Controle de Ponto e RH - Gestão de Pessoas

Banco de horas: confira as vantagens e desvantagens!

Mesmo os profissionais de alta performance, totalmente focados e engajados com a empresa estão sujeitos a imprevistos. Por esse motivo, um dos grandes desafios dos gestores de pessoas é encontrar soluções para as ausências no trabalho.

Embora seja uma prática utilizada por grande parte das empresas, o sistema de banco de horas ainda gera dúvidas quanto às suas vantagens tanto para as empresas quanto aos colaboradores. Além disso, o que é melhor para ambos: o banco de horas ou o pagamento de horas extras?

Neste artigo, vamos apresentar as principais vantagens e desvantagens desta prática. Acompanhe!

 

Banco de horas: o que é

O colaborador que trabalha em uma empresa que utiliza o banco de horas, compensa suas horas extras por meio de dias de folga, ou seja, toda vez que precisa trabalhar além do horário da jornada de trabalho, o colaborador vai acumulando horas em seu banco. Após determinado tempo, poderá utilizar as horas acumulados para tirar folga no trabalho.

O sistema de banco de horas é uma compensação de horas prevista pela Lei nº 9.601, de 21 de janeiro de 1998, que alterou o artigo 59º da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A compensação pelo sistema de banco de horas pode ocorrer de duas maneiras

  • Aberta: o colaborador acumula suas horas extras, porém não sabe em que período poderá folgar utilizando-as. 
  • Fechada: colaborador e empresa negociam o melhor período para que as folgas possam ser tiradas. Vale ressaltar que para que esta negociação possa acontecer, ela deve estar prevista em acordo ou convenção coletiva. Outro ponto importante é que uma vez estabelecido o acordo entre as partes, ele deverá ser escrito e a folga utilizada no prazo de seis meses. Caso as folgas não sejam tiradas, a empresa terá de pagar hora extra ao colaborador.

Nos casos em que o colaborador deve horas trabalhadas para a empresa, o banco de horas poderá ser descontado do salário.

 

Oitchau é o Controle de Ponto que Economiza mais dinheiro e tempo!

Economize gerenciando a jornada de trabalho dos seus colaboradores em Tempo Real, com verificação de localização por WiFi, GPS e Bluetooth

 

Vantagens e desvantagens do banco de horas

Vantagens

Colaborador

Para o colaborador, a principal vantagem de trabalhar com o sistema de compensação de horas de banco de horas é a possibilidade de poder tirar um (ou mais) dias para resolver assuntos pessoais, viajar, etc., sem ter quaisquer prejuízos em seu salário.

Empresa

Para a empresa, o banco de horas possibilita que, nos momentos de maior demanda, todas as suas equipes estejam a postos. Além disso, o gestor poderá se organizar e garantir as folgas nos momentos de maior tranquilidade para todos, sempre em acordo com o colaborador.

Com o sistema de banco de horas, a empresa passa a ter índice menor de absenteísmo. Os colaboradores sabem que terão um (ou mais) dia (dias) para resolver suas questões pessoais.

Outra vantagem importante para a empresa é a redução do pagamento de horas extras que, em alguns casos, pode comprometer o orçamento corporativo.

É importante deixar claro que o banco de horas não é um sistema criado para que a empresa não pague hora extra ao colaborador. Como mencionado anteriormente, caso as horas não sejam compensadas no prazo de seis meses, a empresa terá de pagá-las da mesma forma

Desvantagens

O banco de horas somente apresenta desvantagens para a empresa como para o colaborador quando é gerido de forma ineficiente. Em alguns casos, a má gestão pode resultar em ações trabalhistas movidas por colaboradores que se sentem prejudicados.

Por esse motivo, a melhor maneira de garantir que o banco de horas seja administrado com eficiência é utilizar um sistema de controle de ponto e soluções de gestão de folha de pagamento.

Dessa forma, ambas as partes poderão acompanhar a gestão do banco de horas em tempo real.

 

Outras observações sobre o banco de horas

  • O controle individual do banco de horas é a empresa. Estas informações devem ser claras e passadas ao colaborador sempre que ele desejar. 
  • O empregador que utilizar o banco de horas indevidamente está sujeito à multa prevista pela legislação trabalhista.

 

Agora que já conhece as vantagens e desvantagens do banco de horas, elabora o seu com a ajuda de um controle de ponto simples, prático e altamente eficaz.