controle de ponto é obrigatório

Fazer Controle de Ponto é obrigatório em toda empresa?

O Controle de Ponto dos colaboradores é importante, sobretudo no momento da folha de pagamento! Saber se um colaborador faltou, se atrasou, saiu mais cedo ou fez hora extra evita erros na hora de calcular o salário e evitar ações trabalhistas futuras.

Sob esse aspecto, realizar o controle de ponto é uma garantia para a empresa de que o colaborador cumpriu ou não sua jornada.

Porém, nem todas as empresas estão obrigadas a realizar o Controle de Ponto. De acordo com CLT, apenas as empresas que possuem mais de 10 funcionários registrados é que são obrigadas a realizá-lo.

Parágrafo 2 do artigo 74 da CLT:

Art. 74 § 2º – Para os estabelecimentos de mais de vinte trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho, devendo haver pré-assinalação do período de repouso. (Redação dada pela Lei nº 7.855, de 24.10.1989).

planilha Controle de Horas e Folha de Ponto

Vale ressaltar que o artigo se refere aos estabelecimentos e não às empresas. Isso significa que, se uma mesma empresa tiver mais de um estabelecimento, mas tiver menos de dez colaboradores em cada estabelecimento, o controle de ponto não é obrigatório. Já se tiver mais de 20, o controle de ponto é obrigatório

Principais formas de fazer o controle de ponto

Há três formas principais de se realizar o controle de ponto. Acompanhe:

Controle de ponto manual

O controle de ponto manual é uma das formas mais tradicionais de se realizar o registro. No entanto, atualmente, é considerada uma maneira ultrapassada e ineficaz, pois o índice de erros e possibilidade de fraudes é grande.

No controle de ponto manual, o colaborador marca o horário de entrada, de saída e os intervalos que faz durante o expediente (por exemplo, horário de almoço, café, etc.). Ao final do mês, o departamento pessoal ou gestor faz a contagem das horas trabalhadas e o levantamento de faltas, atrasos, horas extras, entre outros.

Uma vantagem dessa maneira de controle de ponto é que é um método barato.

Controle de ponto mecânico

Nesse tipo de controle de ponto, o registro é feito com um cartão de ponto que é inserido em um relógio de ponto todos os dias.

Ao final do mês, o departamento pessoal confere os horários registrados no cartão, além das horas extras, faltas, atrasos, etc.

Controle de ponto eletrônico

Dentro deste tipo de controle de ponto, há três formas de registro:

  1. Registro online: o colaborador faz a marcação de ponto por meio de um aplicativo pelo smartphone ou via web.
  2. Registro biométrico: o colaborador registra seus horários por meio de sua impressão digital;
  3. Registro por cartão magnético: o colaborador usa um crachá, um cartão magnético ou algo do tipo para realizar o registro de seu ponto.

Ao final do mês, é possível obter um relatório de cada colaborador com todos os registros diários.

Controle de Intervalos Intrajorada

A legislação não obrigada empresas a fazer controle de intervalos intrajornada, porém, por conta de um alto volume de processos trabalhistas todos os anos muitos empresas acabam optando por fazer também o controle dessas pausas, como forma de prevenção.

Aplicativos de ponto digital como o Oitchau permitem definir horários fixos durante a jornada de trabalho para o colaborador fazer esse intervalo, e notifica o Supervisor na hora caso o colaborador ultrapasse o tempo limite de intervalo (por exemplo, exceder 1 horas de pausa).

Vantagens de usar Ponto Eletrônico

Não é preciso dizer que o controle de ponto digital possui grandes vantagens. Hoje a opção mais eficiente, prática e econômica para o Departamento Pessoal da sua empresa é o ponto eletrônico por aplicativo.

Essa opção de sistema de controle de ponto traz diversas vantagens, tanto para a empresa quanto colaboradores, além de promover maior transparência na gestão de pessoas no dia a dia.

Confira algumas das principais vantagens:

– Economia de tempo, eliminando tarefas ultrapassadas como fechamento de ponto

– Economia de dinheiro, fazendo o controle dos pontos em tempo real, o que faz reduzir o excesso de horas extras, atrasos e absenteísmo

– Sem necessidade de comprar máquinas ou ficar pagando manutenções

– Colaborador bate ponto usando o próprio celular ou tablet

– Mecanismos contra fraude de ponto

– Dados salvos na nuvem, sem possibilidade de perda ou rasura

Todas essa vantagens promovem mais confiança entre colaborador e empresa, além de melhorar a comunicação interna, facilitando trabalhos de rotina.

Com o controle de ponto eletrônico, a empresa tem mais segurança com a precisão dos dados registrados e é capaz de fazer a folha de pagamento e cumprir com suas obrigações trabalhistas sem o receio de ações trabalhistas.

O Oitchau é o sistema de Controle de Ponto em Tempo Real que economiza mais dinheiro e tempo eliminando a necessidade de fechamento de ponto! Oferecemos o melhor Suporte do mercado, estando presente na rotina de nossos clientes e garantindo o perfeito funcionamento da plataforma. Somos completos, com todas as funcionalidade necessárias para atender sua empresa de forma personalizadada.

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Controle de Ponto On-line Oitchau

O sistema Oitchau, uma referência em sistema de marcação de ponto, foi idealizada para oferecer várias vantagens sobre os demais tipos de marcação, como integração de dados e informações, acesso permitido apenas as pessoas envolvidas na gestão de pessoas, informações em tempo real, e muito mais.

Permite também o registo de marcações e documentação para fins de fiscalização e controle jurídico. É possível gerir melhor as entradas e saídas, bem como as horas cumpridas de trabalho, horas extras, gerir a equipe alocada, etc.

Veja algumas funcionalidades da solução Oitchau para a sua empresa:

  • Gestão da jornada de trabalho (semanal, turnos, flexível, etc.) – veja mais sobre os tipos de jornadas de trabalho nesta página;
  • Ponto eletrônico antifraude e alinhado com todas as disposições legais;
  • Controle de férias (ausências, abono, etc.);
  • Sistema integrado com o REP;
  • Marcação de ponto pelo computador ou dispositivos móveis;
  • Controle de ponto para equipes externas (com rastreamento em GPS em tempo real);
  • Dispositivos de segurança de alta performance (como reconhecimento facial, por exemplo);
  • E muito mais.

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