planejar turnos

Planejar turnos, escalas e folgas: Como realizar?

Em uma empresa, dependendo do segmento de atuação, a jornada de trabalho é praticada de uma forma, onde é possível planejar turnos, as escalas e as folgas da equipe, principalmente em empresas que atuem no formato de plantão, com as áreas de saúde, segurança e indústria.

Quando pensamos em jornada de trabalho, é praticamente automático vislumbrar a jornada de 44 horas semanais, mas nem todas as jornadas funcionam com a mesma carga horária. Alguns formatos de jornadas tem a jornada semanal diferente do que conhecemos como padrão, seguindo a legislação vigente.

O planejamento de turnos é uma rotina que merece atenção do profissional responsável pela atividade, já que envolve a organização da vida dos colaboradores, o período de descanso, a oportunidade de passar um tempo a mais com a família. Sendo uma atividade vital para manter um bom clima organizacional na companhia, já que ajuda a promover a qualidade de vida dos colaboradores.

Como planejar turnos a partir de escalas de trabalho?

A escala é o método que uma organização possui para organizar a jornada de trabalho dos colaboradores em seu quadro de funcionários, de acordo com seu contrato de trabalho, de forma que contemple o seu bem-estar e melhore a sua produtividade.

Cada organização determina a escala de trabalho dos seus colaboradores, visando atender às necessidades do negócio. Entenda melhor quais são as escalas e sua aplicação, de acordo com a segmentação de negócios no mercado.

Escala 5 x 1

Em uma escala, no formato 5×1, o colaborador trabalha por cinco dias, e folgam um dia. Esse modelo permite que o colaborador labore também em feriados e aos domingos. Geralmente essa escala de trabalho é aplicada em empresas como as de telemarketing ou outras empresas que precisam funcionar inclusive em feriados, como é o caso de lojas em shoppings, por exemplo.

Escala 5 x 2

Nessa modalidade de escala, as 44 horas semanais são divididas entre os 5 dias da semana. Desta forma, o trabalhador trabalhará um pouco além das 8 horas diárias, porém terá direito a duas folgas por semana.

Escala 6 x 1

Nessa modalidade de escala de trabalho, o trabalhador presta serviço por seis dias para obter um dia de descanso. Aqui, podem existir variações de cumprimento desta jornada.

Cabe ressaltar que os colaboradores que atuam nessa modalidade, devem ter um domingo de folga, a cada (no máximo), sete semanas, de acordo com a previsão legal.

Escala 12 x 36

A jornada 12×36 é aquela em que o trabalhador presta 12 horas de serviço de forma consecutiva e depois disso tem um descanso de 36 horas, ou seja, basicamente vai para casa dormir e tem as próximas 24 horas após isso de folga. Interessante lembrar que esse trabalhador terá direito a um intervalo de 1 hora para descanso ou almoço.

A prática dessa jornada precisa ser previamente acordada entre o colaborador e a empresa, pois é necessário que o colaborador esteja ciente da prática da jornada no ato da sua contratação e concordar com tal.

Esse modelo de escala antes da reforma trabalhista gerava inúmeros processos trabalhistas, já que ela não era prevista na legislação, e era entendida como irregular.

A partir da reforma trabalhista, houve a mudança de diversos artigos da CLT, o que flexibilizou a realização de acordos entre a empresa e o colaborador e/ou sindicato.

Escala 18 x 36

A escala 18 x 36 é um pouco parecida com a escala 12 x 36, precisa ser acordada entre partes no ato da contratação. O acordo sindical deve ser levado em considerado, para que a empresa não se exponha ao risco de receber um processo trabalhista, uma vez que a jornada de 18 x 36 não está prevista por lei.

Ao planejar turnos, todos esses fatores devem ser levados em consideração para que não haja um passo mal dado que que exponha à empresa aos tributais com ações que poderiam ter sido evitadas.

Escala 24 x 48

A escala 24 x 48 dificilmente é adotada por empresas, sendo mais adotada por entidades do Estado, tais como as polícias civil, militar e federal e no Exército ou demais entidades que compõem as Forças Armadas.

É muito incomum que essa jornada seja implementada pelo comercio ou serviços, uma vez que geralmente essas lojas ou estabelecimentos comerciais funcionam justamente apenas em horários comerciais.

Como a tecnologia pode auxiliar no processo de planejamento de turnos, escalas e folgas?

Para realizar o planejamento de turnos adequado para sua equipe, a tecnologia oferece recursos interessantes que pode contribuir como um facilitador nesse processo.

Com a tecnologia OiTchau é possível utilizar um software especializado para realização do controle de jornada dos colaboradores, sendo possível a criação de turnos e escalas de trabalho para os colaboradores.

O software de controle de jornada realiza a gestão dos horários praticados pelos colaboradores ao longo do mês, incluindo a quantidade de horas que foram trabalhadas diariamente, mensalmente e as horas extras.

Quais são os cuidados necessários ao planejar turnos?

Existem alguns cuidados que são importantes no momento do planejamento de turnos de trabalho, bem como as folgas e escalas de trabalho, conheça-os:

Legislação vigente

Se atentar a letra da lei é muito importante para evitar processos trabalhistas. Consultar um profissional especializado na área de Recursos Humanos pode evitar muitos problemas para o empresário, uma vez que ele terá conhecimento suficiente para saber lidar com esse tipo de demanda.

Acordo entre partes sobre o contrato de trabalho

Lembrando que no caso de jornadas de trabalho não previstas por lei como a jornada 12×36, é importante ter todos os documentos que embasam aquela situação de trabalho por escrito, para que o empresário possa provar a negociação junto ao empregado ou sindicato para a realização do serviço daquela maneira.

Organização e planejamento

Lembre-se que ao planejar turnos de trabalho, é importante manter tudo organizado, e devidamente documentado, e preferencialmente em um software especializado.

Os horários de cada colaborar devem estar definidos em uma tabela, para que ele possa visualizar sua escala de trabalho, e caso seja necessário, realizar algum ajuste.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau