Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
controle de ponto online

Marcação de ponto online: é prática mesmo?

As empresas de todo o mundo estão em plena transformação digital, Trata-se de um período de adaptação e aquisição de tecnologias que facilite os processos e torne a empresa mais produtiva e lucrativa em todos os sentidos.

Entre as atividades diárias que todos os colaboradores devem efetuar, está a marcação de ponto, que controla os horários dos trabalhadores e atende às premissas legais. Com a transformação digital, a tecnologia veio para facilitar também o controle de ponto: a marcação de ponto online efetiva uma nova modalidade de marcação e também otimiza o registro quando o REP não funciona ou quando as rotinas de trabalho são flexíveis ou externas.

O que é a marcação de ponto online?

A marcação de ponto online é uma novidade no mercado brasileiro e trata-se de uma tecnologia aplicada na desburocratização das rotinas corporativas, principalmente dos gestores e profissionais de RH, garantindo também a redução de custos e de tempo para a empresa e a satisfação do funcionário. É uma importante ferramenta de gestão de trabalho, que permite registrar e consultar marcações em tempo real.

Em geral, os recursos de marcação de ponto online oferecem uma relação custo-benefício muito boa, além de possuir menor riscos e menores custos para as empresas. Diferentemente na marcação por REP ou física, a marcação de ponto online, como é o caso da solução Oitchau, permite que o colaborador registre o seu tempo em sua plataforma de trabalho, em ambientes externos, em viagens pela empresa e em outros contextos, como é o caso do trabalho remoto.

O sistema Oitchau de marcação de ponto online permite ainda o registro de outras demandas como férias, abonos, marcação em jornadas flexíveis e diferenciadas, com muita segurança de dados e com o uso de diferenciais como a leitura de reconhecimento facial, por exemplo.

É uma solução adequada para o controle de faltas e gestão de equipes, mensuração de desenvolvimento e produtividade, gestão de custos e outros processos essenciais para a saúde da empresa.

Disposições legais

É importante entender que a marcação de ponto é uma obrigação para empresas com mais de 20 colaboradores registrados em carteira, ou seja, trabalhando em regime CLT. A Reforma Trabalhista recentemente divulgada traz algumas mudanças na marcação de ponto e dá abertura para a marcação de ponto online em algumas situações.

Estas mudanças refere-se principalmente à jornada de trabalho comum, trabalho em outras modalidades, como o remoto, jornada 12 x 36, jornada parcial de trabalho, horas extras, e quantidade de colaboradores necessários para a marcação eletrônica de ponto – veja todos os detalhes nesta matéria.

Além disso, vale citar as as portarias 1510 e 373 do Ministério do Trabalho, criadas com o objetivo de regulamentar o controle de ponto e oficializar os sistemas alternativos e controle de marcação: os controles de ponto eletrônicos.

Do manual para o eletrônico

Mas nem sempre as empresas tinham facilidades tecnológicas para controlar os horários dos funcionários. Há algumas décadas, o controle de ponto era feito de forma manual. Era comum o colaborador anotar à mão os horários de entrada, saída e intervalos para que o próprio gestor ou o profissional do RH contabilizasse as suas horas trabalhadas no final do mês.

Obviamente, isso gerava uma série de problemas, desde fraudes e erros, contagens indevidas ou imprecisas, custos operacionais com funcionários dedicados a contar os registros manualmente, perda de dados e até mesmo questionamentos judiciais e multas.

Nas últimas décadas, com a expansão da internet e dos meios de comunicação, a rotina das empresas nunca mais foi a mesma. Todos os processos adotaram – e vêm adotando – novas metodologias e recursos para tornar a rotina mais enxuta e dinâmica. Com o RH não foi diferente: a marcação de ponto digital e a marcação de ponto online trouxeram muitas vantagens para os negócios.

Isso permitiu o maior controle das horas trabalhadas e simplificou a composição da folha de pagamento. Trouxe mais segurança e precisão para todo o processo, inclusive mais confiança e conforto para o trabalhador.

Vantagens da marcação de ponto online

Conheça agora algumas vantagens da marcação de ponto online utilizando a solução Oitchau:

Controle de ponto assertivo

Fazer a marcação de ponto digitalmente, ou seja, por meio do acesso à web via computador, tablet ou celular, torna a rotina de trabalho mais descomplicada. Os colaboradores podem realizar o registro por meio de um aplicativo instalado no smartphone ou mesmo pelo computador. A marcação de ponto online ocorre apenas com a batida de ponto, sem biometria ou outra forma de segurança, ou pelo reconhecimento facial do profissional. Estes recursos evitam fraudes comuns no uso de crachás.

Segurança

Talvez este seja um dos maiores diferenciais desta solução. O sistema permite a veracidade dos dados, seja para conferência ou comprovação legal.

Equipamentos físicos não são necessários

Tudo ocorre online, através de um sistema intuitivo, sem a necessidade de instalação de aparelhos REP, evitando assim custos para a empresa. Cada celular credenciado é certificado na hora do registro.

Alinhamento legal

Falando em leis, a solução de controle de ponto Oitchau está em conformidade com a legislação do controle de ponto. Isso significa mais respaldo jurídico para as empresas.

Menores custos

A solução de marcação de ponto online Oitchau não requer investimentos com grandes servidores, já que possui uma plataforma digital. As informações são registradas em tempo real e não requer treinamentos complicados para que o profissional de RH aprenda a usá-lo. Ele é simples e intuitivo.

Escalabilidade do controle de ponto online

É possível, com estes dados, tomar decisões estratégicas, como otimizar as atividades e expandir a equipe de trabalho, cadastras facilmente novos colaboradores, mensurar a rotatividade e a produtividade e muito mais. A marcação de ponto online é também um instrumento de gestão.

Informações em tempo real

Para a melhor tomada de decisão, a solução Oitchau permite acessar os dados em tempo real. É possível ainda emitir lembretes de horários ao colaboradores e tomar ações cabíveis em diferentes situações. E ter as melhores condições de tomada de decisão para o seu negócio é essencial para manter a sua empresa mais competitiva.

Acesso restrito

Mas estas informações estão restritas conforme a sua configuração para os diferentes níveis de acesso. Você pode determinar o que os colaboradores têm acesso e o acesso de diferentes funcionários do RH.

Empresa mais diferenciada

Uma empresa que investe em rotinas mais tecnológicas está alinhada com o processo de transformação digital e se diferencia no mercado por ter acesso aos dados para a tomada de decisões estratégicas. Toda a gestão do negócio se torna mais enxuta e dinâmica. Além disso, ao automatizar determinados processos com tecnologia inteligente, é possível dedicar tempo e outros recursos em ações mais estratégicas, que falam a diferença em sua rotina e tragam resultados mais rápidos.

Faça um teste!

Agora que você sabe mais sobre a importância da marcação de ponto online, que tal conhecer melhor a solução Oitchau? Este sistema foi idealizado para tornar a sua rotina de marcação de ponto mais dinâmica, oferecendo a você diferentes tipos de funcionalidades da marcação de ponto online.

Basta contar com dispositivos móveis e do computador, para realizar atividades como a gestão da jornada de trabalho (semanal, turnos, flexível, etc.) – veja mais sobre os tipos de jornadas de trabalho nesta página; ponto eletrônico antifraude e alinhado com todas as disposições legais; controle de férias (ausências, abono, etc.); sistema integrado com o REP; controle de ponto para equipes externas (com rastreamento em GPS em tempo real); dispositivos de segurança de alta performance (como reconhecimento facial, por exemplo); e muito mais.

Como você já viu neste artigo, gerenciar as entradas e saídas, bem como as horas cumpridas de trabalho, registros referente à intrajornada, horas extras, gerir a equipe alocada, etc., é importante para tomar as melhores decisões para o seu negócio. E com a Oitchau, tudo isso muito mais ágil, sem comprometer a produtividade do trabalhador. E é 100% on-line.

Outra vantagem é que você pode adquirir o sistema Oitchau sem ter que contratar licenças ou certificados, pois o sistema é oferecido através de diferentes planos – veja mais no link. Adquira conforme as necessidade da sua empresa ou a quantidade de colaboradores, sendo possível expandir o seu plano gradualmente, de acordo com o crescimento do negócio.

Veja a seguir um pouco sobre como funciona a solução Oitchau:

Venha conhecer melhor a solução Oitchau de marcação de ponto online! Faça um teste em sua empresa e compreenda melhor todas as funcionalidades e vantagens que o sistema tem a lhe oferecer!

Veja também: Downsizing: o que é? Como tornar a empresa mais enxuta?

Gostou das novidades sobre marcação de ponto online? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau