ilustração de moça fazendo o controle de ponto pelo celular

Controle de ponto pelo celular: é vantagem para empresas?

A realização do controle de ponto pelo celular é uma grande melhoria no processo de marcação de ponto para os colaboradores, que não mais limitam essa tarefa à prestação de atividades presenciais na empresa.

Este tipo de tecnologia se fez essencial a partir da flexibilização dos modelos de trabalho e o crescimento da opção pelo home office nas empresas.

New call-to-action

Assim, as vantagens não se limitam aos colaboradores, uma vez que o controle de jornada pelo celular é vantajoso especialmente as empresas.

E aqui você vai saber tudo sobre ele e como implementá-lo na sua empresa!

    1. Aumento da produtividade com o controle de ponto pelo celular
    2. Redução dos custos com a manutenção de relógios de ponto
    3. Colaboradores satisfeitos com novas modalidades de trabalho
    4. Redução de custos operacionais

Controle de ponto pelo celular: como funciona?

O controle de ponto pelo celular funciona igual aos demais sistemas de gestão de jornada de trabalho, mas a diferença está na forma em que a marcação é realizada. Neste caso, ela é feita diretamente pelo smartphone ou tablet do próprio colaborador.

Aliás, saiba que o uso deste tipo de sistema é permitido pela lei, especialmente pelas portarias do Ministério do Trabalho e Emprego, em especial a 671/2021.

A marcação funciona de forma simples, basta o colaborador acessar o aplicativo e efetuar a marcação do horário, seja ele de entrada ou de saída.

Como os colaboradores podem acessar o aplicativo de ponto eletrônico no celular?

O formato de acesso pode variar de acordo com o modelo do sistema. 

Em alguns casos, o colaborador precisa inserir um login e senha para realizar os apontamentos de horas. No entanto, alguns sistemas já oferecem tecnologias mais avançadas, como reconhecimento facial e biometria.

Quais são as vantagens do controle de ponto pelo celular na sua empresa?

Uma das principais vantagens do modelo de gestão de ponto pelo celular é que seu funcionamento é online, permitindo que o RH possa realizar o monitoramento ao longo do mês.

E se houver qualquer inconsistência, marcação indevida/incorreta ou duplicada, é possível ajustar.

Mas além disso existem outras vantagens para a empresa no uso do controle de ponto. Veja a seguir.

1. Aumento da produtividade com o controle de ponto pelo celular

Muitas empresas estão sempre se perguntando qual a melhor forma para melhorar a produtividade dos colaboradores na empresa.

E essa não é uma resposta simples, já que algumas empresas não possuem a visão adequada sobre o que de fato abrange o que é produtividade.

É importante ressaltar que a produtividade não se refere a trabalhar muito, mas sim conseguir produzir com qualidade ao longo da sua jornada. Então o que atrapalha a produtividade na empresa?

A resposta pode ser respondida em vários aspectos, como:

  • Excesso de horas extras;
  • Trabalho aos finais de semana (fora da escala ou por uma necessidade especial – que se tornou constante);
  • Acúmulo de banco de horas;
  • Sobrecarga de atividades;
  • Pagamentos incorretos;
  • Impossibilidade de folgas/férias.

E todos os cenários citados acima, podem ser mensurados a partir do uso correto do controle de ponto, pois será possível visualizar os colaboradores que estão sobrecarregados.

Ou com excesso de banco de horas, com férias/folgas pendentes, entre outros.

Ao aliar uma ferramenta de gestão de jornada de trabalho com uma pesquisa de clima, pode ser uma forma interessante para empresa de conseguir analisar essa questão e obter uma resposta satisfatória.

O colaborador quando está insatisfeito, até mesmo com sua carga de trabalho, a produtividade cai bastante, chegando até 50% menos da sua produção normal, sendo um número alarmante para a empresa.

2. Redução dos custos com a manutenção de relógios de ponto

O relógio de ponto – REP – tem um custo alto e necessita de manutenção constante, além das atualizações de softwares que são necessários para o pleno funcionamento.

Apesar de muitas empresas ainda utilizarem os sistemas convencionais de marcação de ponto, por meio de relógios, eles já estão ultrapassados. 

Assim, eles podem ser substituídos pelos aplicativos, que aumentam de forma relevante a eficiência das operações e a segurança, além de promover a redução dos custos.

3. Colaboradores satisfeitos com novas modalidades de trabalho

Com a crescente implementação dos modelos híbrido e remoto, é importante contar com a tecnologia para garantir o controle de ponto. Tendo segurança, praticidade e transparência nas informações, que são exigidas por lei.

4. Redução de custos operacionais

Com o uso do controle de ponto pelo celular, não é apenas o custo de manutenção do REP que fica de lado.

Afinal, as empresas também encontram economia pela redução do consumo de luz, pela manutenção de espaço presencial para trabalho, materiais de limpeza e escritório etc.

Por que usar um aplicativo de ponto?

Este formato traz uma série de vantagens para a empresa. De um lado, a corporação garante o cumprimento de seu dever de controlar a jornada e de pagar as horas extras.

Aqui é importante ressaltar que em 2022 houve uma mudança na lei trabalhista pela exclusão, da CLT, do artigo que dispensava o controle de jornada em home office.

Portanto, ele cabe mesmo para quem não presta serviços na sede da empresa.

Somente há dispensa da necessidade de controle de horas quando o trabalho em home office decorrer da contratação por atividade, e não por jornada, o que é uma exceção nas empresas brasileiras.

Por isso, o controle de ponto pelo celular se mostra como a melhor solução. Ele é prático, seguro e é compatível com as previsões legais.

De outro lado, então, os colaboradores têm a garantia de que seus direitos em relação à jornada serão garantidos.

Não apenas isso, mas também podem desfrutar dos benefícios do home office sem que isso prejudique sua remuneração.

O controle de ponto pelo celular é legal?

Sim! Este formato foi formalizado por meio das portarias de ponto eletrônico digital, sendo a portaria 671 a vigente até o momento.

Assim, além de legal ele também garante uma maior segurança para a empresa, já que os modelos homologados – como o Oitchau – se baseia em sistema de nuvem, de modo que as informações ficam criptografadas e completamente protegidas contra qualquer tipo de manipulação.

New call-to-action

Desse modo, os gestores e colaboradores podem acessar a qualquer momento as informações sobre a sua jornada. O sistema é capaz de fazer a atualização em tempo real do número de horas trabalhadas, horas extras e banco de horas.

Além disso, o sistema Oitchau funciona com marcação a partir de leitura de biometria facial.

Com isso, somente o colaborador podem fazer sua própria marcação, o que mais uma vez elimina as fraudes.

Qual o melhor controle de ponto pelo celular?

A Oitchau possui uma solução completa para atender as empresas que estão buscando melhorar a forma de realizar controle de ponto digital dos seus colaboradores.

Sendo um dos líderes do segmento, oferecendo tecnologia e acessibilidade para a empresa e para os colaboradores, o sistema de controle de ponto  permite uma gestão simples e descomplicada da jornada dos colaboradores.

Assim, ele oferece uma gestão em tempo real, com relatórios e informações disponíveis a qualquer hora.

A marcação do ponto pode ser realizada em qualquer lugar, sem que o colaborador precise estar fisicamente em um determinado local. 

Permitindo que a marcação possa ser feita da residência do colaborador que está em home office.

Todo o sistema é online, então todas as marcações são realizadas com o uso de biometria ou reconhecimento facial através do próprio dispositivo do colaborador.

O registro delas no sistema ocorre em tempo real.

Além disso, é importante destacar que neste caso o sistema não apenas abriga as marcações, mas também faz o tratamento. Isso significa que ele realiza o processamento para fins de horas extras, banco de horas e descontos de atrasos.

Do mesmo modo, faz o cálculo completo.

E o Oitchau ainda é compatível com softwares de holerites! Com isso, é capaz de fazer a comunicação automática dos dados para o contracheque, evitando erros humanos e promovendo a automatização das tarefas do RH.

Quer saber mais sobre o nosso sistema? Faça um teste grátis!

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau