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Ideias para loja: 5 estratégias para gestão de pessoas

Fazer uma boa Gestão de Pessoas é algo que envolve dedicação, estratégia, planejamento e criatividade. Confira 5 dicas para fazer melhor na sua loja!

Quando falamos em ideias para loja, muitos podem pensar apenas em vendas. No entanto, a parte humana é o aspecto mais importante neste contexto. Isso porque todo ambiente de trabalho, não importa o nicho, precisa de uma gestão de pessoas para cultivar a saúde e desenvolvimento do negócio.

Gestão de pessoas é a arte de enxergar e compreender as pessoas que trabalham para sua empresa, e buscar maneiras para construir pontes de comunicação e tornar a experiência delas no ambiente de trabalho mais positiva, produtiva e saudável.

Quando existe uma boa sincronia entre empresa, líderes e colaboradores, muitos problemas pequenos e rotineiros desaparecem, e reuniões – que antes tomavam muito tempo – podem ser evitadas.

Mas para a gestão de pessoas é necessário dedicação, estratégia e planejamento.

Se o seu empreendimento é uma loja, listamos 5 ideias que podem facilitar esse trabalho:

Quadro de avisos

Pode parecer uma ideia simples demais e boba a início, mas o quadro de avisos é uma das ferramentas mais utilizadas e recomendadas em práticas de comunicação organizacional em gestão de pessoas.

Encontre o local perfeito dentro das áreas de acesso restrito a colaboradores. Deve ser:

  • Um local por onde todos os colaboradores passam com frequência.
  • Um local com ótima iluminação, para que seja visualizado com maior facilidade.
  • Espaço comum onde colaboradores passam algum tempo (como café/água).

Com o Quadro de Avisos você pode usar toda a sua imaginação! Algumas ideias relacionadas à gestão de pessoas:

  • Avisos sobre novidades da loja.
  • Lembretes de Aniversário com Parabéns.
  • Divulgação do “Colaborador do Mês”.
  • Possíveis promoções, descontos e benefícios que colaboradores tenham.
  • Principais notícias da semana sobre o mercado.
  • Uma história em quadrinho / tirinha.
  • Avisos de Recursos Humanos como feriados.

O mais importante é que o quadro de gestão de pessoas esteja numa área de destaque e que o conteúdo seja realmente relevante para os colaboradores. Torne o quadro o ponto central de comunicação entre a administração e os colaboradores. Assim, eles vão se habituar a checar as informações do quadro para manter-se atualizados.

Grupo no Whatsapp

Uma ferramenta que pode ser utilizada de inúmeras maneiras inteligentes para melhorar a comunicação de empresas, famílias, amigos, grupos de estudo etc. Se você não se sentiu atraído pela ideia de um quadro de avisos, nunca subestime o poder do Whatsapp quando se trata de gestão de pessoas!

E, não se preocupe, seus colaboradores são espertos. A partir do momento que você (o dono da empresa) ou um supervisor/gestor, está dentro do grupo, uma conduta ética ficará implícita para todos os colaboradores. Afinal, tudo que for compartilhado será visualizado pela administração da empresa. Isso, por si só, já garante que o grupo será utilizado com bom senso e para o objetivo correto:

  • Avisos de falta ou atrasos.
  • Interação entre as equipes.
  • Canal direto e transparente entre Colaboradores e Gestão de pessoas.
  • Aviso sobre novidades da loja.
  • Informe de Recursos Humanos como Feriados.

Como o Whatsapp é uma ferramenta de conversas diretas e com atualização muito rápida, nesse caso, parabenizações de aniversário, histórias em quadrinho etc devem ser evitadas.

Foque em uma comunicação rápida e prática! E lembre-se: permita que a comunicação no grupo seja livre de pressões.

Deixe que os colaboradores interajam livremente e participe sempre de maneira educada, bem humorada e sem excesso de formalidades. Para possíveis advertências e conversas sérias, chame o colaborador na sua sala.

Respeite os limites de comunicação e o Whatsapp poderá se tornar uma mão na roda!

Ponto Eletrônico

Controle de ponto e frequência

Implemente um software para gestão de tempo dos seus colaboradores!

Garantir que as pessoas estão cumprindo seus expedientes, sem exceder horas extras, sem deixar de cumprir sua pausa para descanso e sem exceder o limite de faltas e atrasos, também faz parte da Gestão de Pessoas.

Ter total controle da organização e análise de horas trabalhadas dos seus colaboradores é uma ótima maneira de descobrir quais colaboradores têm melhor desempenho e também de identificar possíveis falhas. Como um excesso de atrasos que antes não era registrado.

Num exemplo prático: quando aquele colaborador pedir uma folga, você já terá uma análise de frequência dele e também saberá qual o melhor dia para conceder (ou não) a folga.

Com o aplicativo Oitchau de Controle de Ponto você e seus colaboradores conseguem:

  • Bater ponto e registrar as horas trabalhadas direto pelo celular.
  • Enviar e administrar pedidos de abono detalhados com praticidade.
  • Analisar relatórios diários de desempenho para corrigir qualquer falha na hora.
  • Definir limites de atrasos e horas extras, para não ter surpresas na hora da gestão de pessoas, e mais.

Faça um teste!

Pesquisa de Clima em Gestão de Pessoas

Existem empresas especializadas em aplicar pesquisas de clima empresarial com gestão de pessoas.

Essas pesquisas são focadas em identificar como está a saúde da empresa. Ou seja, como é a relação entre colaboradores e gestão de pessoas. Quais são as maiores barreiras e dificuldades encontradas no dia a dia.

E quais mudanças deveriam ser implantadas, o que pode estar impulsionando ou diminuindo a motivação dos colaboradores e muito mais.

Geralmente, elas são feitas em diversas etapas, e com participação anônima dos colaboradores. Isso para garantir a privacidade e conforto para que eles participem de forma honesta e aberta.

Primeiro é feito uma apresentação da pesquisa que será aplicada, depois é enviada a pesquisa, depois analisados os resultados e, por fim, criado um plano de ação para que você possa operar as melhores mudanças na administração da sua loja.

Pesquisas de clima são ótimas em gestão de pessoas porque você consegue descobrir todos os problemas que os colaboradores possivelmente não se sentiriam confortáveis em dizer no dia a dia.

Processo de Integração

E, talvez, o mais importante de todos: planejar e praticar um processo de integração quando há novas contratações na loja.

Contratar uma pessoa, dizer o dia que ela começa e simplesmente jogá-la na jaula dos leões para se virar sozinha e ser treinada na pressa pelos colaboradores que já estão ocupados o suficiente com seus próprios trabalho, é uma receita que só pode dar errado. Evitar isso faz parte do trabalho de gestão de pessoas

  • Defina uma pessoa responsável (ou assuma essa posição) para treinar cada novo colaborador contratado em sua função por pelo menos 1 dia antes de começar a trabalhar de fato.
  • Junte todos os colaboradores para apresentar o novo contratado formalmente.
  • Mostre todos espaços da loja, tanto abertos quanto restritos. Faça-o sentir-se em casa.
  • Adicione o novo colaborador no grupo do Whatsapp ou mostre o Quadro de Avisos e informe que ele deve acompanhá-lo para saber todas as novidades.
  • Apresente todas as ferramentas que ele vai utilizar (caixa, cafeteira, fogão etc) e ensine os processos de preparação ou atendimento (de acordo com a função).
  • Garanta que ele foi integrado de fato e está pronto para começar!

Fazer gestão de pessoas exige total sensibilidade e empatia! Para fazer um bom trabalho na sua loja, aprenda a ouvir o que seus colaboradores têm a dizer e a estar de fato presente na rotina deles.

Sabe colocar-se no lugar do outro é a chave!

Dica Plus: Aposte na melhoria do clima organizacional

Nossa dica extra para melhorar a produtividade dos seus empregados, o número de vendas e o engajamento dos lojistas que lhe prestam serviços é apostar na melhoria do clima organizacional.

Um bom clima da organização traz grandes resultados. O clima fica mais leve e as soluções surgem com maior facilidade uma vez que realmente há colaboração entre os funcionários.

É essencial que o ambiente de trabalho seja limpo e organizado e que ele tenha espaço suficiente para todos os colaboradores. Os materiais cedidos, como uniformes, ferramentas de trabalho e móveis, estejam em bom estado e sejam ergonômicos.

A estrutura, como número de banheiros e tamanho da copa, caso existente, devem ser compatíveis com o número de pessoas que ali trabalham.

A gestão de pessoas em lojas deve dar atenção à saúde de quem trabalha ali. Nesse caso, por exemplo, caso seus funcionários permaneçam muito tempo em pé, é interessante elaborar práticas de ginástica laboral.

Outro método que auxilia a resguardar a saúde dos colaboradores é definir maior número de intervalos, mesmo que pequenos, bem como disponibilizar espaço para descanso.

As metas de vendas estabelecidas são essenciais no engajamento e um dos principais pontos da gestão de pessoas. Elas devem ser viáveis de cumprimento e não exageradas, pois estas podem influenciar na qualidade da saúde psicológica do trabalhador.

Os benefícios que são oferecidos aos empregados influenciam no clima da organização e devem ser observados pelo gestor. Assim, estude quais são aqueles que mais chamam atenção dos empregados.

Note-se que os benefícios devem ser diferenciados e não se limitar ao vale transporte, refeição ou alimentação, plano de saúde. Esses já são conhecidos e não demonstram qualquer tipo de cuidado especial do responsável pela gestão de pessoas.

A concessão de benefícios pode ser atrelada às metas e ao cumprimento delas. Pode ser ilustrado com vales cultura ou com folgas extras. Quanto aos dias de descanso, tratando-se de lojistas, uma boa estratégia é oferecer folgas coincidentes aos finais de semana com maior frequência do que o determinado pela convenção coletiva da categoria.

Não são apenas prêmios monetários que importam, mas outras coisas podem ser oferecidas sem que os objetivos de motivação sejam deixados de serem notados.

A gestão de pessoas, assim, deve cuidar da organização da empresa e das equipes, da comunicação entre elas, do controle de jornada e do clima interno da empresa.

Com essas dicas é possível aumentar a qualidade tanto das atividades quanto do resultado final, de forma que a empresa somente tende a ganhar com a aplicação de estratégias desse tipo.

Garanta o sucesso da sua loja e o bem estar e engajamento dos empregados podem ser promovidos com essas simples estratégias.

Veja também: Técnica Pomodoro e a gestão de tempo – O que você precisa saber?

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