Registro de ponto eletrônico

Registro de ponto eletrônico: veja as vantagens

O controle de horários dos colaboradores é essencial para as empresas e, para isso, o registro de ponto eletrônico é excelente. Caso a sua empresa ainda não use esse tipo de sistema, saiba que é hora de repensar a gestão de horas.

Embora o controle de ponto seja obrigatório para empresas com ao menos 20 colaboradores, todas têm motivos para fazê-lo. Afinal, somente ele garante que as horas extras são pagas corretamente, bem como que os limites de jornada têm respeito.

Para isso, existem vários tipos de sistemas. Mas nenhum é tão prático quando o eletrônico. E o que faz dele tão importante e interessante é o que veremos hoje. Continue lendo e veja todos os benefícios em adotá-lo!

Sumário

O que é um registro de ponto eletrônico?

Registro de ponto eletrônico

Esse é um sistema que utiliza tecnologias tais como aprendizado de máquina e inteligência artificial (IA) para trabalhar. Assim, automatiza uma série de serviços, bem como ajuda na organização do controle de horas.

Um registro de ponto eletrônico se combina a um software. É ele, então, que permite a marcação de horas, bem como a gestão das horas e o cálculo delas.

planilha Controle de Horas e Folha de Ponto

Cabe ressaltar que esse sistema se difere do relógio de ponto eletrônico, conhecido popularmente como REP. 

Afinal, o REP depende de uma ferramenta física (o relógio de ponto), marcação geralmente por cartão (crachá) e que não permite acesso às horas a qualquer momento. Somente é possível ter acesso às informações ao final do mês/período de contabilização de horas.

Por outro lado, o registro eletrônico de ponto permite acesso de formas diversas, como por sistema central (como tablet) ou pelo celular ou computador. Além disso, ele permite consulta às horas a qualquer momento e faz o tratamento delas automaticamente.

Um bom exemplo de um registro eletrônico de ponto é o sistema Oitchau. Ele é automático, rápido e inteligente. Ainda, é bastante intuitivo, além de prezar pela segurança e transparência dos dados.

Por que usar um registro de ponto eletrônico? Conheça vantagens

Registro de ponto eletrônico

O sistema de ponto eletrônico é, sem sombra de dúvida, o mais moderno e melhor que existe hoje no mercado. Portanto, não perca a oportunidade de conferir os benefícios que ele oferta e porque ele é a melhor alternativa!

Desburocratize seu RH

Um dos principais benefícios na aposta em um registro de ponto eletrônico é que ele auxilia na desburocratização do departamento de Recursos Humanos, responsável pela gestão de talentos.

Afinal, considere que ao final do mês recai sobre esse setor o fechamento de horas e o desenvolvimento de documentos tais como cartões ponto e holerites. E isso, além de maçante, é repetitivo e burocrático.

Em pleno ano de 2021 não faz sentido utilizar um sistema de ponto que exige cálculos manuais e humanos. E, saiba, o registro de ponto eletrônico, tal como é o da Oitchau, sabe disso! Por isso, ele automatiza essas funções.

Ou seja, ele realiza o cálculo automático das horas, bem como pode se acoplar ao sistema de geração de holerite. Com isso, economiza tempo dos colaboradores do RH e permite que eles se concentrem em atividades de gestão de pessoas.

Agilize a marcação de ponto

Outra questão interessante em usar um registro de ponto eletrônico é que ele permite agilizar a marcação de horários. Ou seja, tornar o processo de registro de entrada, saída e intervalos mais rápido.

Para se ter noção, o sistema de registro Oitchau permite marcação em apenas 3 segundos. Baseia-se na leitura da biometria facial a partir da ativação por comando de voz. Com isso, é rápido, seguro e intuitivo.

Dessa forma, nunca mais passe por situações em que os cartões de ponto estão incompletos por esquecimento, pelos colaboradores, do crachá. Aqui esse tipo de erro e problema é completamente eliminado.

Tenha em mãos dados concretos sobre horas extras quando e onde quiser

Um sistema de ponto eletrônico permite que você tenha em mãos dados sobre as informações sobre os registros e jornadas sempre que quiser. Uma vez que elas permanecem em sistema de nuvem, podem ser acessadas online de qualquer lugar.

Além disso, os dados ficam organizados. Isto é, assim que há uma marcação de horário o sistema a identifica e registra. Ao fazê-lo, atualiza o número total de horas de labor no mês, o número de horas extras e o banco de horas.

Segurança dos dados

Ainda, é impossível não falar que um dos benefícios do registro eletrônico de ponto é a segurança que ele concede aos dados. Eles ficam registrados em sistema de nuvem e dispensam servidores físicos.

Da mesma forma, são seguros contra fraudes e alterações. Portanto, com ele é possível manter a transparência das informações, bem como a proteção delas.

Garanta a prática da política de horas extras interna

Ter uma política interna de horas extras é muito interessante. Com ela é possível garantir o respeito à lei, como a prestação de até 2 horas extras por dia. Ainda, note que a sua empresa pode limitar ainda mais essa possibilidade.

Por exemplo, sua empresa pode estipular que o máximo de horas extras, diariamente, é de 1 hora. Da mesma forma, que os colaboradores necessitem de autorização para a prestação de labor extraordinário.

Contudo, note que mesmo quando os colaboradores extravasam a política interna, ainda merecem o pagamento das horas. Por isso, cabe aos gestores trabalhar de forma a garantir que haja o respeito aos limites, inclusive com advertências e suspensões, caso necessário.

Controle o horário de todos os colaboradores, independentemente do local de trabalho

Um registro de ponto eletrônico permite o controle de horas de todos os colaboradores, independentemente de onde eles prestem os serviços. Em outras palavras, controla tanto os de trabalho presencial, quanto os externos e em home office.

Isso é possível uma vez que o sistema pode se apresentar, na empresa, em um quiosque com tablet para marcação. Da mesma forma, fica disponível para acesso remoto, como por celular. Assim, é possível manter o controle das horas de todos funcionários!

Garanta dados completos e seguros conforme lei

Por fim, saiba que o registro de ponto eletrônico, tal como o da Oitchau, é completamente compatível com a lei, seja em relação às autorizações necessárias, aos dados que resguarda e à forma de funcionamento.

Enviar comentário

Oitchau - Registro de ponto por reconhecimento facial
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau