Jornada de trabalho

Jornada de trabalho: Prejuízos causados pela gestão incorreta

A gestão inadequada da jornada de trabalho, pode causar diversos problemas para a empresa, tanto financeiros quanto judiciais, já que o ponto dos colaboradores não refletirá a realidade praticada, infringindo os direitos garantidos por lei dos funcionários.

Realizar a gestão da jornada de labor dos colaboradores é primordial para que os negócios possam caminhar à passos largos, e o controle de ponto bem como o controle das horas que foram trabalhadas, extras e banco de horas. Quando ele é realizado adequadamente, a empresa evita inúmeros prejuízos, e ainda ganha em agilidade nos processos.

Para que você entender quais são os prejuízos que podem ser sofridos pela empresa na gestão inadequada na jornada trabalhada pelos colaboradores.

Prejuízos causados pela gestão inadequada da jornada de trabalho

Os prejuízos que são causados pela gestão inadequada, ultrapassam os limites de queda de produtividade dos colaboradores, acaba atingindo outras esferas, como processos judiciais trabalhistas, falhas nas execuções das atividades, sobrecargas de profissionais, turnover, absenteísmo, presenteísmo, entre outros prejuízos.

Separamos os principais prejuízos, para que você analise se algumas das situações que listamos abaixo estão acontecendo na sua empresa, para que você consiga corrigir a tempo, evitando mais prejuízos financeiros. Junto com os problemas, apresentamos soluções simples, mas que podem fazer toda a diferença para uma gestão adequada de jornada laborada pelos colaboradores. Veja a seguir!

planilha Controle de Horas e Folha de Ponto

Redução da produtividade dos colaboradores

A gestão inadequada do controle das horas que são laboradas pelos colaboradores, pode ser um fator para a queda na produtividade das equipes. O cumprimento dos horários estabelecidos para o labor está diretamente relacionado com o tempo que é dedicado para execução de cada atividade diária, e com isso, ligados à produtividade.

Quando um colaborador excede a sua jornada, atuando nas horas extras, ela está colocando mais tempo nas atividades que ainda precisam ser desempenhadas. Gerando um desagaste físico e mental com o passar do tempo, e conforme isso for virando uma normalidade, o desgaste aumenta a cada dia.

E o resultado disso, é uma queda considerável no rendimento e produtividade dentro das horas estabelecidas para o labor, de acordo com o contrato de trabalho individual.

Para evitar que esse tipo de situação ocorra na empresa, é importante integrar um sistema de ponto adequado, integrado com a folha de pagamento, para evitar mais horas trabalhadas pelas equipes, e assim ser possível analisar as horas que são trabalhadas pelos colaboradores.

Com o uso de um sistema adequado, é possível gerar vários relatórios diretamente pelo sistema, que são gerados automaticamente, simplificando o processo de acompanhamento da equipe de RH, e de forma que seja possível a adoção de estratégias para eliminar da empresa o presenteísmo e o absenteísmo.

Aumento de custos trabalhistas com os colaboradores

Os prejuízos financeiros que são causados pela gestão inadequada da jornada de trabalho, podem resultar no aumento dos custos com pagamento de horas excedentes, elevação das faltas e atrasos, e intervalos que não são cumpridos conforme deveriam.

Todos esses pontos geram erros de cálculos na folha de pagamento e/ou lançamentos que não estão certos na folha de ponto, sendo necessário ajustes posteriores pela equipe de RH.

E para evitar que esses problemas acometam a empresa, é importante que aconteça a adoção de um sistema de controle de ponto adequado e moderno, para que a empresa consiga reduzir todos os custos. Já que os cálculos das horas devidas serão realizados de forma automática, com atualização em tempo real.

E as horas extras serão analisadas pelos gestores responsáveis, de forma que seja possível traçar um plano de ação para entender o motivo de tantas horas excedentes de labor, e verificar as possibilidades para reduzi-las.

Os gestores poderão avaliar de forma individual ou conjunta o desempenho e produtividade, sendo possível analisar quem está com muitas atividades, e quem está com poucas atividades, e ao descobrir esse ponto, remanejar atividades, para que todos tenham responsabilidades compatíveis com seu horário de trabalho.

Processos judiciais trabalhistas

Processos trabalhistas por gestão inadequada de ponto eletrônico dos colaboradores é uma das causas mais comuns da empresa ter problemas com a Justiça, principalmente em casos onde a empresa não tem o controle ou realiza o controle com métodos inadequados ou antiquados (que não são recomendados pelo Ministério do Trabalho), como:

  • Controle manual de ponto;
  • Controle em cadernos ou livros;
  • Controle por planilhas em Excel.

Para que a empresa evita a incorrência de processos judiciais, é importante a utilização de ferramentas adequadas para realizar a gestão da jornada trabalhada pelos colaboradores, de forma que seja possível prevenir ocorrências de reclamações de cunho trabalhista.

Garantindo que as normas vigentes sejam devidamente cumpridas, mitigando os impactos para a empresa em relação aos processos, cumprindo as leis do trabalho que estão vigentes, e aumento a transparência na relação entre o colaborador e o empregador, garantindo muito mais tranquilidade.

Aumento da carga horária trabalhada pelo RH para realização a consolidação de informações da jornada de trabalho

A área de recursos humanos e os gestores que atuam nessa frente estão sempre buscando novas formas de otimizar todos os processos do setor, já que são inúmeras rotinas manuais, consolidação de informações oriundas de várias fontes, digitalização de documentos (atestados, laudos médicos, entre outros).

O que acaba gerando uma sobrecarga para esses profissionais, principalmente se a empresa não aderir a um controle de ponto eficiente, utilizando tecnologias modernas e muito mais adequadas para a realidade que vivemos atualmente.

A plataforma Oitchau é o controle que a sua empresa está procurando, utilizando tecnologias de ponta, com software que busca facilitar a vida dos profissionais de RH, otimizando as rotinas e gerenciando o ponto com qualidade. E assim, é possível otimizar a rotina da equipe de RH, já que os relatórios de controle de ponto e gestão de jornada de trabalho serão automáticos.

Acabando assim com a infinidade de informações que precisavam ser consolidadas, para o fechamento da folha de pagamento, gestão de férias, controle de ausências, banco de horas, horas extras, entre outras demandas que são de responsabilidade do RH.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau