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Tratamento de ponto eletrônico: o que é? Quais os benefícios?

O tratamento de ponto eletrônico se tornou uma ferramenta indispensável para as empresas e, principalmente, para o RH. Ele inclui a marcação de jornada e a análise e uso dos dados que são absorvidos pelos sistemas de controle de horários.

Caso a sua empresa ainda não faça uso desse tipo de marcação de ponto é preciso atenção, eis que essa é a forma de controle do futuro.

Ela combina tecnologia, praticidade e segurança e permite até mesmo a melhoria da produtividade.

Conheça abaixo quais são as principais características desses sistemas, os benefícios que ele traz às empresas e como utilizá-lo.

O que é o tratamento de ponto eletrônico?

O tratamento de ponto do tipo eletrônico é um tipo de sistema que abarca diversas atividades relacionadas à marcação de horários.

O controle de horas inclui o cálculo de horas extras, o banco de jornada, a gestão de ausências e das férias.

Ele corresponde ao recebimento dos dados de marcação de horas. Desenrola-se a partir do tratamento dessas informações.

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Cada uma delas traz questões importantes que influem no pagamento do labor extraordinário.

Outras questões que são completamente interligadas com o tratamento das horas e do controle de ponto, são:

  • Descontos de faltas;
  • Controle dos documentos de justificativas de ausências;
  • Compensação de horas;
  • Pagamento do horas extras, com classificação quanto ao tipo da hora extra (normal, noturna, em dia de descanso semanal remunerado ou feriado);
  • Eventuais tentativas de fraudes ao sistema;
  • Controle do respeito às normas internas de horas extras;
  • Pagamento e controle de férias.

Esses são apenas algumas das atividades e cuidados que o RH deve tomar e que envolvem o tratamento de ponto eletrônica.

Note que todas elas são complexas. Envolvem burocracia, cálculos e outras questões. O uso de um sistema eletrônico para tratamento é uma forma de tornar todas essas obrigações mais seguras e pontuais.

Abaixo, leia todos os benefícios de fazer uso de um sistema desse tipo e não perca mais tempo e modernize de vez o seu RH, colhendo frutos positivos em toda a empresa.

Quais são os benefícios do tratamento de ponto eletrônico?

São muitos os benefícios que o uso desse sistema eletrônico de tratamento de horas e dos registros podem trazer.

Dentre os principais estão:

  1. Segurança das informações;
  2. Automatização de tarefas;
  3. Facilidade de análise de dados e na emissão de relatórios;
  4. Melhoria da produtividade;
  5. Melhor custo benefício para a empresa.

Ao longo do texto abaixo nós discorremos sobre as características de cada um desses benefícios e os exemplificamos.

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Dê continuidade à leitura para entender como o tratamento de ponto eletrônico pode revolucionar a sua empresa.

1. Segurança da informação

A segurança dos dados e das informações gravados no sistema de ponto aumenta de sobremaneira ao se fazer uso do tratamento eletrônico das horas.

O sistema funciona da seguinte maneira: imediatamente após o registro do horário, ele é reconhecido junto ao seu autor.

As informações são gravadas em sistema em nuvem que independem da conexão da internet ou de energia elétrica para se manterem.

A partir disso a empresa já garante que não irá perder esse tipo de informação. E não é só isso! O tratamento eletrônico de ponto conta com ferramentas que impedem qualquer tipo de invasão ao sistema.

Outra coisa que ganha relevância é que o sistema impede que haja qualquer tipo de invasão. Isso significa que não é possível a sua invasão para alteração dos registros.

2. Automatização de tarefas

Outra das facilidades que demonstra a importância em e adotar o tratamento de ponto eletrônico é que ele permite a automatização de tarefas.

Isso significa que existem atividades laborais que cabem ao RH e que serão completamente automatizadas. E quais são elas? Confira as principais:

  • Cálculos de horas extras;
  • Cálculos de descontos;
  • Geração de cartão ponto;
  • Controle de holerite;
  • Sinalização de conquista das férias e dos prazos para concedê-las aos trabalhadores;
  • Cálculos personalizados de acordo com a jornada, salário e escala de cada um dos colaboradores, independentemente se existem inúmeros tipos ou não.

3. Facilidade na análise de dados e na emissão dos relatórios

A partir da automatização de atividades e dos dados, note que os cálculos se tornam precisos, que nenhum dado passa batido e que não é possível a manipulação dessas informações.

A soma de tudo isso resulta na facilidade de analisar cada um dos dados. Junto à análise, a emissão dos relatórios que dependem da informação de cartão ponto é mais rápida, precisa e confiável.

Considere todos os relatórios que a sua empresa deve gerar mensalmente. Financeiros, de gestão de pessoas, de horas e muitos outros.

4. Melhoria da produtividade

A produtividade é outra questão que sofre impactos positivos a partir da adoção do controle de ponto digital e do tratamento eletrônico dele.

E essa melhoria não se limita aos colaboradores de RH e atinge a todos. Cada um dos trabalhadores leva apenas 03 segundos para marcar a jornada. Pode fazê-lo a partir do computador, celular ou tablet, ou no quiosque central.

Evitam-se filas e burocracias. Tudo isso auxilia na produção da empresa e diz respeito a todos os setores.

5. Melhor custo benefício para a empresa

O último ponto de relevância que trazemos sobre o tratamento de ponto eletrônico é que ele é o melhor custo-benefício que um sistema de jornada tem para uma empresa.

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Ele exige investimento inicial que logo é recompensado por todas as demais facilidades que tendem a tornar a empresa mais lucrativa, produtiva e relevante.

Por que o ponto eletrônico é tão confiável?

O sistema impede qualquer tipo de invasão e de alteração quanto às marcações.

Isso culmina no aumento da confiabilidade das marcações. Ao se analisar um cartão de ponto que passou pelo sistema de tratamento de ponto eletrônico, o servidor do RH tem certeza de que está mediante informações corretas e que refletem a realidade.

Sobre esse ponto, deve-se dar destaque ao fato de que o sistema é acionado e realiza a marcação em apenas 03 segundos. Isso significa que ele possui precisão de minutos e de segundos.

Nenhuma hora extra ou atraso passa batido. Há aumento da confiança entre o colaborador e a empresa. Perante os órgãos fiscalizadores a confiança aumenta da mesma maneira, eis que se sabe que se está diante de um sistema completamente seguro.

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