controle de ponto

Controle de ponto eficiente: como implementar na empresa?

O controle de ponto é uma excelente solução para auxiliar as empresas na organização das rotinas, já que o dia a dia é muito corrido, com vários projetos, reuniões e demandas acontecendo ao mesmo tempo.

E uma forma de conseguir oferecer uma qualidade de vida para os seus colaboradores é através de softwares de gestão de ponto.

Os softwares de gestão de ponto auxiliam o gerenciamento das atividades da empresa, mantendo tudo organizado, sem que precisar de correria ao final do mês.

Veja algumas dicas para tornar o controle da jornada de trabalho eficiente na sua empresa! Confira a seguir.

Por que toda empresa necessita de sistema de controle de ponto?

A rotina das empresas é muito intensa, com inúmeras atividades acontecendo ao mesmo tempo, e com o descontrole de algumas atividades, o atraso pode ocorrer, atrapalhando o relacionamento com clientes e fornecedores.

planilha Controle de Horas e Folha de Ponto

O motivo do atraso não é pertinente para o cliente/fornecedor, já que não é sempre que é possível contar com a compreensão em relação a um imprevisto.

controle de ponto

A liderança precisa estar ciente da sua mão-de-obra ao longo do mês, para entregar as demandas do projeto.

Pense no seguinte exemplo:

  • Cenário: Entrega de uma obra no dia 30
  • Quantidade de colaboradores para o projeto: 10
  • Imprevisto: No dia 10, o gestor fica ciente de que 05 colaboradores estarão ausentes a partir do dia 15

O que vai acontecer?

A obra não será entregue no dia 30, pois metade dos colaboradores alocados não estarão disponíveis, e não é possível encontrar outros colaboradores para a mesma posição.

Isso pode causar inúmeros problemas junto ao cliente, incluindo uma quebra de contrato, dependendo do contrato praticado.

Qual a melhor solução para ausências de colaboradores na equipe?

Nesse momento, o gestor percebeu que não existe um controle de ausências eficiente e que ele pode sofrer outras ausências ao longo de outras entregas.

E a melhor forma de resolver o problema, é com um bom controle de ponto, de forma que seja possível controlar a jornada dos colaboradores, gerenciando as ausências, férias, banco de horas e atestados.

Permitindo o planejamento adequado do gestor em relação à ausências na sua equipe.

Como o controle de ponto pode ajudar a sua empresa?

Em algumas empresas, a produtividade e a criatividade não são relacionadas ao tempo dedicado para a execução de atividades, principalmente em casos de dedicação exclusiva, que pode ocasionar uma falha na execução.

controle de ponto

Todos os profissionais estão sujeitos à falhas, mas é comprovado que atividades realizadas por um tempo muito longo, aumenta as chances de erros.

Toda empresa precisa ter gente que erra, que não tem medo de errar e que aprende com o erro.
Bill Gates

O trabalho excessivo pode fazer com as empresas percam talentos valiosos, porque não é possível sustentar esse tipo de situação por muito tempo.

A saúde mental e a qualidade de vida precisam ser priorizadas, já que a vida não é apenas um resumo de um trabalho com uma carga horária pesada e uma remuneração adequada ao mercado, em alguns casos.

O controle de ponto permite que a jornada de trabalho praticada seja acompanhada, e as horas extras diárias serão percebidas pelos gestores e pela equipe de RH, possibilitando um estudo sobre o cenário.

E, consequentemente, a empresa precisará adotar uma postura resolutiva, para evitar perder esse profissional, como:

  • Redistribuição de atividades na equipe;
  • Contratação de novos profissionais;
  • Mudanças nos horários praticados;

Esses são apenas alguns exemplos de ações que podem ser tomadas a partir da análise do cenário de um colaborador que está com uma carga de trabalho excessiva.

O descontrole na quantidade de atividades, leva a um excesso de horas extras, que pode culminar em problemas financeiros para empresa, caso ela não tenha capacidade de pagamento para tal.

Ao adotar um sistema de gestão de ponto, o acompanhamento das horas praticadas pelos colaboradores fica muito mais simples.

Sendo possível perceber quais são as equipes que estão com sobrecarga de trabalho, atuando muito além do seu expediente acordado.

Gestão de ponto pelo celular

A gestão de ponto através do celular já é uma realidade no mercado do Brasil, como o sistema OiTchau que é referência no seu segmento, trazendo inovação, segurança e praticidade para inúmeras empresas que estão buscando adequação aos novos tempos.

O home office deixou de ser uma tendência para virar a realidade desse “novo normal”, e cada vez é possível ver equipes inteiras em teletrabalho, controlando sua jornada de trabalho através dos aplicativos de controle de ponto, facilitando a gestão das horas e evitando problemas para as empresas.

controle de ponto

O aplicativo OiTchau de gestão de ponto funciona de uma forma bem simples e prática, onde o colaborador pode realizar a marcação do horário em qualquer lugar.

E a cada apontamento realizado, as horas são computadas no sistema. Evitando falhas na contabilização e agilizando o processo de fechamento de folha.

Você pode estar se perguntando se o sistema de gestão de ponto pelo celular é seguro! Mas a resposta é bem simples: Sim, ele é seguro. A plataforma OiTchau conta com algumas medidas de segurança, como:

  • Geolocalização: para certificar o local da marcação do ponto;
  • Biometria: para garantir que o ponto seja marcado pelo próprio colaborador;
  • Reconhecimento facial: para certificar de que é o próprio colaborador que está realizando o apontamento;
  • Senha: medida adicional de privacidade e segurança.

Essa combinação de medidas certifica que a sua empresa e o seu colaborador estejam prevenidos contra fraudes na marcação do ponto.

Controle sobre as horas trabalhadas

Muitas empresas estão praticando a flexibilização dos horários de trabalho, além da possibilidade do home office, logo o controle da jornada dos colaboradores pode ficar bem complicada se não houver um auxílio da tecnologia.

E para isso, o controle de ponto pode auxiliar e manter tudo organizado, evitando problemas no futuro.

As empresas não precisam abdicar da flexibilização e do home office, só para manter o ponto marcado corretamente.

O sistema OiTchau de controle de ponto digital pode ajudar nesse processo, marcando os horários praticados por todos os colaboradores, gerando relatórios com poucos cliques, tudo de maneira muito simples e prática.

A empresa ganha muito mais segurança e confiança em seus processos, já que nos relatórios gerados é possível acompanhar o saldo do banco de horas de cada colaborador, as horas extras praticadas, as faltas e os atrasos.

E ainda auxilia na criação da rotina de autogestão, que é onde o colaborador aprende a gerenciar sua própria jornada.


PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau