Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
testes psicológicos

Aplicação de testes psicológicos na contratação de funcionários

O recrutamento e pessoas é o ponto de partida para a seleção de pessoas que irão constituir sua empresa e garantir que as operações dela sejam realizadas com qualidade. Para garantir o sucesso dessa fase é possível fazer uso de testes psicológicos que auxiliam a demonstrar o perfil profissional do candidato.

Os testes que são voltados à avaliação psicológica são capazes de avaliar se aquele profissional se enquadra na organização, pois é possível entender se eles são aptos para aguentar a pressão necessária e seguir com as políticas da empresa.

Abaixo separamos alguns dos tipos de testes que podem ser aplicados e quais as vantagens que cada um deles pode conferir à empresa que está contratando.

Testes psicológicos: Como são feitos e quais as vantagens às empresas que os aplicam?

A competitividade da empresa e o sucesso de suas atividades são garantidos em muito pelos colaboradores que serão selecionados para realizá-las. Um processo seletivo que aposte em na aplicação de testes que avaliem o psicológico do profissional pode aumentar a efetividade da escolha dos novos empregados.

Ressalta-se que não apenas no momento da contratação esses testes podem se mostrar efetivos para aqueles colaboradores que já prestam serviços à empresa.

Alterações do estado psíquico ou mesmo dos objetivos dos empregados em relação à organização podem ser avaliados de forma devida, auxiliando na estruturação da instituição e no desenvolvimento de políticas voltadas aos funcionários.

Mas, o que são esses testes?

Eles nada mais são do que um método diferenciado de avaliação que vai além dos quesitos geralmente avaliados em uma entrevista. Assim, não há limitação apenas na entrevista e no currículo, mas com base no perfil profissional psicológico que pode ser traçado com esses métodos.

Cabe destacar que são várias as características que um empregado pode apresentar e que se mostram efetivas ou não às atividades realizadas pela empresa.

Assim, a aposta em testes de cunho psicológico permite que sejam mensurados outros quesitos, como inteligência emocional e traços de personalidade do candidato.

Uma das principais vantagens trazidas às empresas por esse tipo de teste é a possibilidade de evitar a evasão e a necessidade de realizar contratações em breve para substituir empregados que estejam saindo da empresa. Vale lembrar que os processos seletivos não só exigem empenho de tempo dos colaboradores, mas gastos de divulgação e treinamento, por exemplo.

Quais são os principais tipos de teste psicológico no recrutamento?

Existem vários tipos de testes de são destinados a avaliar o perfil psicológico de um candidato de um processo seletivo. Cada um deles, é destinado para um tipo de avaliação, de forma que a empresa deve analisar qual é o mais efetivo para seu tipo de operações.

Esses testes não podem ser aplicados por qualquer profissional. É exigido que sua aplicação se dê essencialmente por um profissional da psicologia. Caso o seu departamento de recursos humanos não tenha um profissional com essa formação, a empresa pode optar por contratar um para serviços eventuais ou definitivamente.

Confira nossa lista com os principais tipos de testes para avaliação psicológica que podem ser aplicados em testes de seleção de emprego.

1.      Teste Quati

Quati é a abreviação para Questionário de Avaliação Tipológica. Ele se utiliza de apenas 6 perguntas, cada uma com 15 alternativas de resposta, que podem auxiliar a entender qual é o perfil de personalidade do candidato.

Ele pode identificar diversos traços de personalidade que influenciam diretamente na possibilidade de socialização com a equipe em que o empregado pode ser inserido, assim como na qualidade das atividades que serão prestadas.

Dentre as possibilidades apresentadas por esse tipo de teste está entender se o candidato em questão é introvertido ou extrovertido, assim como é mais pautado pelo lado racional ou emocional.

Esse teste não se limita apenas ao processo seletivo de novos empregados. Ele pode ser aplicado em processos em que se deseja trocar um colaborador de cargo ou aplicar uma promoção.

2.      Teste palográfico

Em segundo lugar na nossa lista de melhores testes psicológicos que podem ser aplicados em um processo de seleção de novos empregados para uma empresa está o palográfico.

Ele se destina à descoberta de traços de personalidade e é extremamente comum em avaliações psicotécnicas, como aquelas aplicadas pelo Detran durante a formação de um novo motorista.

A sua realização é bem simples, consistindo na tarefa do candidato em desenhar traços paralelos em um papel. A partir desses desenhos, com base no tamanho, espaçamento e formato, é possível traçar diversas questões psicológicas atinentes ao profissional.

Dentre as características que ele se dedica a descobrir estão aquelas condizentes ao senso de humor e temperamento, assim como ao nível de distração e produtividade nas atividades profissionais.

3.      Teste Atenção Concentrada (AC)

O terceiro tipo de teste que separamos para avaliações psicológicas em processos de seleção de novos empregados é o de Atenção Concentrada. Ele é extremamente útil para medir, desde logo, o nível de aplicabilidade do foco pelo profissional em suas atividades laborais.

Ele ocorre com a concessão ao candidato de uma folha que possui desenhos de triângulos com tamanhos variados que são distribuídos desordenadamente. Cabe ao profissional indicar quais são os que estão localizados dentro de um retângulo.

É possível avaliar se o profissional se distrai com os desenhos ao redor, assim como o nível de foco que é aplicado na tarefa.

4.      Teste de Zulliger

Temos o Teste Zulliger, conhecido apenas por Z. Criado durante a Segunda Guerra Mundial, ele era destinado a entender quais candidatos eram aptos às atividades do exército.

Ele se dá pela concessão de imagens com manchas distribuídas em pranchas de exibição, sendo que o profissional deve indicar o que vê nesses desenhos.

A avaliação, assim, pode traçar características da personalidade e afetividade do profissional, assim como dos seus relacionamentos.

5.      Teste de administração de tempo (ADT)

O quinto tipo dentre os testes psicológicos que podem ser aplicados em processos de seleção de candidatos é o ADT. Seu objetivo principal é a avaliação quanto à proatividade do profissional ao mesmo tempo em que a administração do tempo e atividades são analisadas.

Ele ocorre com a proposição de 96 questões concernentes a 16 categorias diferentes. Todas elas são relativas à gestão de tempo, direta ou indiretamente.

A produtividade pode ser desde logo avaliada, não sendo necessário esperar para ver o empregado em atividades laborais após sua contratação.

6.      Bateria de provas de raciocínio

O sexto teste de natureza psicológica que separamos para as empresas que querem inovar em seus processos de seleção e os tornar mais efetivos consiste na aplicação de uma bateria de provas de raciocínio.

Este é um dos tipos mais comuns de testes aplicados pelas empresas, uma vez que demonstra efetividade ao mesmo tempo em que a cultura organizacional da empresa e do candidato são comparadas e avaliadas quanto à compatibilidade.

7.      Teste de Lipp

Indicamos como uma opção às empresas que se interessam pela aplicação de testes psicológicos para consolidar a qualidade dos processos seletivos é o de Lipp.

Ele é dedicado a avaliar uma questão que é essencial na realização de atividades profissionais e que pode não só atrapalhar o candidato, mas toda a equipe: o estresse dos funcionários.

O Teste de Lipp lida com disponibilização aos candidatos de situações estressantes. É importante para diversos tipos de cargos, especialmente para aqueles que são destinados à gestão de equipes ou funções que tem diversas cobranças.

Apostar em testes de cunho psicológico pode auxiliar as empresas a avaliar diversas questões que influenciam no trabalho e, assim, garantir a melhor contratação possível!

Veja também: Home office para reduzir custos: Como administrar?

Gostou das dicas? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau