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Cálculo hora extra: escolhendo o melhor sistema

O cálculo hora extra é um assunto capaz de trazer uma grande dor de cabeça para as empresas, além de estremecer as relações corporativas. Isso acontece porque, quando ele não é feito com atenção aos detalhes, costuma gerar falhas na hora de fechar a folha de pagamento dos colaboradores (seja por conta dos excessos ou de ausências). Ou seja, no fim do dia é o que muitas vezes acaba prejudicando a credibilidade dos profissionais na empresa. Neste sentido, fazer o controle adequado dessa jornada é fundamental para que a organização não perca em produtividade e mantenha um bom clima organizacional.

E, tendo isso em mente, a seguir, neste artigo, vamos apresentar mais informações sobre como é possível adotar um sistema eficaz para controlar as horas extras do seu negócio. Acompanhe!

Horas extras

Como deve funcionar o cálculo hora extra?

A hora extra é caracterizada pelo serviço que supera a jornada diária do profissional, ferindo seu período de descanso. Por isso, a determinação legal é que ele seja compensado por essa atividade — seja na forma de pagamento ou por meio do acúmulo em um banco de horas.

Dessa forma, para garantir um perfeito funcionamento do cálculo hora extra o mais recomendado é fazer uso de um controle de ponto eficiente. Escolher o sistema ideal é fundamental para garantir a transparência desse processo. Além disso, é necessário tomar algumas medidas, como:

  • Levar em consideração as individualidades da jornada de trabalho de cada colaborador;
  • Optar por um sistema que permita a emissão de relatórios rápidos;
  • Estabelecer uma política interna bem definida em relação às horas extras;
  • Manter-se a par das mudanças nas leis trabalhistas.

Outro ponto importante, para calcular essas horas extraordinárias, é que apostar em um controle de jornada moderno e que facilite esse trabalho é a chave para otimizar processos e evitar possíveis erros.

Afinal de contas, remunerar os profissionais de forma honesta, de acordo com a jornada cumprida, é o mínimo que o empregador pode fazer para manter o seu capital humano motivado e produtivo, e sem uma gestão eficiente isso se torna quase impossível.

O que mudou com a reforma trabalhista 

Algumas propostas estabelecidas pela reforma trabalhista, por exemplo, facilitaram o cálculo hora extra, além do seu pagamento e implantação nas empresas. De uma maneira geral, as regras da nova CLT reduziram a burocracia desses processos e ajudaram empregadores e profissionais a negociarem acordos para seu cumprimento perante as leis de trabalho.

Por exemplo, após a chegada da reforma, o piso referente às remunerações de hora extra passou de 20% para 50% do valor da hora convencional trabalhada. No entanto, esse valor pode variar de acordo com a convenção coletiva ou em casos dessas horas serem realizadas em dias como feriados ou dias de folga do funcionário.

Além disso, é válido ressaltar que o tempo máximo permanece de 2 horas extras, sendo que o colaborador não pode exceder o limite de 10 horas trabalhadas por dia – com exceção, é claro, das jornadas 12×36.

Como escolher o sistema ideal para o cálculo hora extra?

De acordo com o que vimos até aqui, o cálculo hora extra feito de forma correta é algo fundamental para as empresas, pois sem esse gerenciamento, além dos prejuízos citados, existe uma probabilidade alta de descumprimento dos direitos estabelecidos por lei.

Em linhas mais simples, a falta de organização dessas informações pode expor uma empresa a complicações sérias, como as ações trabalhistas. Por outro lado, também é preciso olhar a questão da quebra dos termos estabelecidos em contrato: ela pode acarretar no pagamento de todas as horas extras remanescentes em um possível banco de horas, por exemplo.

A realidade é que muitas empresas ainda adotam planilhas e outras formas de controle manual dessas informações. Contudo, hoje o mercado dispõe de inúmeras soluções para uma gestão eficiente e controle das horas extras. Essas alternativas são benéficas, sobretudo em casos de equipes grandes onde o volume de dados a serem considerados é maior.

E, sob este contexto, para definir qual é o melhor sistema que auxilia o cálculo das horas extraordinárias em uma organização não tem segredo — tudo deve começar com o controle efetivo da jornada de trabalho dos colaboradores. 

As plataformas digitais como o Oitchau, oferecem uma gestão totalmente otimizada da rotina do período trabalhado e são ótimas alternativas para manter esse aspecto sempre organizado. 

Confira a seguir algumas das vantagens que esses tipos de sistemas digitais podem oferecer:

cálculo hora extra

1. Monitoramento das atividades diárias

Os softwares de monitoramento são capazes de acompanhar em tempo real as jornadas de cada colaborador. Além de oferecer informações confiáveis, a tecnologia reduz a margem de erro nos processos de gerenciamento das horas extras.

Existem algumas plataformas que, inclusive, permitem o acompanhamento remoto desses dados, com o uso de tablets e smartphones.

2. Acesso fácil a todo tipo de informações úteis para o cálculo hora extra

Está com dúvidas e precisa consultar o saldo de horas de um determinado colaborador? Basta abrir o aplicativo e fazer uma consulta rápida.

Esses dispositivos permitem o acesso e a localização das informações com dinamismo e praticidade. 

3. Liberdade e segurança com o armazenamento de dados em nuvem

O cloud computing, ou computação em nuvem, é a melhor alternativa para quem busca se livrar de papéis e dados armazenados em e-mails, reduzindo a burocracia do setor de RH da empresa.

Com essas ferramentas, podemos armazenar um grande volume de dados com acesso simplificado e segurança.

Controle de ponto

Conte com a gente!

O aplicativo do Oitchau oferece o método mais simples para o cálculo hora extra nas corporações. Nosso sistema de controle de ponto digital permite o registro total e em tempo real das horas trabalhadas por todos os colaboradores. além disso, com o acesso à plataforma, o gestor consegue gerenciar todos os dados sobre o cotidiano na empresa de maneira agilizada.

Para facilitar ainda mais o dia a dia, o Oitchau realiza, de forma automática, o registro e cálculo de horas extras e banco de horas. 

Dentro do sistema, o administrador pode ativar o alerta que o notifica imediatamente quando um profissional ultrapassa o total de horas extras definido previamente. Essa atitude evita surpresas no orçamento no fim do mês e, melhor do que isso, previne que eventuais surpresas sequer apareçam.

Revolucione a gestão de horas da sua empresa!

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