controle de ponto para startup

Controle de ponto para startup: por que é importante?

Adotar uma boa ferramenta de controle de ponto para startup pode ser o que vai determinar o sucesso do negócio. Ao dar o primeiro passo como empresa, é necessário planejar cada movimento, de modo que nada fique em segundo plano.

Isso envolve pensar no produto, no impacto social que ele irá causar, nos profissionais para contratar, e, especialmente, em como eles precisam ser geridos para atingir bons resultados para a empresa.

E neste artigo, vamos falar mais sobre porquê e como a sua startup deve investir em controles de ponto eficazes. Acompanhe!

Qual a importância do controle de ponto para startup?

As startups são empresas que precisam pela liberdade e flexibilidade em suas jornadas de trabalho, e por isso, é importante ter a gestão de ponto, de forma que não seja um limitador para esses colaboradores.

Mas que atue como uma importante ferramenta de gestão e de melhorias, já que é um ambiente que está em constante transformação.

planilha Controle de Horas e Folha de Ponto
controle de ponto digital

Quando não se realiza o controle de ponto, existem algumas sanções que as empresas estão sujeitas, onde a menor delas é não conseguir gerir adequadamente os horários praticados, e a principal, são as ações trabalhistas oriundas de pagamentos indevidos e/ou inexistentes.

Isso porque, no cotidiano, essa atitude pode gerar problemas cada vez maiores, como aumento dos atrasos por parte dos colaboradores, absenteísmo, falta de produtividade, etc.

O dano também é estendido ao RH da empresa, especialmente nas PMEs (pequenas e médias empresas)  que já contam com um orçamento enxuto.

E que na maioria das vezes, que encontra uma dificuldade maior para elaborar a folha de pagamento, por exemplo, devido a falta de gestão das horas trabalhadas.

Podemos citar mais pontos onde o controle de ponto para startup se faz extremamente necessário:

1. Reduz custos e erros operacionais

Como mencionamos, registrar o ponto dos colaboradores diminui muito a chance de se cometer erros na hora de calcular a folha de pagamento, porque essa documentação correta impede que aconteça pagamentos indevidos.

A empresa também fica respaldada juridicamente com os registros da frequência do trabalhador podendo provar, caso venha a sofrer alguma acusação trabalhista no futuro.

2. Impede disputas judiciais desnecessárias

Somente no ano de 2018, de acordo com dados do Tribunal Superior do Trabalho (TST), foram registrados 32.476 processos com casos de horas extras não recebidas corretamente pelos trabalhadores. 

Por esse motivo, ter um bom controle das horas extraordinárias feitas pelos profissionais poupa a empresa de receber processos trabalhistas, e além de tudo, garante que ela esteja cumprindo o que determina a legislação do trabalho.

3. Gestão de ponto otimizada

Por meio do controle de ponto, os profissionais de RH podem fazer uma gestão de ponto eficiente, visualizando todos os déficits da empresa, os atrasos, as faltas e até mesmo as horas extras.

Com essas informações, os administradores podem tomar decisões ágeis e promover ações mais eficientes que vão melhorar o desempenho dos negócios.

Como escolher o controle de ponto para startup?

O primeiro passo antes de fazer essa escolha é compreender qual seria a dinâmica da sua empresa. Você pode começar a fazer isso levando em consideração os itens que listamos abaixo.

controle de ponto

Quantidade de empregados em regime CLT

Esse é um fator definitivo para você saber qual é o melhor tipo de controle de ponto. Obviamente, quanto maior o número de colaboradores, maior a complexidade da gestão do ponto.

Além disso, é essencial considerar que, o artigo 74 da CLT determina que as empresas que possuem mais de 20 funcionários em seu quadro, são obrigadas a oferecer alguma ferramenta de registro das suas jornadas de trabalho.

Equipes externas e diferentes escalas de trabalho

Saiba qual é o tipo de jornada de trabalho predominante em sua empresa. Veja algumas perguntas que podem nortear sua escolha:

  • Existem muitos colaboradores trabalhando externamente?
  • Há equipes no regime de home office?
  • Sua empresa usa escalas ou turnos de trabalho?

Quanto mais variadas as jornadas, mais prático e seguro deve ser o controle de ponto para startup.

Flexibilidade na marcação de ponto

Conforme a rotina da sua startup, o controle de ponto pode tomar muito tempo e acabar prejudicando a própria organização.

Por isso, se o número de colaboradores em sua empresa contabiliza algumas dezenas de pessoas, você precisa de rapidez e precisão.

O ponto digital pode ser o método ideal no controle de ponto para startup

O advento da Era Digital facilitou muito os processos nas empresas. Erros, retrabalhos, tempo gasto em excesso e até esquecimento são driblados com o uso das inovações tecnológicas.

O registro de ponto também passou por modernizações ao longos dos anos,  e hoje apresenta recursos que são altamente favoráveis para a gestão de pessoas nas startups.

Se você deseja ter um RH estratégico mesmo em uma pequena empresa, o controle de ponto digital é o melhor método.

Aqui está uma lista de vantagens:

  • Gestão eficiente de banco de horas;
  • Otimização do controle da jornada de trabalho;
  • Conexão online com o sistema interno do RH;
  • Acompanhamento em tempo real das escalas, justificativas de faltas e atrasos;
  • Relatórios automatizados que facilitam a análise e tomada de decisões;
  • Cálculo rápido e preciso da folha de pagamento;
  • Transparência no acesso aos dados pelos gestores e colaboradores.

Conheça o Oitchau

Como você percebeu, a marcação de ponto também pode ser feita com o auxílio das inovações tecnológicas, afinal a transformação digital veio para facilitar processos que antes eram difíceis, repetitivos e burocráticos.

Por isso, vale a pena investir em tecnologia para que seja possível focar ações realmente relevantes para a produtividade da empresa.

E, agora que você já sabe qual é a ferramenta mais adequada de controle de ponto para startup e quais são os seus benefícios, entenda mais sobre o aplicativo que economiza tempo e dinheiro para a sua empresa.

controle de ponto

O Oitchau é um sistema de controle de ponto digital seguro, disponível via aplicativo e web: a plataforma possui integrações com REP e sistemas de folha de pagamento.

Que permite a classificação das marcações de ponto dos colaboradores durante a jornada de trabalho (entrada, saída e pausas), e também disponibiliza o acesso a essas informações em tempo real.

A  sua empresa vai perceber que a equipe de RH terá muito mais poder de ação, principalmente porque as questões relacionadas ao ponto serão resolvidas na hora.

Essa atitude promoverá uma melhora não só na agilidade do departamento como também refletirá no bem-estar de todos, aumentando o desempenho e reduzindo problemas com maus hábitos e absenteísmo dos colaboradores.

Conheça o Oitchau e tenha à disposição um sistema de gestão de horas mais intuitivo,  completo, seguro e econômico do mercado!


PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau