Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
ponto digital

Ponto digital: como agregar vantagem competitiva na empresa?

O ponto digital para controle de jornada tem se destacado cada vez mais como uma ferramenta que auxilia a empresa em diversos aspectos. Um deles é ao criar uma vantagem competitiva para ela, que pode aumentar sua produtividade e se apresentar perante a concorrência com mais força.

Para entender como ele funciona e como agrega na vantagem competitiva, continue lendo e veja como sua empresa tende a ganhar com a adoção de um sistema de ponto digital.

O que é ponto digital?

O sistema digital de ponto é uma forma de controle de jornada que alia a praticidade, produtividade e tecnologia. Ele apresenta uma forma mais segura de gestão dos horários dos empregados e cujas informações são geradas de forma mais rápida.

O relógio de ponto eletrônico (REP) tradicionalmente utilizado é ultrapassado perante o sistema digital na medida em que apresenta dificuldade de acesso aos dados registrados e por exigir que diversas atividades burocráticas sejam feitas de maneira manual e pelos colaboradores de RH.

O REP resguarda todas as informações de entrada, saída e intervalo dos empregados. O problema é que esse tipo de registro apenas permite o acesso aos dados registrados ao final do mês.

Isso significa que ele não dá a oportunidade para que os gestores tenham acesso aos horários ao longo do mês e isso atrapalha de sobremaneira a gestão das jornadas.

Outro ponto que torna o REP menos atrativo do que os sistemas digitais é que ele não permite o desenvolvimento automático de cartões de ponto e holerites, o que demanda muito tempo dos profissionais do RH.

Já o ponto digital contorna todos esses obstáculos. Ele pode ser acoplado ao REP ou colocado de forma independente, sendo plenamente compatível com as regras trabalhistas sobre o controle de jornada.

Os empregados podem fazer o registro de jornada de diversas formas no sistema digital, sendo que os mais modernos, como o da Oitchau, oferecem a possibilidade de marcação por meio da biometria facial, algo extremamente seguro.

O sistema digital capta as informações de registro imediatamente à sua marcação. Ele as registra em um sistema central que pode ser acessado pelo RH, gestores e mesmo pelo colaborador ao longo do mês.

Esse fator permite o acompanhamento dos horários, do respeito à jornada contratual e às regras internas e a possibilidade da empresa se preparar para o número de horas extras que serão pagas ao final do mês.

Destaca-se na mesma medida por não sobrecarregar o RH, tendo a capacidade de desenvolvimento automático dos holerites e cartões de ponto ao final do mês.

Não menos importante é o fato de que ele é mais seguro que os demais sistemas, tendo grande capacidade de registro ao longo do tempo, impedindo invasões de terceiros e garantindo acesso apenas a quem possui autorização para isso.

O que é vantagem competitiva?

A vantagem competitiva de uma empresa corresponde, na prática, exatamente o que o nome já aponta. É um fator que oferece uma vantagem à organização de competitividade no mercado.

As vantagens podem ser relacionadas à maior produtividade, ao menor preço ou à facilidade de entrega e rapidez de disponibilização do produto.

São vários os fatores que podem ser considerados como vantajosos às empresas e eles são essenciais para o desenvolvimento delas e para a consolidação no mercado.

Como o ponto digital atua como vantagem competitiva?

Agora que você já sabe como funciona o sistema digital de ponto e o que é uma vantagem competitiva, podemos mostrar para você como os dois conceitos andam de forma conjunta.

Veja agora mesmo como o sistema digital pode fazer com que a sua empresa se destaque!

Diminuição das ações trabalhistas

A maioria das ações trabalhistas contra as empresas se refere a problemas com pagamentos de horas extras e isso muitas vezes é culpa do próprio sistema de ponto apresentado.

Os erros se referem às falhas de funcionamento e mesmo ao fato de que os holerites e cartões ponto são feitos por empregados, não estando livres de erros de cálculos e de desenvolvimento.

Já o ponto digital evita esse tipo de erro. Ele elabora de forma totalmente automatizada os documentos dessa natureza.

Outro ponto relevante é que ele leva em consideração todas as variações de segundo e minutos, podendo ser configurado de acordo com jornada especial e acordo de compensação eventualmente existente.

Não é possível deixar de citar que esse sistema não apresenta falhas de funcionamento, permitindo que o empregado sempre tenha à disposição um sistema que pode ser utilizado para a marcação do seu horário.

Ao diminuir as ações trabalhistas a empresa diminui os gastos com advogados, acordos e sentenças. Ao mesmo tempo, melhora sua imagem perante o público e os profissionais, atraindo os melhores do mercado com maior facilidade.

Aumento da produtividade de todos os setores

É óbvio que o controle de ponto digital permite que a produtividade do RH aumenta na medida em que ele é capaz de desenvolver de forma independente documentos e ações burocráticas.

O que muitos não imaginam é que ele é capaz de melhorar a produtividade geral. Existem vários pontos que revelam isso. Um deles é que não há perda de tempo na marcação, que é realizada de forma muito rápida, em poucos segundos.

Outra questão que se torna relevante em relação à produtividade é que desvios de condutas, atrasos e faltas podem ser diminuídos.

O gestor pode acompanhar ao longo do mês as jornadas e erros apresentados nelas podem ser desde logo corrigidos com a devida orientação do colaborador.

Os colaboradores tendem a se tornar mais atentos aos horários que presta sabendo da possibilidade de repressão em caso de erros.

Melhor gestão das horas extras

O labor extraordinário é pago de forma diferente do que as horas da jornada de trabalho contratual normal. Isso se deve ao fato de que ele recebe adicionais de no mínimo 50% e que aumentam para o piso de 100% quando se referirem aos dias destinados ao descanso remunerado.

É por isso que as horas extras impactam diretamente no orçamento das empresas e no caixa delas. Quando se utiliza um sistema digital é possível observar o exagero no número de labor extraordinário e sua realização mesmo quando não for necessário.

Com isso a empresa pode orientar os empregados e se utilizar dos dados para desenvolver um plano interno de gestão de horas nos quais estabelece quais são as situações em que o labor extraordinário pode ou não ser realizado.

Utilizar um sistema de ponto digital é essencial para as empresas modernas e diante de todos esses pontos é possível afirmar que com certeza ele se ilustra como uma vantagem competitiva para as organizações.

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau