Controle de ponto pelo celular

Controle de ponto pelo celular: é vantagem para empresas?

A realização do controle de ponto pelo celular é uma grande melhoria no processo de marcação de ponto para os colaboradores, pois não existe a necessidade de estar fisicamente presente no escritório para realizar a marcação.

E nessa época de pandemia, esse tipo de sistema de ponto foi muito importante para que as empresas pudessem manter o controle adequado.

Apesar de ser uma tecnologia recente, é uma forma eficaz de realizar a gestão do ponto eletrônico dos colaboradores independente da localização, já que muitas empresas prestam serviços fora do seu escritório, o que acabava complicando a rotina dos profissionais.

Não apenas para os colaboradores que o controle de ponto através do celular foi vantajoso, as empresas também sentiram a diferença em vários pontos quando iniciaram o uso desse formato de controle.

Quer saber o que mudou para as rotinas? Continue lendo!

planilha Controle de Horas e Folha de Ponto

Controle de ponto pelo celular: como funciona?

O controle de ponto pelo celular funciona igual aos demais sistemas de gestão de jornada de trabalho, mas a diferença está na forma em que a marcação é realizada, já que nesse caso, é feita diretamente pelo smartphone ou tablet do próprio colaborador.

De acordo com a Portaria TEM 373/11, o controle de ponto alternativo é uma das formas permitidas por Lei para realizar o controle do ponto dos colaboradores.

controle de ponto

Mas apesar do uso legalmente permitido, ele deve realizar a emissão de atestados dos responsáveis pela fabricação dos sistemas, além da necessidade de ter o respaldo de um acordo entre o sindicato dos trabalhadores com a empresa, indicando o formato de controle de ponto praticado.

Toda a regulamentação a cerca do seu uso é para garantir que o controle de ponto pelo celular seja realizado de forma assertivo, responsável e com qualidade na sua prática.

Quais são as vantagens de adotar o controle de ponto pelo celular na sua empresa?

Uma das principais vantagens do modelo de gestão de ponto pelo celular é que seu funcionamento é online, permitindo que o RH possa realizar o monitoramento ao longo do mês, e se houver qualquer incoerência, marcação indevida/incorreta, é possível ajustar.

Mas além disso existem outras vantagens para empresa no uso do controle de ponto, veja a seguir.

1. Aumento da produtividade com o controle de ponto pelo celular

Muitas empresas estão sempre se perguntando qual a melhor forma para melhorar a produtividade dos colaboradores na empresa, e essa não é uma resposta simples, já que algumas empresas não possuem a visão adequada sobre o que de fato é produtividade.

É importante ressaltar que a produtividade não se refere à trabalhar muito, mas sim conseguir produzir com qualidade ao longo da sua jornada de trabalho.

O que atrapalha a produtividade na empresa?

A resposta pode ser respondida em vários aspectos e sob várias óticas, mas encontramos os principais motivos:

  • Excesso de horas extras;
  • Trabalho aos finais de semana (fora da escala ou por uma necessidade especial – que se tornou constante);
  • Acúmulo de banco de horas;
  • Sobrecarga de atividades;
  • Pagamentos incorretos;
  • Impossibilidade de folgas/férias.

E todos os cenários citados acima, podem ser mensurados a partir do uso correto do controle de ponto, pois será possível visualizar os colaboradores que estão sobrecarregados, ou com excesso de banco de horas, com férias/folgas pendentes, entre outros.

Ao aliar uma ferramenta de gestão de jornada de trabalho com uma pesquisa de clima, pode ser uma forma interessante para empresa de conseguir analisar essa questão e obter uma resposta satisfatória.

O colaborador quando está insatisfeito, até mesmo com sua carga de trabalho, a produtividade cai bastante, chegando até 50% menos da sua produção normal, sendo um número alarmante para a empresa.

2. Redução dos custos com a manutenção de relógios de ponto

O relógio de ponto – REP tem custo alto e necessita de manutenção constante além das atualizações de softwares que são necessários para o pleno funcionamento para a marcação adequada.

controle de ponto

O custo com a operacionalização do relógio de ponto é bem alto para a empresa, pois além do custo de instalação existe o custo com a manutenção.

Apesar de muitas empresas ainda utilizarem os sistemas convencionais de marcação de ponto, através de relógios, eles já estão ultrapassados e podem ser substituídos pelos aplicativos, que aumentam de forma relevante a eficiência das operações e a segurança, promovendo a redução dos custos.

3. Colaboradores satisfeitos com novas modalidades de trabalho

Com a pandemia, muitas empresas precisaram se adaptar a uma nova realidade, que era adotar um novo modelo de trabalho para conseguir suportar esse momento de crise com o menor impacto possível.

Mas, com as atividades sendo retomadas de forma gradativa, algumas empresas entenderam que o home office é um modelo de trabalho viável.

E muito desse entendimento partiu da percepção de que certas obrigações legais, como a marcação do ponto pode ser realizado à distância pelos colaboradores e ainda foi possível reduzir as despesas fixas com o relógio de ponto utilizado no escritório.

Mas quais foram os ganhos com a adoção do Home Office para as empresas e para os colaboradores?

A adoção de modelos híbridos, alternando entre a presença física no escritório uma ou duas vezes da semana e o restante em home office permitiu uma retomada segura para as empresas ao longo da pandemia.

Mas, foi possível observar uma redução dos custos, em um contexto geral, para a empresa foram bem relevantes. As empresas reduziram custos com locação de espaço, eletricidade, água, custos com papelaria, horas extras.

Além disso, para as empresas que operavam com um controle de ponto com um sistema mais antigo, foi necessário uma readequação, e com isso, houve uma redução de custos significativa.

E para os colaboradores foi uma mudança importante e muito relevante, já que o tempo que era perdido com o deslocamento pode ser aproveitado de formas melhores, tanto para o trabalho, quanto para o aperfeiçoamento pessoal e mais tempo com a família. E com isso, todos saíram ganhando!

As empresas melhoram sua produtividade, já que os colaboradores estão mais engajados e satisfeitos, e os colaboradores estão mais felizes, já que podem aproveitar melhor o seu tempo.

Plataforma Oitchau para o controle de ponto pelo celular

A Oitchau possui uma solução completa para atender as empresas que estão buscando melhorar a forma de realizar controle de ponto digital dos seus colaboradores.

controle de ponto

Sendo um dos líderes do segmento, oferecendo tecnologia e acessibilidade para a empresa e para os colaboradores, o sistema de controle de ponto Oitchau permite uma gestão simples e descomplicada da jornada dos colaboradores, oferecendo gestão em tempo real, com relatórios e informações disponíveis a qualquer hora.

A marcação do ponto pode ser realizada em qualquer lugar, sem que o colaborador precisa estar fisicamente em um determinado local, permitindo que a marcação possa ser feita da residência do colaborador que está trabalhando em Home Office.

Todo o sistema é online, então todas as marcações são realizadas com o uso de biometria ou reconhecimento facial através do próprio dispositivo do colaborador.


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