Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
Gestão de pessoas

Gestão de pessoas: Como fazer de forma remota?

Atualmente, trabalhar de forma remota deixou de ser uma tendência, e virou a única opção para muitas empresas, por conta da pandemia de covid-19. Como resultado, existem inúmeros de líderes de equipe que estão realizando a gestão de pessoas completamente a distância.

É um cenário novo para muitos, e para os gestores, é um desafio adicional, para quem não está habituado as rotinas e as práticas do home office. É comum o sentimento de não ter o controle da situação, ou amadurecer os relacionamentos da equipe, estando à distância.

A adaptação é necessária, é um processo que precisa de confiança entre os membros da equipe, treinamento e capacitação para lidar com situações adversas. Com a evolução da tecnologia, onde as informações e os recursos se tornaram acessíveis a todos, a tendência de teletrabalho se torna realidade.

O que é uma equipe remota?

Uma equipe remota é um grupo de profissionais que atuam fora do escritório da empresa, em sua residência, com habilidades diversas e culturas diferentes trabalhando juntos em um projeto unificado.

Cada membro de equipe trabalha em um local separado, que pode ser em cidades, estados ou países diferentes. Trabalhar remotamente é uma coisa e realizar a gestão de pessoas remotamente é outro desafio. Há muita diferença quando as equipes estão sentadas no ao escritório e quando estão trabalhando deslocadas ou alocadas em outro ambiente, como na residência.

No gerenciamento de equipes remotas, os gestores lidam com vários desafios que surgem ao longo da jornada de trabalho, o que inclui o gerenciamento dos projetos e das equipes, manutenção de prazos e problemas de infraestrutura dos colaboradores.

Desafios na gestão de pessoas a distância

Com necessidade atual do home office, os desafios estão aumentando na mesma proporção, principalmente para os gestores, confira os principais desafios:

  • Falta de ferramentas adequadas para a comunicação;
  • Recrutamento e seleção de candidatos qualificados;
  • Ausência de programa de responsabilização;
  • Manutenção dos prazos acordados;
  • Funções definidas com clareza;
  • Definição de agendas de reuniões e treinamentos;
  • Problemas para o acompanhamento do desempenho dos colaboradores;
  • Integração entre os membros da equipe;

Além dos desafios listados anteriormente, entenda como os desafios diários podem ser enfrentados de uma forma adequada, para que todas as atividades possam ser executadas corretamente e a equipe trabalhar em sintonia.  

Confie nas ferramentas de trabalho

A tecnologia tornou possível ter uma equipe produtiva de forma global, e o uso das ferramentas corretas possibilita a organização do trabalho remoto e assim, conseguir manter todos na mesma página.

Existem inúmeras ferramentas que estão figurando no mercado com recursos interessantes, que possibilita que a gestão de pessoal seja feita de forma adequada e muito prática. O Trello é uma dessas ferramentas, onde é possível delegar atividades, criar cartões para atividades em grupo, em acompanhar o andamento das tarefas de forma individual.

Colaboração em projetos

A colaboração tem sido frequentemente uma parte importante de um negócio e um novo problema, quando falamos em equipes trabalhando remotamente.

A falta de coordenação leva à falta de gerenciamento de projetos e à projetos mal executados de ponta a ponta. É importante que os gestores se mantenham integrados às atividades executadas pelos membros da sua equipe, faça o acompanhamento através das ferramentas de gestão e colabore em tudo que for possível para agilizar o andamento das atividades.

Diferenças culturais

Essa é uma questão que afeta equipes que trabalham em estados ou países diferentes, onde as pessoas têm uma atitude diferente em relação às carreiras, e as famílias. Será necessário entender e apreciar a cultura de cada um, para que então seja possível se conectar.

Ao coordenar uma força de trabalho global, os gestores geralmente não compreendem o gerenciamento das diferenças culturais. Pessoas de diferentes culturas têm ética de trabalho diferente e é surpreendente como elas abordam seu dia de trabalho.

A gestão de equipes por distância pode não ser considerada uma tarefa simples, por diversas questões, mas certamente não é tão complexo como alguns gestores imaginam. A compreensão, o diálogo e a organização são fatores essenciais para o sucesso.

Programa de transparência

Ao trabalhar com uma equipe que não está presente fisicamente, os membros têm uma quantidade incrível de liberdade para trabalhar. Mas como saber se as pessoas estão trabalhando e vão entregar as tarefas no prazo?

Esse é um dos maiores medos dos gestores, devido à falta de visibilidade e controle, quando a gestão não está sendo realizada de forma adequada.

Para que as equipes existam e prosperem, a transparência e a responsabilidade são fatores primordiais. Para facilitar a transparência em um ambiente remoto, veja algumas dicas:

  • Configurar funções e responsabilidades claras do projeto;
  • Discuta com os membros da equipe metas específicas no projeto para manter todos responsáveis;
  • Estabeleça horários de trabalho para os membros, e se for possível, considere o horário mais adequado para cada um dos membros;
  • Acompanhe as principais métricas do projeto;
  • Supervisione os problemas e procure por soluções efetivas e não paliativas.

Como realizar a gestão de pessoas em equipes remotas?

Existem muitas empresas que tiveram como única alternativa a adoção do sistema de home office para manter a operação dos principais setores, outras já estavam trabalhando nesse modelo, e estavam mais adaptadas aos desafios diários.

Existem algumas práticas que são recomendadas para o sucesso do gerenciamento. Veja a seguir.

Práticas recomendadas para o gerenciamento de equipes home office

Estabeleça limites para os colaboradores em home office

É importante que as equipes tenham limites estabelecidos previamente para conseguir delimitar a sua vida pessoal e profissional. Se houver diferença nos fusos horários, todos os membros da equipe precisam estar alinhados em relação aos horários praticados por cada colaborador.

Discuta os horários de trabalho com todos os membros da equipe, respeitando o tempo deles e mostre que você se importa o fator tempo. Isso ajudará a construir relacionamentos positivos com os funcionários, garantindo que seja menos complexo e mais fácil o relacionamento.

Defina as expectativas claramente

Toda empresa tem expectativas, independentemente de estar trabalhando remotamente ou pessoalmente no escritório da organização. Ser claro com os funcionários os manterá focados no trabalho em direção aos mesmos objetivos. Você deve definir expectativas claras para:

  • Horário de trabalho;
  • Disponibilidade;
  • Sistema de comunicação;
  • Reuniões oportunas;
  • Principais projetos e prazos;
  • Reuniões agendadas;
  • Responder ao e-mail.

Aprimore suas habilidades de comunicação online

Muitas equipes de trabalho se deparam com um revés na comunicação ao trabalhar em projetos. Sempre será difícil se conectar com suas equipes em diferentes áreas sem ter boas habilidades de comunicação. E, claro, habilidades de comunicação online.

Ao iniciar a conversa, seja rápido e conciso, para que as equipes não fiquem confusas. Desenvolva suas habilidades de escrita, fale com precisão, use as ferramentas certas de colaboração remota para colaborar efetivamente, pois uma comunicação incrível é vital no local de trabalho remoto.

Invista em softwares de gerenciamento de projeto remoto

Sua cultura de trabalho florescerá quando você estiver realizando a gestão adequada. E isso pode ser possível quando você utiliza um software de gerenciamento de equipe remoto para planejar tarefas, projetos e até pessoas. Entenda as possibilidades que o software de gerenciamento de atividades proporciona:

  • Comunicação com sua equipe;
  • Acompanhamento do projeto;
  • Gestão da produtividade;
  • Manter e gerenciar quadros de horários;
  • Compartilhar informações em tempo real;
  • Ter discussões;
  • Gerenciar as tarefas em uma lista de tarefas;
  • Interaja em diferentes fusos horários.

Veja também: Regras do pagamento de banco de horas: Qual tempo máximo de acúmulo e pagamento?

Gostou das dicas? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau