CONTROLE DE PONTO SEGURO

Controle de ponto seguro. Como fazer essa escolha?

Um controle de ponto seguro começa na escolha do método que melhor se adapta às condições e rotina da empresa — a utilização do mesmo é uma realidade na maioria das organizações brasileiras. 

Essas corporações compreenderam que um bom trabalho de gestão de pessoas inclui ter um entendimento de que grande parte dos problemas enfrentados no dia a dia é fruto de deficiências em procedimentos simples e corriqueiros, como o próprio controle da jornada de trabalho dos profissionais. 

Isso explica, aliás, por que o registro de ponto dos colaboradores em uma empresa é um processo que está constantemente sendo aprimorado à medida que a tecnologia avança. No entanto, neste contexto, ainda existem dúvidas comuns a respeito de como definir qual modelo atende ao que a organização precisa, quais são os benefícios gerados por uma boa escolha, etc.

Pensando nisso, elaboramos este artigo, que vai elucidar quais são os critérios a serem considerados na hora de decidir qual modelo de registro de ponto é melhor e mais seguro para a sua empresa . Continue a leitura e confira!

Benefícios da utilização do controle de ponto

Quem trabalha na área de Recursos Humanos sabe a importância do controle de ponto para fazer o registro e a gestão das horas trabalhadas pelos profissionais e, assim, garantir o pagamento correto de suas remunerações. Se tornando ainda mais indispensável em empresas nas quais existem turnos e escalas de trabalho distintas entre os colaboradores.

planilha Controle de Horas e Folha de Ponto

Outro ponto importante, é que além de ser fundamental por questões de maior praticidade e segurança na relação trabalhista, o registro do ponto é obrigatório por lei: empresas com mais de 20 funcionários registrados precisam disponibilizar um sistema para realizar o controle.

Entretanto, a obrigatoriedade desse registro representa um enorme avanço, e deve ser vista não apenas como uma burocracia, mas sim como um divisor de águas na forma em que as corporações lidavam com a conferência dos dados dessas jornadas. Essa melhoria influenciou diretamente, inclusive, a evolução de atividades cruciais para aspectos vitais da empresa, como por exemplo, sua saúde financeira.

Ao adotar um sistema de controle de ponto seguro, a organização tem como vantagem:

1. Maior segurança 

Ao implementar um sistema para o registro de ponto, um dos principais efeitos positivos alcançados é a eliminação do erro por falha humana, que podem se estender até mesmo para evitar falhas na folha de pagamento. 

Neste ponto, é preciso ter atenção, afinal, para um controle de ponto seguro, um sistema convencional, como a adoção de um livro de ponto, por exemplo, talvez não funcione. Isso acontece porque os erros também estão suscetíveis a ocorrer com esse modelo, já que qualquer pessoa pode inserir e alterar informações no papel.

Seja por conta de desatenção ou má-fé, a adulteração dos dados e o registro realizado incorretamente ainda assim pode acarretar sérios problemas para a empresa. Tendo isso em mente, optar por um recurso de ponto, no mínimo eletrônico, é contar com a automação de procedimentos do RH, que reflete em um sistema bem mais seguro e eficiente.

2.Praticidade

Além da segurança trazida pela automatização de todo o processo relativo ao registro do ponto, a empresa também se beneficia da facilidade em fazer os registros e, depois, conferir ou cruzar os dados gerados.

O profissional  de RH, ao contar com um sistema integrado e automatizado, como um software moderno e/ou móvel, consegue realizar a conferência das horas trabalhadas no mês e fazer o cálculo das remunerações dos trabalhadores de forma muito mais rápida e eficiente. Além de economizar muitas horas do seu dia.

No entanto, se a mesma ação tiver de ser desempenhada em um sistema manual ou mecânico, ela com certeza pode ficar mais complicada, o que significa muito mais tempo gasto.

3.Processo de gestão de pessoas otimizado

Por meio da utilização de um sistema moderno de controle de jornada, muitas vezes se obtém também a centralização e o cruzamento de dados importantes na gestão desses colaboradores, o que permite a otimização de procedimentos relativos a férias e escalas de trabalho, por exemplo.

4.Prevenção contra processos trabalhistas

Ao eliminar a possibilidade de falha humana e de uma possível alteração manual dos  dados sensíveis, há um declínio significativo das ações trabalhistas relacionadas a problemas nas jornadas de trabalho e suas compensações.

Um sistema para controle de ponto seguro deve estar de acordo com a legislação vigente, dessa forma, ele consegue proteger com eficiência a empresa de fraudes, processos trabalhistas e problemas por erro administrativo de controle de dados dos trabalhadores.

Como escolher um controle de ponto seguro?

Ter à disposição um controle de ponto seguro e eficaz, e que atenda bem às funções cotidianas, é obter uma vantagem competitiva que influencia diretamente no sucesso e crescimento da organização. Para adotar a melhor solução para a sua empresa, o primeiro passo é analisar todos os pontos que apresentamos acima.

Em seguida, como também já apontamos, verifique se o modelo escolhido apresenta todos os requisitos necessários para atender a demanda de trabalho do negócio, como a possibilidade de montar escalas de trabalho e controlar previsão de férias, etc.

Outro fator fundamental é conferir possíveis vantagens adicionais ofertadas pelas empresas que vendem esse tipo de serviço, como uma interface administrativa para o pessoal do RH e departamento pessoal, recursos de mobilidade e até mesmo a possibilidade de se registrar o ponto por meio de reconhecimento facial — novidade nos dias atuais!

Entenda mais sobre o Ponto digital

Agora que você já sabe como escolher um registro de ponto mais seguro e quais as vantagens disso, vale a pena investir em um controle de ponto digital!

O Oitchau é um sistema de controle de ponto digital seguro, disponível via aplicativo e web: a plataforma possui integrações com REP e sistemas de folha de pagamento, que permitem a classificação das marcações de ponto dos colaboradores durante a jornada de trabalho (entrada, saída e pausas), e também disponibiliza o acesso a essas informações em tempo real.

A  sua empresa vai perceber que a equipe de RH terá muito mais poder de ação, principalmente porque as questões relacionadas ao ponto serão resolvidas na hora. Essa atitude promove uma melhora não só na agilidade do departamento,  como também reflete no bem-estar de todos, aumentando o desempenho e reduzindo problemas com maus hábitos e absenteísmo dos colaboradores.

Conheça o Oitchau e tenha à disposição um sistema de gestão de ponto e jornada mais intuitivo,  completo, seguro e econômico do mercado!

Oitchau - Registro de ponto por reconhecimento facial
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau