tratamento de ponto

Tratamento de ponto eletrônico: o que é? Quais os benefícios?

O tratamento de ponto eletrônico se tornou uma ferramenta indispensável para as empresas e, principalmente, para o RH. Ele inclui a marcação de jornada e a análise e uso dos dados que são absorvidos pelos sistemas de controle de horários.

Caso a sua empresa ainda não faça uso desse tipo de marcação de ponto é preciso atenção, eis que essa é a forma de controle do futuro.

Ela combina tecnologia, praticidade e segurança e permite até mesmo a melhoria da produtividade.

Conheça abaixo quais são as principais características desses sistemas, os benefícios que ele traz às empresas e como utilizá-lo.

O que é o tratamento de ponto eletrônico?

O tratamento de ponto do tipo eletrônico é um tipo de sistema que abarca diversas atividades relacionadas à marcação de horários.

O controle de horas inclui o cálculo de horas extras, o banco de jornada, a gestão de ausências e das férias.

Ele corresponde ao recebimento dos dados de marcação de horas. Desenrola-se a partir do tratamento dessas informações.

tratamento de ponto

Cada uma delas traz questões importantes que influem no pagamento do labor extraordinário.

New call-to-action

Outras questões que são completamente interligadas com o tratamento das horas e do controle de ponto, são:

  • Descontos de faltas;
  • Controle dos documentos de justificativas de ausências;
  • Compensação de horas;
  • Pagamento do horas extras, com classificação quanto ao tipo da hora extra (normal, noturna, em dia de descanso semanal remunerado ou feriado);
  • Eventuais tentativas de fraudes ao sistema;
  • Controle do respeito às normas internas de horas extras;
  • Pagamento e controle de férias.

Esses são apenas algumas das atividades e cuidados que o RH deve tomar e que envolvem o tratamento de ponto eletrônica.

Note que todas elas são complexas. Envolvem burocracia, cálculos e outras questões. O uso de um sistema eletrônico para tratamento é uma forma de tornar todas essas obrigações mais seguras e pontuais.

Abaixo, leia todos os benefícios de fazer uso de um sistema desse tipo e não perca mais tempo e modernize de vez o seu RH, colhendo frutos positivos em toda a empresa.

Quais são os benefícios do tratamento de ponto eletrônico?

São muitos os benefícios que o uso desse sistema eletrônico de tratamento de horas e dos registros podem trazer.

Dentre os principais estão:

  1. Segurança das informações;
  2. Automatização de tarefas;
  3. Facilidade de análise de dados e na emissão de relatórios;
  4. Melhoria da produtividade;
  5. Melhor custo benefício para a empresa.

Ao longo do texto abaixo nós discorremos sobre as características de cada um desses benefícios e os exemplificamos.

tratamento de ponto

Dê continuidade à leitura para entender como o tratamento de ponto eletrônico pode revolucionar a sua empresa.

1. Segurança da informação

A segurança dos dados e das informações gravados no sistema de ponto aumenta de sobremaneira ao se fazer uso do tratamento eletrônico das horas.

O sistema funciona da seguinte maneira: imediatamente após o registro do horário, ele é reconhecido junto ao seu autor.

New call-to-action

As informações são gravadas em sistema em nuvem que independem da conexão da internet ou de energia elétrica para se manterem.

A partir disso a empresa já garante que não irá perder esse tipo de informação. E não é só isso! O tratamento eletrônico de ponto conta com ferramentas que impedem qualquer tipo de invasão ao sistema.

Outra coisa que ganha relevância é que o sistema impede que haja qualquer tipo de invasão. Isso significa que não é possível a sua invasão para alteração dos registros.

2. Automatização de tarefas

Outra das facilidades que demonstra a importância em e adotar o tratamento de ponto eletrônico é que ele permite a automatização de tarefas.

Isso significa que existem atividades laborais que cabem ao RH e que serão completamente automatizadas. E quais são elas? Confira as principais:

  • Cálculos de horas extras;
  • Cálculos de descontos;
  • Geração de cartão ponto;
  • Controle de holerite;
  • Sinalização de conquista das férias e dos prazos para concedê-las aos trabalhadores;
  • Cálculos personalizados de acordo com a jornada, salário e escala de cada um dos colaboradores, independentemente se existem inúmeros tipos ou não.

3. Facilidade na análise de dados e na emissão dos relatórios

A partir da automatização de atividades e dos dados, note que os cálculos se tornam precisos, que nenhum dado passa batido e que não é possível a manipulação dessas informações.

A soma de tudo isso resulta na facilidade de analisar cada um dos dados. Junto à análise, a emissão dos relatórios que dependem da informação de cartão ponto é mais rápida, precisa e confiável.

Considere todos os relatórios que a sua empresa deve gerar mensalmente. Financeiros, de gestão de pessoas, de horas e muitos outros.

4. Melhoria da produtividade

A produtividade é outra questão que sofre impactos positivos a partir da adoção do controle de ponto digital e do tratamento eletrônico dele.

E essa melhoria não se limita aos colaboradores de RH e atinge a todos. Cada um dos trabalhadores leva apenas 03 segundos para marcar a jornada. Pode fazê-lo a partir do computador, celular ou tablet, ou no quiosque central.

Evitam-se filas e burocracias. Tudo isso auxilia na produção da empresa e diz respeito a todos os setores.

5. Melhor custo benefício para a empresa

O último ponto de relevância que trazemos sobre o tratamento de ponto eletrônico é que ele é o melhor custo-benefício que um sistema de jornada tem para uma empresa.

tratamento de ponto

Ele exige investimento inicial que logo é recompensado por todas as demais facilidades que tendem a tornar a empresa mais lucrativa, produtiva e relevante.

Por que o ponto eletrônico é tão confiável?

O sistema impede qualquer tipo de invasão e de alteração quanto às marcações.

Isso culmina no aumento da confiabilidade das marcações. Ao se analisar um cartão de ponto que passou pelo sistema de tratamento de ponto eletrônico, o servidor do RH tem certeza de que está mediante informações corretas e que refletem a realidade.

Sobre esse ponto, deve-se dar destaque ao fato de que o sistema é acionado e realiza a marcação em apenas 03 segundos. Isso significa que ele possui precisão de minutos e de segundos.

Nenhuma hora extra ou atraso passa batido. Há aumento da confiança entre o colaborador e a empresa. Perante os órgãos fiscalizadores a confiança aumenta da mesma maneira, eis que se sabe que se está diante de um sistema completamente seguro.

Garanta o melhor tratamento de ponto eletrônico com o sistema Oitchau

controle de ponto dos funcionários

Agora que você já sabe a importância de apostar em um ponto eletrônico para fazer o tratamento das horas dos seus colaboradores, não titubeie: procure agora mesmo a Oitchau, que possui o melhor software do mercado.

E isso se deve a uma série de fatores. Afinal, o sistema é de uso intuitivo. Além disso, é ágil e bastante prático. Igualmente, ele ajuda os colaboradores do RH na gestão de horas ao automatizar uma série de dados e atividades.

Conheça mais sobre as vantagens do sistema Oitchau e porque adotá-lo para melhorar o dia a dia da sua empresa, protegê-la contra ações trabalhistas ao cumprir a lei corretamente e garantir a melhor gestão possível de jornadas!

Marcação rápida e ágil

Primeiramente, o sistema Oitchau permite a marcação de ponto em apenas três segundos. Para isso, basta ativar o sistema por voz (quando no quiosque) e esperar a leitura da biometria facial.

Por outro lado, quem fizer a marcação pelo celular também a faz rapidamente e de forma intuitiva. Dessa forma, a agilidade é algo presente em qualquer opção de marcação de ponto do Oitchau.

Esqueça ausência de marcação por esquecimento de crachá/cartão

É muito comum que as empresas, ao final do mês, deparem-se com cartões de ponto incompletos em que não há registro por esquecimento do cartão ou crachá utilizado para a marcação. E isso pode trazer muitos problemas.

Uma vez que o registro da Oitchau ocorre por biometria facial, essa preocupação termina. Afinal, basta o trabalhador acessar o sistema, sem qualquer outro objeto necessário, para marcar seus horários.

Ainda, outros problemas que são eliminados são aqueles em que a marcação de ponto é impedida pela falta de energia elétrica ou internet. A Oitchau não se abala com isso e garante o registro de horas mesmo nessas situações.

Disponível para trabalhadores externos e em home office

O sistema Oitchau, com seu tratamento de registro eletrônico, permite a gestão de horas dos colaboradores que não prestam serviços na sede da empresa ou em suas filiais, mas de forma externa ou em home office.

Por isso, ele é excelente para manter a gestão de jornada daqueles que não prestam serviços de maneira tradicional. Para a marcação de ponto basta acessar o aplicativo Oitchau e fazer a leitura biométrica facial.

Compatível com softwares de holerites

Ainda, saiba que o tratamento de registro de ponto Oitchau é compatível com sistemas que geram os holerites, ou seja, as folhas de pagamento. Assim, há uma comunicação entre os documentos.

Afinal, considere que os holerites dependem, necessariamente, do número de horas trabalhados no mês, dos descansos semanais remunerados e do número de hora extras . Igualmente, das faltas e atrasos.

Portanto, os holerites devem conversar com os cartões de ponto. E o sistema Oitchau permite isso, de forma que rapidamente é possível se identificar as horas que devem ser pagas e eventuais descontos.

Com tudo isso, é inegável como o sistema de ponto Oitchau concede as melhores ferramentas para o controle e gestão de horas. Assim, contate-nos e modernize a sua empresa e o seu RH!

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau