O employee experience é um conceito importante para o sucesso das empresas, visto que nem tudo se resume aos lucros e ganhos.
Ele está ganhando cada vez mais destaque no mundo dos negócios, especialmente porque oferece uma série de vantagens às empresas.
Sua prática depende de algumas estratégias e cuidados, mas pode beneficiar diferentes tipos de organizações. Por isso, conheça mais sobre este conceito.
Veja como ele funciona, como é possível praticá-lo e outras questões relevantes sobre ele.
O que é employee experience?
O employee experience significa “experiência do empregado” e corresponde a todas as interações, sentimentos e percepções que os funcionários têm ao longo de sua jornada dentro de uma empresa.
Ele inclui desde o recrutamento e integração até o desenvolvimento profissional e o ambiente de trabalho. Em essência, é a experiência completa que os colaboradores vivenciam ao trabalhar para uma organização.
Ou seja, é um conceito que busca compreender, analisar e melhorar a experiência do colaborador dentro do ambiente corporativo, promovendo um ambiente saudável e mais qualidade de vida.
Como funciona o employee experience?
O employee experience envolve várias dimensões que se interligam para criar um ambiente de trabalho positivo e inspirador.
Por isso, entenda um pouco mais sobre seu funcionamento a seguir!
Recrutamento e integração
Proporcionar uma experiência positiva começa desde o recrutamento.
Quando o processo inicia-se com uma comunicação clara sobre a cultura organizacional e as expectativas, é possível atrair candidatos que estejam alinhados com os valores.
Já a integração eficaz garante que os novos funcionários se sintam bem-vindos.
Desenvolvimento profissional
Investir no crescimento e no desenvolvimento dos funcionários é fundamental para mantê-los engajados e motivados. Sendo esse um dos processos mais importantes do conceito de employee experience.
Oferecer oportunidades de treinamentos, mentorias e planos de carreira mostra o compromisso da empresa com o sucesso individual de cada colaborador.
Ambiente de trabalho e cultura organizacional
Um ambiente de trabalho saudável, inclusivo e colaborativo contribui significativamente para uma experiência positiva.
A cultura organizacional desempenha um papel importante na forma como os funcionários se sentem em relação à empresa e uns aos outros.
Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal
Oferecer flexibilidade e apoio para que os funcionários equilibrem suas responsabilidades profissionais e pessoais é essencial e faz parte do employee experience.
Isso resulta em um aumento na produtividade e na satisfação no trabalho.
Quais são as principais vantagens de aplicar o employee experience na empresa?
Priorizar o employee experience traz inúmeras vantagens tanto para os funcionários quanto para a empresa. Conheça quais são.
Engajamento e produtividade maiores
Funcionários engajados e motivados são mais produtivos e dedicados ao trabalho, o que impacta positivamente os resultados da empresa.
Dessa forma, a empresa deve investir em ações para melhorar as condições de trabalho, qualidade de vida e benefícios para aumentar a produtividade e engajamento dos colaboradores.
Retenção de talentos
Uma experiência positiva no trabalho reduz a rotatividade de funcionários. Isso gera economia de tempo e de recursos investidos em recrutamento e treinamento.
E uma das melhores formas de conseguir reter talentos é investir em ações que promovam um ambiente saudável de trabalho, com boas condições, bons benefícios e salário de acordo com o mercado.
Melhoria da reputação
As empresas que valorizam o employee experience tendem a ter uma melhor reputação no mercado. Logo, isso atrai talentos e novos clientes.
O mercado valoriza empresas que trabalhem em prol de seus colaboradores.
O que é Employee Experience Management?
O Employee Experience Management corresponde à gestão da experiência do funcionário.
Ele conta com uma abordagem estratégica pelas quais as organizações criam um ambiente de trabalho positivo, satisfatório e envolvente para seus colaboradores.
O objetivo principal é cultivar um ambiente no qual os funcionários se sintam valorizados, motivados e conectados à cultura e aos valores da organização.
Ao se concentrar no bem-estar dos colaboradores, as empresas aumentam o engajamento, a produtividade e a retenção de talentos.
Essa gestão inclui uma série de responsabilidades e de atividades. Confira quais são elas.
Entender as necessidades dos colaboradores
O primeiro passo na gestão da experiência do funcionário é entender suas necessidades, expectativas e desafios.
Isso pode ser feito por meio de pesquisas de clima organizacional, feedback direto e análise de dados.
Criação de jornadas do funcionário
Assim como os clientes têm jornadas ao interagir com uma empresa, os funcionários também têm jornadas ao longo de sua carreira na organização.
O employee experience management envolve mapear essas jornadas e identificar pontos de interação e oportunidades de melhoria.
Ou seja, quais são os pontos que a empresa precisa melhorar e outras que devem ser fortalecidas, além da criação de um plano de carreira e salários.
Desenvolvimento profissional
Investir no desenvolvimento e crescimento dos funcionários é um componente essencial do employee experience.
Oferecer oportunidades de treinamento, mentorias e progressão na carreira demonstra o compromisso da empresa com o sucesso dos colaboradores.
Criação de um ambiente de trabalho positivo
O ambiente de trabalho desempenha um papel crucial na experiência do funcionário.
Isso inclui promover uma cultura organizacional inclusiva, um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal, e oferecer um espaço físico que promova a colaboração e o bem-estar.
Reconhecimento e recompensas
Reconhecer e recompensar os colaboradores por suas contribuições é uma parte importante da gestão da experiência do funcionário.
Isso pode ser feito por meio de elogios públicos, incentivos financeiros, prêmios e/ou oportunidades de crescimento.
No entanto, o processo de meritocracia deve ser pensado para reconhecer o colaborador ao longo da sua jornada, desde momento que ele entra na empresa.
Employer branding e employee experience: qual é a diferença?
Enquanto o employee experience foca na experiência e no bem-estar dos funcionários dentro da empresa, o employer branding se concentra na imagem que a empresa projeta para atrair talentos externos.
Apesar de serem conceitos relacionados. No entanto, eles abordam aspectos diferentes da gestão de pessoas.
Como fazer o digital employee experience?
Nos últimos anos muitas empresas deixaram o trabalho presencial de lado para adotarem estratégias mais flexíveis que incluem o home office e o trabalho remoto.
Nestes casos, o employee experience não deve e nem precisa ficar de lado. Veja como fazer!
Utilize ferramentas de colaboração online
Invista em aplicativos de mensagens, plataformas de videoconferência e sistemas de gerenciamento de projetos, como o timesheet, que permitem que os funcionários se conectem e trabalhem juntos independentemente de sua localização geográfica.
Ofereça treinamento e desenvolvimento online
Além disso, disponibilize treinamentos, cursos e materiais de desenvolvimento profissional online.
Isso possibilita que aos colaboradores aprendam novos skills e competências no seu próprio ritmo, tendo acesso a recursos relevantes para o desenvolvimento de suas habilidades.
Facilite o acesso a informações internas
Crie um portal interno onde os funcionários possam acessar informações importantes, como políticas da empresa, diretrizes, documentos e notícias também é uma boa estratégia.
Isso ajuda a manter todos atualizados e informados com as políticas, normas e novidades que estejam surgindo na empresa.
Implemente flexibilidade de trabalho remoto
Não esqueça de adotar políticas flexíveis de trabalho remoto que permitam que os colaboradores realizem suas tarefas de qualquer lugar.
Isso proporciona equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e contribui para o bem-estar.