fechamento de ponto

Como fazer fechamento de ponto corretamente?

Muitas empresas, gestores e colaboradores de RH possuem dúvidas de como é possível fazer o fechamento de ponto, sem erros e garantindo o cumprimento à lei.

Pensando nisso separamos algumas dicas importantes para que seu controle de jornada seja efetivo e que o resultado dele ao final do mês seja correspondente à realidade.

Controle de jornada é essencial para que o ponto seja fechado corretamente

A forma como o controle de jornada é realizada influencia de sobremaneira no sucesso do encerramento de ponto. É o sistema que a empresa adota que será responsável por resguardar as informações e passá-las adiante para que sejam utilizadas em documentos, cartões ponto e holerites.

Alguns sistemas defasados não são tão efetivos nisso. Eles podem deixar passar variações de segundos, informações importantes na falha do ponto e cálculos incompletos. Não raro se encontram cartões de ponto em que constam informações como “empregado em trabalho externo”, “visita ao cliente”, “falha do sistema”.

Isso deturpa em grande escala a possibilidade de que o controle se torne efetivo e que todas as horas extras sejam consideradas, pagas ou compensadas.

planilha Controle de Horas e Folha de Ponto

Tipos de controle de jornada e formas de fechamento de ponto

O  relógio de ponto eletrônico é um dos tipos de controle de jornada comumente encontrado nas empresas. Ele consiste em um aparelho que permite a marcação de horário pelo empregado pelo uso de cartão magnético, senha, digital ou outros tipos de identificação.

Ele é caracterizado por somente poder ser consultado ao final do mês, na finalização do período considerado para elaboração do holerite.

Isso significa que não há possibilidade real de acompanhamento das marcações de jornada, somas de horas extras e outros fatores que são muito importantes para a empresa e a atingem diretamente.

Outro tipo de marcação de jornada é a que corresponde à marcação em sistema digital. Esse sistema pode ser utilizado em conjunto ao relógio eletrônico de ponto e apresenta diversas vantagens.

Dentre elas estão a possibilidade de acompanhamento das jornadas em tempo real. Com ela é permitido aos gestores a consulta às marcações em tempo real. Esse sistema capta automaticamente o registro e deixa as informações relativas a ele em um sistema.

O sistema digital de ponto se destaca por permitir que documentos importantes sejam automaticamente desenvolvidos.

Isso significa que algumas tarefas burocráticas do RH como desenvolvimento dos cartões de ponto e holerites são feitas de forma automatizada e desobstruir as agendas desses colaboradores. Eles podem direcionar o tempo de trabalho para tarefas mais importantes e aumentar a produtividade da empresa a partir disto.

Outro ponto que não pode deixar de lado diz respeito justamente ao fechamento de ponto. Quando se utiliza de um sistema digital é possível que todos os dados sejam captados e utilizados em cálculo de forma automática.

Essa conta leva em consideração todas as variações, segundo a segundo, e todas informações de documentos justificando faltas e outras nuances importantes relativas à jornada.

Cabe ressaltar que esse tipo de sistema não limita o acesso à marcação ao espaço da empresa e ao local em que o relógio eletrônico de ponto está localizado. Ele permite a instalação de aplicativos para celular ou tablet e acesso pelo computador. Isso significa que empregados que prestem serviços externos, sempre ou eventualmente, podem realizar o registro de sua jornada.

Esse fator significa que os empregados em home Office podem ter sua jornada controlada e que nenhum registro passa despercebido pela empresa e seus sistemas.

Escolhendo um sistema de ponto efetivo para o fechamento de ponto

São vários os fatores que devem ser considerados ao se contratar um sistema de controle de jornada para tornar o fechamento do cartão de ponto e do holerite corretos.

Dentre esses fatores é importante que sejam considerados:

  • A efetividade de captação das informações;
  • A disponibilização dos dados em tempo real;
  • A possibilidade de consulta e acompanhamento das adições e reduções do banco de horas e as regras sobre ele;
  • Fechamento da folha automática e sem burocracia;
  • As variações minuto a minuto e os segundos;
  • Disponibilização de marcação por aplicativo de celular ou tablet e computador;
  • Atendimento remoto para eventuais demandas, entre outros.

Sistema Oitchau: Fechamento de ponto sem percalços pelo Super Punch

O sistema Oitchau para controle de jornada de trabalho ao mesmo tempo possui todas as facilidades acima listadas e ferramentas que auxiliam os gestores e colaboradores do RH na gestão de horas, holerites e cartões de ponto.

Uma das principais ferramentas se ilustra no sistema Super Punch. Ele permite que em uma única tela ocorra a visualização dos registros de ponto, a qualquer momento.

Ele igualmente permite que haja a aprovação de pedidos de ajuste de ponto, ausências e férias, a análise de documentos que justifiquem ausência do colaborador, com exceções de jornada, preparo de folha de frequência e permitir horas extras.

Esse sistema somente pode ser acessado pelos gestores previamente autorizados, o que aumenta ainda mais a segurança das informações e autorizações. Para acessá-lo é necessário que o usuário autorizado acesse o painel de administração da Oitchau, intuitivo e prático.

Com poucos cliques ele permite o desenvolvimento de cartões ponto e holerites, sendo considerados todos os horários marcados, horas extras, horas compensadas, descontadas e ausências desconsideradas por apresentação de justificativa ou permissão do gestor.

Nesse aspecto é importante ressaltar que o fechamento de ponto com o sistema de ponto digital de controle de jornada Oitchau e a ferramenta Super Punch não deixa de levar em consideração as horas relativas aos bancos de horas.

Isso significa que ele analisa quantas horas foram acumuladas para compensação e quantas foram compensadas. Ele permite que haja a customização, que se revela na determinação de regras diferentes para empregados que sejam de diferentes sindicatos em razão de suas atividades.

Para isso, considere que um sindicato permite que apenas metade do labor extraordinário seja destinado à compensação.

O sindicato que atinge outros empregados permite que todas as horas sejam adicionadas ao banco de horas e compensadas. Com o sistema Oitchau, o fechamento da folha considera as nuances específicas de cada grupo. Ele divide quais horas são destinadas à compensação conforme cada caso.

É por isso que o sistema digital Oitchau pode ser a melhor solução para a sua empresa garantir o real controle da jornada dos empregados e o fechamento de ponto sem erros!

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau