gestão de ponto

Como fazer gestão de ponto em empresas TI e softwares?

A gestão de ponto em empresas de tecnologia, que é um segmento que não para de crescer, é um grande desafio. Visto que as equipes nem sempre estão atuando no escritório, sendo atuação em home office, ou em serviço externo, em escritórios de clientes.

Com a pandemia, essa preocupação da gestão de horário dos colaboradores ficou ainda mais evidente, pois todos os colaboradores atuaram em home office, e algumas empresas não estavam preparadas para realizar o seu controle de ponto à distância.

O home office ganhou muito mais espaço e notoriedade nesse período, pois foi ele que permitiu que muitas empresas continuassem suas operações, mesmo que à distância. E o mercado percebeu que esse é um modelo de trabalho possível.

Qual a importância da gestão de ponto para colaboradores em home office ou externos de empresas de TI?

O controle de ponto eletrônico deve ser realizado para empresas de qualquer segmento, seguindo as orientações legais, descrita na CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), conforme abaixo:

“Art. 74.  O horário de trabalho será anotado em registro de empregados.

§ 2º  Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, permitida a pré-assinalação do período de repouso.

§ 3º  Se o trabalho for executado fora do estabelecimento, o horário dos empregados constará do registro manual, mecânico ou eletrônico em seu poder, sem prejuízo do que dispõe o caput deste artigo.

§ 4º  Fica permitida a utilização de registro de ponto por exceção à jornada regular de trabalho, mediante acordo individual escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho.”

Mesmo que o colaborador esteja exercendo trabalho em home office ou externo, o controle do ponto deve ser realizado. As horas extras só são possíveis, se a empresa realizar o controle adequado, conforme está previsto em lei.

planilha Controle de Horas e Folha de Ponto

Mas como muitas empresas, principalmente no setor de tecnologia, não estavam preparadas para ter toda a sua equipe trabalhando em home office, a gestão de ponto se tornou um ponto crítico, que necessitava de uma solução rápida.

Como as empresas de tecnologia realizam a gestão de ponto dos seus colaboradores?

As empresas que atuam no segmento de tecnologia possuem uma política diferente do que empresas de outros segmentos. Mesmo antes da pandemia, o teletrabalho já era praticado, por não haver a necessidade da presença física do colaborador no escritório.

Em algumas empresas, acontece a prestação de serviços externos, onde os colaboradores atuam em clientes ou prestando serviços externos, o que dificulta a marcação de ponto localmente.

Sendo necessário que as empresas encontrassem uma solução viável para marcação de ponto mesmo sem estar no escritório fisicamente. A tecnologia nesse momento, foi uma grande aliada, já que o mercado disponibiliza algumas soluções interessantes para que os colaboradores possam marcar o ponto.

Entenda como funciona o sistema de gestão de ponto online

O sistema de ponto online está listado entre os modelos que oferecem maior segurança e um dos sistemas mais modernos atualmente, além de ser mais simples de utilizar.

O colaborador pode realizar a marcação do seu ponto através de dispositivos digitais próprios, como smartphone, tablet ou computador, a marcação acontece online, o que minimiza a ocorrências de erros nos registros das horas que foram trabalhadas.

A ocorrência de horas extras é registrada da mesma forma, a partir do registro de entrada e saída realizado pelo colaborador. E caso o colaborador ainda não esteja habituado com o modelo de marcação, o sistema emite alguns alertas, para evitar que o ponto não seja registrado.

Por ser um sistema de ponto digital, não possui desvantagens, tem um excelente custo x benefício, sem contar a facilidade da marcação do ponto por parte dos colaboradores e da contabilização de horas e gestão da jornada de trabalho por parte da empresa.

Para empresas de TI com mais funcionários, existem soluções que podem ser personalizadas de acordo com a necessidade de cada empresa, o que traz ainda mais benefícios.

Sistema de controle de ponto por aplicativo de celular: Como funciona?

O controle de ponto por aplicativo é uma maneira muito prática para que os colaboradores possam efetuar a marcação do ponto para iniciar sua jornada de trabalho. A solução OiTchau permite que a marcação aconteça do smartphone do colaborador, a partir de um aplicativo que pode ser baixado na Play Store.

Além das marcações de horário realizada pelos colaboradores, é possível registrar demandas como a ocorrência de férias, abono de falta e registro de jornadas de trabalho flexíveis.

E com recursos que podem deixar a marcação ainda mais fácil, como o reconhecimento facial, que basta apenas apontar a câmera do celular para o seu rosto, para que o sistema faça a leitura e em seguida registre o ponto adequadamente.

É a solução ideal para realizar a gestão de ponto da sua equipe, sendo possível desenvolver indicadores de acompanhamento, para analisar o desenvolvimento, a produtividade e a gestão de custos de toda a operação, a partir de um controle eficiente de ponto. A empresa consegue realizar o acompanhamento online a partir dos relatórios que são gerados.

Quais são os benefícios de realizar a gestão de ponto dos colaboradores em empresas de tecnologia?

A partir do uso de aplicativos de gerenciamento de ponto dos colaboradores, a empresa consegue ter a gestão de todas as horas que foram praticadas pela equipe, independente se elas estão alocadas no escritório, em clientes ou realizando home office.

O sistema ainda realiza a geração de relatórios com informações relevantes para a gestão da equipe de Recursos Humanos, que precisa acompanhar a ocorrência de faltas, atrasos, férias, banco de horas entre outros. E tudo isso, pode ser feito online.

Para os colaboradores que realizam trabalhos externos, a empresa pode analisar a rota realizada a partir de dados fornecidos pela geolocalização do aplicativo, sendo possível verificar se a rota planejada está sendo executada, horário de chegada no destino (em caso de serviços externos agendados, por exemplo).

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau