Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
Controle de absenteísmo

Controle de absenteísmo: Como fazer de maneira eficiente?

Faltas recorrentes e atrasos estão dentre os principais problemas que são encontrados por empresas em relação aos seus empregados, essas atitudes podem resultar em problemas à organização e às suas atividades e prazos, o que torna crucial a busca de meios para controle de absenteísmo.

Para auxiliar nessa busca da melhoria dos processos de sua empresa e na diminuição da abstenção dos colaboradores que é tão prejudicial às empresas, independentemente da natureza elas, nós separamos algumas dicas importantes que podem ajudar a eliminar ou a diminuir em grande escala o absenteísmo. Continue lendo e confira.

Absenteísmo: Causas e consequências

O absenteísmo se ilustra pelas faltas dos empregados ao trabalho. Eles deixam de se apresentar nos horários previamente combinados em contrato ou termo adicional de contrato ou perdem parte da jornada devido aos atrasos.

Para muitas pessoas essas atitudes podem simplesmente demonstrar um mau empregado, mas isso não é totalmente verdade.

Ele pode surgir a partir do desinteresse pelas atividades que pode ser decorrente da falta de apresentação de oportunidades, de instigar os colaboradores ou mesmo da concessão de condições que o façam se engajar em prol da organização.

É claro que quando são tomadas medidas de controle ao absenteísmo e o empregado mesmo assim não demonstra melhora em sua postura isso deve ser analisado com olhos mais rigorosos.  Em um primeiro momento é que isso deve ser visto com olhos de análise e não condenação.

Conforme a hipótese citada as causas do absenteísmo podem ser diversas. Elas podem estar resguardadas nas seguintes situações:

  • Falta de engajamento;
  • Ausência de políticas de cargos e salário e oportunidades de crescimento;
  • Busca de emprego em outros lugares;
  • Falta de controle de jornada de trabalho efetivo.

Já as consequências do absenteísmo são completamente negativas para a empresa.  Quando o empregado deixa de se apresentar para a realização de suas atividades outros empregados podem ficar sobrecarregados para suprir os serviços que ele prestaria. São outras consequências comuns da abstenção:

  • Acúmulo de trabalho;
  • Perda de prazos;
  • Reclamações de clientes;
  • Problemas no setor.

Controle de absenteísmo: Tomando as rédeas da situação

Existem algumas formas inteligentes de controlar a abstenção dos empregados e listamos as principais delas para que você garanta sua máxima produtividade.

Programa de assiduidade

Uma opção não raro escolhida pelas empresas é o desenvolvimento de um programa de assiduidade. Ele funciona da seguinte maneira: a empresa estabelece uma meta para os empregados em relação às faltas. Eles devem ter nenhuma ausência injustificada ou um número limitado desta para que seja premiado.

O prêmio pode ser variado. Muitas empresas compensam com um dia de folga em dia que seria laborado, pagamento de prêmio, vale presente ou um plus salarial pontual para o mês da premiação.

Esse tipo de adicional não é previsto na CLT. Ele pode ser desenvolvido pela empresa e estabelecido como parcela remuneratória sem fins salariais e de pagamento resultante da vontade das partes.

Ele pode auxiliar em muito no controle de absenteísmo e engajar cada vez mais os trabalhadores que passam a faltar menos, produzir mais e empenhar-se perante a organização.

Política interna de jornada

Outro ponto importante é a política interna de jornada de trabalho que deve ser desenvolvida para que os empregados visualizem a importância da sua presença e ao mesmo tempo sejam informados sobre o número máximo de horas extras e punições que podem ser aplicadas nos casos de abstenção, entre outros dados importantes que ajudam a manter as atividades organizadas.

Sistema de gestão de férias e ausências

A melhor opção para o controle de absenteísmo é um controle efetivo sobre as ausências, a partir de um sistema de gestão de férias e ausências na plataforma Oitchau, que é uma das mais completas do mercado, junto com o controle de ponto digital.

É possível realizar a gestão completa em relação à jornada de trabalho e as ausências, tanto programadas quanto não programadas. A partir de uma gestão efetiva, o RH consegue analisar quais são os dias ou os colaboradores que possuem os mais índices de absenteísmo e aprofundar as causas.

Com o sistema de controle de ausências, todas as ausências que foram programadas, como folgas, férias e os atestados serão acompanhados em tempo real, da mesma forma como as ausências que não estavam programadas.

O sistema Oitchau de gestão de ausências permite que haja o agendamento de faltas que podem ser justificadas (com apresentação de documentos médicos, por exemplo) ou não (nesse caso aquelas que não são previstas em lei, mas que são desconsideradas pelo empregador por costume).

Esse agendamento pode ou não ser acatado pelo gestor que recebe o requerimento em tempo real e pode respondê-lo imediatamente. Essa resposta é recebida pelo empregado interessado na dispensa de um dia de trabalho ou de algumas horas de forma imediata.

Cabe ressaltar que licenças médicas com atestado são garantidas aos empregados sem prejuízo do salário e podem ser apresentadas até mesmo após a falta. Para estes casos o aplicativo da Oitchau permite igualmente a anexação do atestado de forma que dispensa o uso de documentos físicos que podem ser perdidos e sempre garante que ambas as partes tenham comprovante da entrega documental.

Já o sistema digital auxilia no controle das horas extras realizadas ao longo do mês e a orientar o empregado sobre como ele deve prestar sua jornada e conforme quais regras. Evita fraudes e manipulações de ponto, garantindo a segurança das informações por ele resguardadas.

O controle digital oferecido pela Oitchau oferece essas funcionalidades importantes e muitas outras que são excelentes na busca do controle do absenteísmo. É possível afirmar que o sistema da marca é mais complexo e abrangente, o que faz com que preveja outras situações e as desburocratizem, tornando os serviços dos gestores e dos empregados de RH mais fáceis.

Isso significa que, em relação a esse ponto, o controle de absenteísmo é mais efetivo quando acompanhado pelo sistema Oitchau que auxilia no controle em tempo real de minuto a minuto uma vez que é acessado a qualquer momento pelos gestores e concentra informações diversas em um único sistema.

Além do controle de absenteísmo outro tipo de ausência que pode ser combinado entre empregado e gestor pelo sistema digital Oitchau condiz ao período de férias e afastamento do empregado para descanso. Isso pode ser combinado e/ou demandado nos mesmos moldes dos avisos e pedidos de ausências.

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau