trabalhadas além do horário normal de trabalho. 

Assim, como definido em lei, o colaborador só pode realizar até 2h extras diárias, apenas em casos extraordinários.

 A fórmula para calcular o índice de horas extras é: 

(total de horas extras / total de horas trabalhadas) * 100

O excesso de horas extras pode ser um sinal de sobrecarga de trabalho ou ineficiência operacional.

Banco de horas

Este indicador é usado para rastrear as horas trabalhadas além do horário normal de trabalho de um funcionário, partindo das horas extras destinadas à compensação. 

Tempo médio de empresa

Está ligado à rotatividade, à atratividade e à capacidade de retenção. Revela o tempo médio de permanência na empresa.  Considera ainda detalhes como idade, estado civil, formação e jornada na empresa.

Folha de pagamento

Traz todas as despesas da empresa com o pagamento de seus colaboradores. 

Indica se a política de remuneração, cargos e salário está adequada com as expectativas da empresa quando comparado com o rendimento da mesma.

Custos de rotatividade

Aponta todas as despesas de pagamento das rescisões contratuais, as multas e os tributos, reposição do profissional desligado, treinamentos e qualificações.

Retorno sobre o Investimento em Treinamentos (ROI em Treinamentos)

Indica a relação dos valores gastos em capacitações e melhorias resultantes dos processos e das rotinas de trabalho.

Assim, a sua fórmula é:

[(Ganho obtido com o treinamento – Custos do treinamento) / Custo do treinamento] * 100

É possível saber se o treinamento reduziu problemas, falhas, acidentes, ou se trouxe mais produtividade e resultados. Assim, o ROI em Treinamentos é a comparação entre as despesas e os prejuízos financeiros evitados e os investimentos em capacitações.

Índice de reclamações trabalhistas

Traz à tona aspectos relacionados à gestão, à obediência às regras e à legislação trabalhista, além de condutas internas.

Assim, para calcular, é possível usar essa fórmula:

(número de reclamações trabalhistas / número de profissionais desligados) x 100

Podem ser reclamações sobre as condições de trabalho, atrasos nos pagamentos, recolhimento do INSS, entre outras.

Relação horas extras e horas trabalhadas

Tem a ver com a produtividade e demonstra a relação entre a quantidade de horas extras (pagas ou em banco de horas) e as horas trabalhadas.

É possível analisar se não há problemas de capacidade operacional, necessidade de alocação de mão de obra, entre outras demandas.

Exemplos de indicadores de desempenho do RH

New call-to-action

Como vimos acima, existem diversos indicadores de desempenho que o setor de Recursos Humanos pode colocar em prática.

Todos eles são bastante relevantes e trazem importantes informações não apenas sobre o papel do RH, mas sobre a produtividade da empresa, a qualidade das atividades e da gestão.

Existem várias formas de obter esses indicadores de desempenho. Algumas delas são por meio de ferramentas tecnológicas, enquanto outras usam teste ou, ainda, cálculos.

Por exemplo, o índice de satisfação dos colaboradores pode ser obtido com duas perguntas:

  1. Quanto, de 0 a 10, você recomendaria seu local de trabalho para um amigo seu trabalhar?
  2. Quanto, de 0 a 10, você recomendaria seu gestor como um bom chefe?

Isso permite saber se seus colaboradores promovem a empresa, são neutros ou atuam em favor da deterioração da imagem corporativa, veja:

  • Respostas de 9 a 10: promotores, que vestem a camisa da empresa e se identificam com ela;
  • 7 e 8: neutros, que não falam nem bem, nem mal da empresa;
  • 0 e 6: detratores, que têm insatisfação com o trabalho.

Isso não quer dizer que os detratores devam ser eliminados da empresa. Cabe ao RH, na verdade, descobrir como torná-los promotores.

Afinal, as respostas indicam o nível de satisfação, impactam nas taxas de rotatividade e na atração de novos talentos do mercado.

Falando em rotatividade, esta pode ser medida por meio de um cálculo. Neste caso, o indicador de desempenho de RH é obtido assim:

  • Número de colaboradores que deixaram a empresa / Número total de funcionários x 100.

O número é obtido por meio de uma porcentagem. A resposta ideal é de cerca de 5%. Caso seja maior, cabe ao RH analisar os motivos pelos quais a empresa não retém talentos.

No que diz respeito aos indicadores de desempenho que encontram respostas em ferramentas tecnológicas, temos o exemplo de sistemas de jornada e de time tracking.

Elas podem indicar com primor informações sobre o uso do tempo dos colaboradores, o engajamento, o cumprimento de horários e as entregas feitas ao longo dos dias.

O que são indicadores de desempenho individual para o RH?

Assim como existem os indicadores de RH que olham a perspectiva macro da gestão, também é preciso olhar para cada colaborador em sua singularidade.

Dessa forma, indicadores de desempenho individual para o RH são métricas que avaliam o desempenho e o impacto dos colaboradores em nível individual dentro da organização. 

Assim, esses indicadores são essenciais para medir o progresso, identificar áreas de desenvolvimento e reconhecer contribuições significativas, analisando cada colaborador em sua particularidade.

E os principais são:

  • Avaliação de desempenho;
  • Cumprimento de metas e objetivos individuais;
  • Participação em treinamentos e desenvolvimento;
  • Qualidade do trabalho;
  • Inovação e contribuições criativas;
  • Gestão do tempo;
  • Taxa de conclusão de projetos.

New call-to-action

Como melhorar os resultados dos indicadores de RH?

Melhorar os resultados dos indicadores de RH envolve a implementação de estratégias eficazes para otimizar processos, promover o desenvolvimento dos colaboradores e impulsionar o desempenho organizacional.

Confira as principais estratégias!

Defina objetivos claros

Estabeleça metas específicas e mensuráveis para indicadores como taxa de retenção, satisfação do colaborador e tempo médio de contratação. 

Ter objetivos claros permite uma avaliação mais precisa do desempenho e facilita o alinhamento das ações de RH com os objetivos organizacionais.

Analise causas raízes

Ao identificar áreas de desempenho abaixo do esperado, conduza análises aprofundadas para identificar as causas raízes dos problemas. 

Isso permite implementar soluções direcionadas e eficazes para melhorar resultados.

Capacite a liderança

Invista em programas de desenvolvimento de liderança para aprimorar as habilidades dos gestores em gestão de equipe, comunicação eficaz e resolução de conflitos. 

Líderes capacitados desempenham um papel fundamental no engajamento e no desenvolvimento dos colaboradores.

Promova o engajamento dos colaboradores

Desenvolva programas que promovam a cultura organizacional, incentivem o reconhecimento e a participação dos colaboradores. 

O engajamento é crucial para a produtividade, satisfação e retenção de talentos.

Utilize tecnologia de RH

Adote softwares de RH para automatizar tarefas administrativas, otimizar a gestão de talentos e facilitar a análise de dados, proporcionando decisões baseadas em informações sólidas.

Com o Oitchau, por exemplo, você aumenta a eficiência da sua operação, automatizando o processo de controle de ponto e fazendo a sua equipe focar em atividades que geram resultados.

Monitore indicadores regularmente

Realize análises frequentes dos indicadores de RH para avaliar tendências ao longo do tempo. 

Isso permite ajustes proativos nas estratégias e a identificação de áreas que requerem intervenção.

Promova uma cultura de feedback

Estimule uma comunicação aberta e regular entre líderes e colaboradores, proporcionando feedback construtivo para promover o desenvolvimento e melhorar o desempenho.

Que tal começar a medir os seus indicadores de RH ainda hoje? Baixe agora nossa planilha e acompanhe de perto dos resultados da sua empresa!

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau