Controle de Ponto e RH - Gestão de Pessoas

Gestão de pessoas: como mostrar que você se importa com seus colaboradores!

Pequenos detalhes fazem toda a diferença. Descubra algumas práticas motivadoras que você, como empreendedor, pode implementar na sua empresa.

Regra número 1 da gestão de pessoas: motivação é gasolina! E cada colaborador se sente motivado de maneiras diferentes! No fim, se não houver motivação, adeus qualidade de trabalho e produtividade.

A boa notícia é que a maneira como você trata seus colaboradores tem forte impacto em como eles se sentem em relação ao ambiente de trabalho. E aqui estão algumas práticas simples e que trazem grande resultado no dia a dia da gestão de pessoas!

 

Habitue-se a elogiar!

Frequentemente estamos tão focados em garantir que tudo seja produzido dentro do prazo e entregue com qualidade, que apenas pedimos, cobramos, pedimos, cobramos… E esquecemos que quem está executando é um ser humano (afinal estamos falando em gestão de pessoas), com desejos, preocupações e uma vida pessoal. Isso tudo pode impactar diretamente na concentração, foco, humor e auto estima.

  • Pergunte aos seus colaboradores como eles estão no dia a dia, assim você poderá refletir melhor suas atitudes com eles.
  • Se ele soar estressado, por exemplo, evite conversas agressivas. Seja o equilíbrio nessa comunicação.
  • Sim, você está pagando pelo trabalho dele, mas não custa nada agradecer sempre que ele entregar algo.
  • Também não custa dizer bom dia, bom final de semana, bom descanso… Educação é sempre um ativador de boas energias.
  • Quando um trabalho for bem entregue, elogie! Reserve dois minutos para sentar com o colaborador e ressaltar os pontos positivos do trabalho que ele entregou. É uma ótima maneira de motivar e direcionar o desenvolvimento dele de acordo com aquilo que a empresa precisa e espera.


Dinheiro também é importante na gestão de pessoas!

Antes de mais nada, coloque-se no lugar do seu colaborador por um segundo. Se acaso você estivesse vivendo a vida dele, com os mesmos horários, quantidade de tempo livre, despesas. Você estaria feliz? Com a cabeça tranquila para encarar o expediente todos os dias?

Empatia é quando você consegue enxergar as dificuldades do outro e como essas dificuldades impactam diretamente em outras questões, como a motivação no trabalho.

  • Você pode oferecer um bônus no final do ano. Ou pode estabelecer uma porcentagem fixa de aumento salarial anual.
  • Até mesmo um aumento nos benefícios (como Vale Refeição) pode fazer uma enorme diferença! Já parou para reparar naquele colaborador que você vê trazendo almoço de casa todos os dias?
  • Se possível, implemente na sua empresa outros benefícios. Como um Vale Cultura (para descontos em livros, entretenimento e lazer).
  • Cuidar da própria saúde está cada dia mais caro! Pesquise um pacote de Plano de Saúde bacana com desconto para seus colaboradores.

Presente certo para a pessoa certa!

Ninguém está dizendo que você precisa sair dando presentes incríveis para todos os colaboradores, em todos os aniversários e datas comemorativas. Afinal, você não é pai/mãe. Mas, em uma boa gestão de pessoas é preciso conhecer cada um de seus funcionários. Então, se você decidir presentear precisa estar preparado.  Afinal, dar um presente que não significa nada pode até mesmo diminuir a motivação do colaborador.

  • Busque saber o básico sobre a personalidade e gostos pessoais de cada colaborador. Preste atenção nos objetos que eles trazem para o trabalho e as estampas das roupas que vestem.
  • Se você deseja presentear um colaborador no aniversário dele, use o que aprendeu com suas observações para escolher o presente.
  • Se não tiver certeza, peça ajuda dos colegas de trabalho dele.
  • Crie uma política de recompensa como, por exemplo, presentear colaboradores que completam 5 anos de casa. Nem que seja um almoço na faixa.
  • Mesmo sem ocasião especial, preste atenção nas pequenas oportunidades. Quebrou o fone daquele colaborador que só consegue focar com música? Que tal aparecer com um fone novinho?

 

Papo sobre plano de carreira!

Ninguém começa a trabalhar numa empresa com o objetivo de permanecer na mesma função. Ainda mais com o mesmo salário e benefícios, para todo o sempre, por anos e anos. Todo colaborador tem desejos, tem ambição e tem planos para o futuro. E a gestão de pessoas é fundamental para o plano de carreira.

  • Reserve uma semana por trimestre para pequenos encontros de dez minutos com cada colaborador. Faça isso apenas para sentar e conversar sobre suas carreiras.
  • Crie interesse em saber quais planos seus colaboradores têm para o futuro. Por exemplo, onde eles querem chegar? O que desejam conquistar? Qual cargo almejam na empresa?
  • Use as informações que conseguir para ajudá-los a desenvolver habilidades específicas. Uma boa ideia seria uma ajuda de custo num curso que tem tudo a ver com a atividade que eles exercem para a empresa.
  • Ofereça oportunidade de plano de carreira real. Sendo uma grande ou pequena empresa, auxilie seus colaboradores a compreenderem os degraus de evolução dentro da empresa e como eles podem subi-los.
  • Busque saber como está o desempenho escolar daquele colaborador que estuda. Semana de provas e ele anda estressado e sem foco? Ofereça 1 hora a mais de almoço para que ele leia o material. Ou um dia de folga, se possível.

 

Dê ouvidos & Tome ação!

Pior do que uma empresa que não tem política de gestão de pessoas de portas abertas (ou seja, que colaboradores podem buscar os gestores para bater um papo diretamente), é uma empresa que diz ter a política, mas que não pratica.

    • Se você tiver um escritório, literalmente deixe as portas dele abertas por algumas horas todos os dias.
    • Crie um formulário online para que seus colaboradores possam enviar Sugestões, Reclamações & Elogios de forma anônima.
    • Existem empresas especializadas em Clima Empresarial. Elas podem ajudar a melhorar a energia da sua empresa, caso você identifique problemas.
    • Quando um colaborador apontar um problema ou reclamação, ouça e, de fato, tome atitude em relação ao que ouviu. Se você ignorar o que eles disserem eles nunca mais vão te procurar. Isso pode fazer com que os problemas se tornem uma bola de neve.
    • Quebrou a torneira? Conserte. Está faltando lata de lixo? Compre. O computador está ruim? Arrume. Produtos de limpeza acabaram? Reponha o estoque. Ofereça tudo que seus colaboradores precisam para executar o trabalho deles.

Você não precisa praticar todos os itens dessa lista. Mas se conseguir refletir, enxergar a importância de cada um e implantar o que for possível, garantimos que os resultados na sua gestão de pessoas podem ser surpreendentes!

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