Controle de Ponto e RH - Gestão de Pessoas

Por que sua empresa precisa de um Controle de Ponto com trava WiFi?

Quando o assunto é controle de ponto, a pergunta principal que devemos fazer para escolher um método é: esse método me garante a veracidade das informações?

Isso porque o registro de horas trabalhadas impacta funcionários, empresa e folha de pagamento igualmente. Um erro no cálculo de horas trabalhadas, por exemplo, pode acabar em um processo trabalhista contra a empresa. Assim como uma tentativa de fraude no registro de ponto pode acabar em processo contra o funcionário.

Segundo dados recentemente publicados do TST (Tribunal Superior do Trabalho), só entre Janeiro e Outubro de 2018 foram registrados no Brasil 272.425 novos processos trabalhistas, sendo o principal motivo o pagamento incorreto de horas trabalhadas ou horas extras.

Nos EUA, só práticas de buddy punching (ou “ponto amigo”), custam mais de $373 milhões de dólares aos empresários todos os anos. Buddy punching é quando um colaborador pede ao colega de trabalho para bater ponto em seu lugar, e esse colega aceita seja por amizade, ou até mesmo por dinheiro.

Agora você deve estar se perguntando: o que fazer para proteger minha empresa e evitar isso? É o que vamos discutir agora!

 

Controle de Ponto Digital: a tecnologia a favor de empresários e colaboradores

Com a aprovação da Portaria 373, pelas Consolidações das Leis Trabalhistas (CLT) em 2011, que regulamenta o uso de métodos alternativos de controle de ponto, surgiram no mercado novas opções muito mais modernas e avançadas em tecnologia, com poder de revolucionar a maneira como o RH faz gestão das jornadas de trabalho.

A Portaria 373 prevê o seguinte:

Art.1º Os empregadores poderão adotar sistemas alternativos de controle da jornada de trabalho, desde que autorizados por Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho.

  • 1º O uso da faculdade prevista no caput implica a presunção de cumprimento integral pelo empregado da jornada de trabalho contratual, convencionada ou acordada vigente no estabelecimento.
  • 2º Deverá ser disponibilizada ao empregado, até o momento do pagamento da remuneração referente ao período em que está sendo aferida a freqüência, a informação sobre qualquer ocorrência que ocasione alteração de sua remuneração em virtude da adoção de sistema alternativo.

O respaldo da lei abriu portas para maneiras mais criativas de fazer controle de ponto e gestão de pessoas, tornando os métodos mais tradicionais como caderno de ponto defasados.

Principalmente por essas soluções mais criativas serem muito mais seguras e apresentar métodos muito mais avançados para garantir a veracidade das informações registradas quando um funcionário bate ponto.

São exemplos de sistemas alternativos:

Esses sistemas permitem que o colaborador bata ponto inserindo sua digital numa máquina fixada no local de trabalho, no primeiro caso. E no segundo que o colaborador bata ponto usando seu próprio smartphone com um aplicativo instalado.

 

Métodos de segurança e verificação de ponto

No caso de controle de ponto por aplicativo, com o Oitchau, são utilizados diversos métodos automatizados para verificar as informações mais importantes numa marcação de ponto: a identidade do colaborador, a localização exata dele e hora do registro.

Verificação de Identidade

É identificado o número de celular do colaborador, juntamente com o aparelho cadastrado no sistema. Se o colaborador perde o aparelho e compra um novo, por exemplo, ele deve ter esse novo aparelho aprovado no sistema para poder bater ponto. Se ele coloca o chip num outro aparelho, o sistema também percebe e não autoriza o acesso.

Verificação de Hora

O horário do registro de ponto é verificado pela operadora do número de celular, que está de acordo com a localização e fuso horário reais do colaborador. Se ocorre tentativa de manipulação do relógio do celular, o sistema identifica, alertando que o horário não está  condizente, e o colaborador pode bater o ponto, mas esse ponto é notificado ao Supervisor para aprovar ou recusar.

 

Verificação de Localização por WiFi

A localização é uma das maiores preocupações, principalmente em caso de profissionais terceirizados, gestão de equipes externas, plantões médicos, empresas que tem muitas unidades, que não é possível confirmar visualmente a presença do colaborador.

Uma das soluções trazida por aplicativos de controle de ponto, como o Oitchau, é que a empresa pode solicitar que o colaborador confirme sua localização por GPS, Bluetooth ou WiFi.

No caso do WiFi, o colaborador não precisa necessariamente conectar-se, mas precisa estar próximo do ponto de conexão para que seu ponto seja validado.

Caso a proximidade com o ponto WiFi não for validada, o colaborador pode bater ponto, mas esse ponto fica como pendente para avaliação do Supervisor, que é notificado imediatamente sobre o ocorrido.

 

Benefícios do ponto com trava por WiFi

Os benefícios de solicitar a validação da localização do colaborador por meio de um ponto de conexão WiFi são diversos:

  • Garantia de que o colaborador está, de fato, no local de trabalho
  • Proteção da sua empresa contra possíveis fraudes de ponto
  • Mapeamento das localizações por onde cada colaborador passa
  • Mapeamento do total de horas trabalhadas por localização
  • Segurança e transparência para colaboradores, gestores e empresa
  • Histórico de dados seguro e acessível em caso de processos trabalhistas

Controle de Ponto

 

Conclusão

Utilizar um controle de ponto com trava WiFi é, antes de tudo, uma maneira de prevenir quaisquer problemas com o registro de ponto dos colaboradores. De garantir que as informações são verdadeiras, e que existe uma relação transparente entre empregado e empregador.

É claro que também oferece respaldo caso haja problemas com a lei, mas antes de tudo é uma solução tecnológica que permite à empresa EVITAR problemas com ponto e gerenciar qualquer possível problema na hora, sem ter que esperar surpresas no fim do mês.

Fazer gestão de pessoas assim, em TEMPO REAL, é uma enorme vantagem para qualquer empresa!

Com a tranquilidade de que as horas trabalhadas estão sendo registradas corretamente a folha de pagamento está em ordem, traz paz de espírito, organização e tranquilidade para focar na produção e sucesso da empresa.