recrutamento inteligente

Recrutamento inteligente: Como realizar?

A seleção de colaboradores e funcionários para sua empresa é uma das fases operacionais mais importantes, pois define quais são os tipos de profissionais que irão compor suas equipes, representarem-nos como executivos públicos ou públicos e, ainda, ser um dos fatores essenciais para o sucesso ou não fazer empreendimento. Com base nisso, várias técnicas que prometem garantir o recrutamento inteligente.

Esse tipo de recrutamento é realizado, geralmente, pela equipe de recursos humanos (RH) ou, ainda, por uma empresa externa especializada na área que preste serviços dessa natureza à sua empresa.

Contudo, esses procedimentos de seleção não são propriedade do RH e tem como uma das principais características a interdisciplinaridade e a aplicação de esforços conjuntos, como com o setor de marketing e de informática da empresa.

Confira abaixo o que é o recrutamento e seleção inteligente e como ele pode garantir que sua empresa seja formada por profissionais talentosos, com fluidez nos processos e redução de gastos.

Recrutamento de profissionais para a empresa

Primeiramente precisamos admitir uma verdade um tanto quanto inconveniente: encontrar e contratar bons profissionais compõe um desafio que vem se intensificando.

Isso ocorre por diversas razões, dentre as quais, por exemplo, a procura e investimento intenso de empresas nos melhores profissionais, as alterações nas relações de trabalho em relação à flexibilização, a ausência de especialização nas áreas, etc.

New call-to-action

Além disso, é impossível não citar as alterações ilustradas pela valorização e desvalorização de algumas profissões ou, ainda, a existência de um número exagerado de profissionais de certas áreas, que não conseguem ser absorvidos pelo mercado de trabalho.

Ainda, algo que atrapalha em muito a seleção de profissionais é o fato de que diversas empresas não investem em novas técnicas e se agarram àquelas ferramentas tradicionais de recrutamento.

O uso de intuição, de tecnologias ultrapassadas e de trabalhos e processos manuais durante a seleção de profissionais estão dentre os fatores que podem atrapalhar o sucesso da seleção de novos profissionais.

Nesse contexto, o recrutamento inteligente é extremamente importante e vem sendo cada vez mais aplicados pelas empresas, pois suas técnicas e ferramentas podem garantir que sejam selecionadas pessoas talentosas e que possam somar à equipe.

Como ocorre o recrutamento inteligente?

O recrutamento envolve todas as fases da seleção de candidatos para compor as vagas de emprego de sua empresa. Dessa forma, ele integra desde a divulgação das vagas até a análise de currículos, realização de entrevistas e eventuais dinâmicas em grupos, dentre outros fatores.

Embora a seleção de profissionais tenha sido vista, por muito tempo, como uma função secundária, ela vem chamando cada vez mais a atenção das empresas como uma ferramenta de sucesso dos empreendimentos.

Assim, novas soluções surgiram e formaram o que chamamos de recrutamento inteligente. Ele é um processo que faz uso de tecnologias e de métodos de ponta que tendem a chamar a atenção de profissionais talentosos e criar neles o interesse em fazer parte da sua equipe.

Mas, afinal, como essa forma de recrutamento de profissionais se distingue das demais?

Existem quatro aspectos que diferenciam as formas de seleção e contratação de profissionais modernas das tradicionais.

Em primeiro lugar, o recrutamento inteligente faz uso de técnicas de marketing a fim de atrair e engajar talentos. Além disso, ela leva em consideração a experiência do candidato à vaga durante todo o processo de seleção, ou seja, da divulgação da vaga á realização de entrevistas.

Em terceiro lugar, esse tipo de recrutamento se utiliza de tecnologias para maximizar todo o processo de seleção e, por fim, conta com dados para gerar insights e eliminar gargalos indesejados.

Como promover o recrutamento inteligente?

Enquanto o recrutamento tradicional é algo sazonal, em que se espera o surgimento de uma vaga para a busca de profissionais que nela se enquadrem, na versão inteligente da seleção de candidatos há um processo contínuo.

Dessa forma, estudam-se forma de atrair candidatos e se relacionar com eles para, em uma eventual necessidade de contratação, já existir uma aproximação entre o candidato e a empresa ou, ainda, para que o RH saiba quem procurar.

Portanto, para promover o recrutamento inteligente é necessário que não se espere uma vaga surgir, mas que se trabalhe de forma contínua pra que isso ocorra. Portanto, busque criar um banco de talentos relacionados ao seu ramo e às equipes existentes dentro da empresa.

Além disso, reforce sua marca como empregadora e busque melhorar a comunicação com o mercado de trabalho.

Também, procure estabelecer técnicas de marketing na divulgação de suas vagas. Esqueça do tradicional e já ultrapassado “temos vagas” ou “procuram-se candidatos”.

Isso envolve, igualmente, o uso das redes sociais da empresa para estabelecê-la como uma empregadora de confiança que se preocupa com o bem-estar dos empregados.

Some-se a isso, ainda, o uso da tecnologia como um elemento que auxilia, em muito, na construção de um recrutamento inteligente. Portanto, esqueça o recrutamento feito de maneira manual e invista em modernos softwares ou plataformas digitais.

As ferramentas de recrutamento e seleção são capazes de automatizar parte considerável do trabalho, em especial as tarefas árduas e repetitivas. Por exemplo, triar autonomamente os currículos mais adequados ou disparar feedbacks aos candidatos de maneira massiva.

Ainda, utilize técnicas de HR Analytics, que auxiliam no desenvolvimento de um RH orientado para a análise de dados e, diferente do uso da intuição nas escolhas e processos, utiliza de estudos e análises de dados orientados.

New call-to-action

Por fim, não se esqueça de desenvolver um banco de talentos inteligente. Ele nada mais é que uma plataforma disponibilizada de forma digital em que os profissionais podem cadastrar informações pertinentes para eventuais aberturas de vagas.

Dessa maneira, registram formação, interesse profissional, endereço, experiências anteriores e outras questões que sejam relevantes no processo seletivo.

Isso permite que a localização de candidatos e todo o processo de seleção no recrutamento inteligente se tornem mais rápidos e ágeis.

Portanto, com essas dicas é possível melhorar o processo seletivo de uma empresa e ainda garantir que ela esteja recrutando os melhores  profissionais da área, que também se enquadram no seu modus operandi.

Veja também: Plano de saúde empresarial: Como escolher o melhor?

Gostou das dicas sobre recrutamento inteligente? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau