biometria facial

Biometria facial: Quais tipos de softwares para usar?

A biometria facial já é uma realidade que é aplicada para diversos fins em situações igualmente variadas. Vem se tornando uma tendência no controle de jornada das empresas.  

Inclusive, muitas pessoas possuem esse tipo de tecnologia na palma da mão, como é o caso de celulares que fazem o reconhecimento da face para desbloqueio do aparelho ou mesmo de aplicativos. Cada vez mais aeroportos brasileiros têm adotado o sistema para intensificar a segurança de voos internacionais.

New call-to-action

Tecnologias que atuam com base no reconhecimento do rosto têm sido cada vez mais aplicadas pelas empresas para fins diversos. É possível, por exemplo, realizar o controle de ponto com o uso da biometria facial. Liberações de espaços ou mesmo acesso a programas e dados podem ser instrumentalizados com esse tipo de identificador.

Abaixo, confira quais são os tipos de softwares que podem ser compatíveis com o uso do reconhecimento da face para as empresas e porque investir nesse tipo de solução empresarial tecnológica!

Biometria facial para acesso e registros: Quais são os tipos de softwares compatíveis?

Atualmente existem diversos softwares que se mostram compatíveis com o uso do reconhecimento do rosto para ações diversas. A maioria deles pode ser aplicada dentro das organizações privadas e promovem mais a segurança das empresas, assim como agilizam seus processos.

Conheça alguns dos principais softwares disponíveis que são compatíveis com o reconhecimento facial.

1.      Oitchau

A Oitchau oferece diversas soluções práticas e acessíveis às empresas, o que é possibilitado pelo seu eficiente controle digital de ponto. Ele nada mais é que um sistema acoplado ao relógio de ponto eletrônico que capta informações e as disponibiliza automaticamente, sem grandes burocracias ou necessidade de ação humana.

Esse sistema conta com a possibilidade de utilização de controle por reconhecimento facial. Para isso, oferece o registro em apenas 03 segundos e uso offline em caso de instabilidade da conexão com a internet.

Cabe destacar que esse software se vale do reconhecimento de voz, que pode ser utilizado, assim como o facial, sem necessidade de toque. É uma novidade que condiz em muito com o atual cenário mundial referente ao Coronavírus.

Ressaltamos que a plataforma permite acesso por tablet ou celular, de forma que é essencial para o controle de jornada home Office.

2.      Valmep

Outro software que é oferecido para controle de acesso e registro de jornada com base no reconhecimento facial é o Valmep. Esse sistema pode exigir que o colaborador se reposicione diversas vezes até que o algoritmo do programa seja capaz de reconhecê-lo.

Em caso de dificuldade de reconhecimento ou alerta referente à fraude o sistema automaticamente lança um alerta para o gestor.

3.      Oneself

O terceiro software que oferece o uso de biometria facial para fazer o reconhecimento de pessoas para registro de informações ou liberação de acesso é o Oneself. Seu uso é exclusivamente indicado para operadoras de saúde na tentativa de barrar fraudes aos planos de saúde em clínicas, hospitais e laboratórios.

Esse software, especificamente, é destinado a reconhecer quando uma pessoa tenta se fazer passar por outra que é segurada por um plano de saúde particular. Diferentemente dos anteriores ele não é destinado ao controle de jornada.

Cabe ressaltar que embora nosso foco seja concernente à utilização dos softwares de reconhecimento facial para empresas e controle de jornada e acesso, eles são aplicados em diversas operações.

Uma delas é a oferecida pelo Oneself. Conforme brevemente citado, ele tem sido utilizado em larga escala nos aeroportos, sendo que até o ano passado ao menos 16 unidades brasileiras já haviam adotado o sistema de biometria facial em voos internacionais.

Muitos países estão adotando os sistemas de reconhecimento de face em câmeras localizadas nas ruas a fim de identificar eventuais criminosos que estejam sendo procurados. Embora pareça coisa de ficção, o reconhecimento de face está entre nós!

São diversos os fins para os quais o reconhecimento pode ser aplicado. Dentre eles, estão aqueles destinados às empresas, que podem auxiliá-las, e muito, no controle dos seus espaços e dos horários laborados pelos empregados ao mesmo tempo em que evitam fraudes e melhoram a segurança do local de trabalho.

Ainda não está convencido? Então veja, abaixo, todas as vantagens que podem ser introduzidas na sua empresa após a adoção dos sistemas que fazem reconhecimento da face para registros ou mesmo concessão de permissão de acesso.

Por que adotar o sistema de biometria facial na sua empresa?

O sistema é facilmente operado e necessita apenas de poucas adaptações para ser colocado em prática. Ele agiliza operações e confere maior segurança à empresa. Confira!

1.      Compatível com a legislação trabalhista

Em primeiro lugar, merece destaque o fato de que o uso do reconhecimento de face para controle de jornada e de acesso na empresa é completamente compatível com as regras trabalhistas.

Nesse caso, ele é acoplado a um sistema que cumpre com todas as exigências tanto da CLT quanto do Ministério do Trabalho e Emprego. Contém, todos os registros necessários e informações relevantes e oferece plena segurança dos dados contra perdas e manipulações.

2.      Maior praticidade para o registro de ponto com biometria facial

O uso do reconhecimento do rosto para marcação de jornada dispensa que o empregado decore senhas e códigos ou que se lembre de sempre portar um cartão magnético para o registro de ponto.

O sistema é altamente intuitivo e não precisa que o colaborador fique alterando seu posicionamento perante o tablet ou celular, uma vez que são vários os fatores usados para o reconhecimento que independem de posição, não exigem um encaixe específico.

3.      Agilize o processo de marcação da jornada

Conforme apontado anteriormente, o sistema da Oitchau, por exemplo, exige apenas 03 segundos para completar o reconhecimento de um colaborador, seja para liberações de acesso ou registro de ponto.

Esse tipo de sistema evita filas causadas no momento da entrada ou saída dos empregados e permite que em poucos segundos eles possam seguir.

4.      Proteção da empresa e dos colaboradores

Para se ter noção, mesmo gêmeos considerados idênticos podem ser diferenciados por um sistema de reconhecimento facial. Isso demonstra a segurança com a qual opera esse tipo de ferramenta que se vale de vários traços, como distância entre olhos, orelha e disposição facial para reconhecer uma pessoa.

New call-to-action

Isso significa que a adoção de um sistema de reconhecimento da face aumenta mais a segurança da sua empresa. De um lado permite maior controle da circulação de pessoas em certos espaços; de outro, evita fraudes de marcação da jornada, como em casos em que um colaborador registra o horário de outro que não se encontra nas imediações da empresa.

5.      Facilidade e automatização de processos

O sistema de reconhecimento de face é interligado aos sistemas digitais de ponto. Ele auxilia na automatização de tarefas burocráticas e concede, desde logo, acesso aos dados de jornada.

6.      Controle de jornada prestada remotamente através da biometria facial

Finalmente, outro ponto que se destaca no reconhecimento da face para controle de acessos e de jornada é a possibilidade de ele ser instalado, em celulares e outros tablets.

Isso permite que o trabalhador que esteja prestando serviços fora da sede empresarial ou mesmo em situação de home Office não deixe de registrar sua jornada. Não há qualquer necessidade de alteração do software de controle de horários, uma vez que o reconhecimento biométrico da face pode ser utilizado em qualquer lugar.

Com todas essas informações é possível concluir que o reconhecimento facial é uma verdadeira revolução que beneficia as empresas em diversas frentes. Não deixe de considerar aplicá-lo e entrar de vez na era moderna!

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau