Controle de Ponto e RH - Gestão de Pessoas

Escala de trabalho flexível: como fazer controle de horas?

O controle de horas das jornadas flexíveis se tornou um assunto que desperta muitas dúvidas aos gestores e profissionais de RH desde que a Reforma Trabalhista foi aprovada. 

Por esse motivo, conhecer os tipos de jornadas e como fazer o controle de horas delas de forma precisa são fatores essenciais para que o orçamento corporativo e a empresa fiquem blindados.

Neste artigo, vamos conhecer as jornadas flexíveis e as maneiras de contabilizar as horas corretamente. Acompanhe!

 

Possibilidades do trabalho flexível

Mesmo com a chegada de diversas possibilidades de trabalho flexível proporcionadas pela Reforma Trabalhista, os colaboradores não podem ultrapassar o limite diário de oito horas de trabalho (com a possibilidade de duas horas extras).

A novidade são as novas modalidades para a contratação de colaboradores. Agora as empresas podem contratar colaboradores nas seguintes escalas de trabalho flexíveis:

1. Jornada parcial

A jornada parcial se refere ao trabalho feito em meio-período. De acordo com os parágrafos 1º e 2º do Art. 58-A, o parágrafo 4º do Art. 59 e o Art. 130-A da CLT, a jornada parcial é de até 26 horas semanais e a realização de até seis horas extras.

2. Jornada 12×36

Neste tipo de escala, o colaborador trabalha 12 horas seguidas e descansa nas próximas 36 horas.

3. Trabalho intermitente

A modalidade trabalho intermitente é uma das grandes novidades da Reforma Trabalhista. Ela foi criada para formalizar os colaboradores que realizam trabalhos esporádicos: trabalhos aos finais de semana ou períodos de alta sazonalidade, são exemplos.

A principais características do trabalho intermitente são, exatamente, a não permanência diária do colaborador no local de trabalho e a eventualidade que realiza suas funções.

Vale ressaltar que, durante o período em que estiver trabalhando, o colaborador terá direito às férias, FGTS e outros benefícios.

4. Modalidade Home Office ou Teletrabalho

Essa modalidade também foi uma das mais esperadas na Reforma Trabalhista. O trabalho home office é uma realidade e um tendência mundial devido ao importante papel que a tecnologia desempenha em nossas vidas.


Como fazer o controle de horas do trabalho flexível

Com a chegada das novas modalidades de trabalho, novas formas de fazer o controle de horas foram se tornando necessárias. Afinal de contas, como fazer esse controle de um colaborador que trabalha fora do escritório e longe dos olhos do gestor ou do profissional de RH?

Por esse motivo, com as portarias 1510 e 373 do Ministério do Trabalho e Emprego, os registros de pontos alternativos que são feitos eletronicamente passaram a integrar a rotina das empresas.

As pesquisas e avanços constantes da tecnologia tornaram possível que todos as modalidades de jornadas de trabalho, inclusive as jornadas de trabalho flexível, pudessem ser acompanhadas em tempo real.

Oitchau é um aplicativo criado para realizar o controle de registro de ponto em tempo real, proporcionando uma relação de transparência entre as partes. 

O aplicativo é baixado no smartphone do colaborador e, a cada registro, a identidade, horário e localização são verificados por sistemas antifraudes que garantem a veracidade das informações.

Esse procedimento se repete todas as vezes que o registro de ponto for realizado. Por esse motivo, tanto o gestor como o colaborador trabalham tranquilamente sabendo que as horas estão sendo contabilizadas corretamente.

A qualquer momento, colaborador e gestor podem entrar no sistema do Oitchau e verificar todos os registros de pontos. Dessa forma, todos já sabem o quanto será pago ao final do mês. É o fim das surpresas desagradáveis.

Outra funcionalidade importante do Oitchau é o controle de jornada. O gestor pode criar jornadas diferentes, de acordo com as demandas da empresa e necessidades de cada colaborador, mantendo a produtividade em alta e o fluxo constante de trabalho.

Os colaboradores podem, ainda, enviar solicitações de afastamento, férias, troca de plantões, entre outros, via aplicativo. O gestor é notificado na hora para aprovação.

Ao final do mês, um relatório de controle de horas é disponibilizado com todos os registros para a composição da folha de pagamento, desburocratizando a rotina do RH.

 

Aproveite a facilidade que a tecnologia oferece para manter o ambiente de trabalho mais organizado e fluido.