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Como recrutar o colaborador certo para a vaga certa?

A contratação de colaboradores pode ser uma tarefa árdua para os recrutadores, pois é necessário, para que ocorra o sucesso na operação e nas atividades que serão desempenhadas juntamente a ele futuramente, recrutar quem realmente tenha uma adequação perfeita à vaga oferecida.

O processo de contratação pode ser atrapalhado ou complicado por diversos fatores. Primeiramente, inúmeros candidatos não se atentam às especificações das vagas divulgadas, de forma que veem a oferta delas como uma verdadeira loteria.

Por outro lado, contudo, muitas empresas também falham ao divulgar as vagas disponíveis ao deixar de especificar características que consideram essenciais ao candidato, como experiência anterior, especialização na área e fluência em línguas estrangeiras, por exemplo.

Ainda, as fases do processo seletivo que extrapolam a fase de análise dos currículos também podem ser prejudicadas pela ausência de aplicação de técnicas de entrevistas e esclarecimentos.

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Portanto, não raro são selecionados empregados que não se enquadram na vaga ofertada, o que pode atrapalhar a agilidade e o desenvolvimento das atividades que seriam a ele destinadas.

Com base nisso, confira abaixo algumas dicas para recrutar colaboradores de maneira efetiva e que renda frutos no futuro à empresa.

Dicas para recrutar colaboradores com sucesso

Separamos para você e sua empresa dicas que podem ser essenciais para garantir que, ao recrutar colaboradores, você escolha os profissionais certos para as vagas divulgadas e que aguardam ser ocupadas por novos trabalhadores.

Utilize as redes sociais para a divulgação de sua vaga

Uma vez que as relações comerciais, de consumo e interpessoais foram revolucionadas pelo advento da internet, as empresas também devem aproveitar o espaço online para recrutar colaboradores.

Isso porque diversos dos colaboradores de qualidade e profissionalizados divulgam seus serviços por meio de perfis como o LinkedIn, plataforma na qual há avaliações, indicação de vínculos passados e interesses do indivíduo.

Além disso, ele pode usar a plataforma para divulgação e desenvolvimento de conteúdos que demonstrem suas habilidades. Portanto, a internet e as redes sociais são vitrines interessantes para os recrutadores.

Não deixe, também, de considerar a divulgação da vaga e do recrutamento em outras redes populares como o Facebook, responsável por conectar diversas pessoas que buscam firmar relações serviço.

Aprenda a vender sua vaga ao recrutar

Além disso, para que a vaga que você pretende preencher chame a atenção dos melhores profissionais que se enquadram nela e que estão disponíveis no mercado, ela deve ser atrativa.

Ou seja, é preciso que você venda a vaga e as facilidades oferecidas pela sua empresa aos colaboradores. Invista, assim, em páginas bem elaboradas de redes sociais e num site informativo e claro, que ilustre o perfil da empresa e dos profissionais que ela busca.

Deixe claro quem é sua empresa

Também, para além de demonstrar o perfil de sua empresa e a forma como ela se relaciona com os colaboradores, as atividades e rotina do emprego também devem ser detalhadas.

Isso é importante na medida em que os candidatos da vaga já apresentam suas candidaturas cientes do perfil de emprego, das características de gestão e os valores empresariais.

Dessa forma, é possível economizar o tempo despendido em entrevistas infrutíferas em que não há real interesse ou enquadramento do trabalhador ao que é oferecido.

Ainda, o esclarecimento prévio evita constrangimentos e problemas futuros que podem ser causados pela ausência de transparência e comunicação.

Esclareça a que a vaga se destina e seus requisitos

Não basta esclarecer o que a sua empresa é, como ela atua e quais os valores dela. É necessário, também, estabelecer na divulgação da vaga exatamente o que você espera do candidato e, também, do eventual ocupante do trabalho divulgado.

Se for necessário o conhecimento em línguas estrangeiras, por exemplo, esclareça isso, juntamente ao grau de fluência exigido. Por outro lado, caso a especialização em alguma área seja um diferencial, também divulgue isso.

Nesse mesmo sentido, se a existência ou não de experiência anterior for algo determinante para a escolha do ocupante da vaga, torne essa informação disponível na candidatura e respeite, assim, tanto o seu tempo quanto o do candidato.

Ao recrutar, mapeie potenciais candidatos

Outra maneira de garantir o sucesso na hora de recrutar candidatos é o prévio mapeamento do tipo de profissional ou, ainda, de quais profissionais específicos, sua empresa busca.

Busque saber quais profissionais têm se destacado no mercado e a possibilidade de eles se interessarem pelas atividades oferecidas por você.

Também, outra forma de mapear candidatos é por meio da análise de colaboradores que já prestam serviços a você, como os trainees ou estagiários. Geralmente, a empresa possui dados, como avaliações e diálogos de perspectivas internas, que podem ser utilizados na hora de recrutamentos.

Busque indicações de profissionais

Caso você receba indicações realizadas por pessoas que já prestam serviços a você e que são de confiança, ou que demonstram responsabilidade com a empresa, leve em consideração.

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Primeiramente, isso pode ser útil na hora de compor uma equipe que, em razão de relações pré-existentes, pode apresentar um trabalho mais coeso e harmonioso.

Se necessário, contrate pessoas para recrutar

Uma opção que pode ser essencial para o sucesso da sua empresa é contratar pessoas que são especializadas em recrutamento, ou, ainda, parcerias com empresas de recursos humanos que podem tornar a contratação de colaboradores mais fácil.

Isso porque esses profissionais possuem experiência com a contratação e análise de currículos e entrevistas. Assim, podem não só agilizar essa fase, quanto também de garantir o sucesso dela nas operações futuras da empresa para as quais a contratação se destina.

Se necessário, contrate pessoas para recrutar

Uma opção que pode ser essencial para o sucesso da sua empresa é contratar pessoas que são especializadas em recrutamento, ou, ainda, parcerias com empresas de recursos humanos que podem tornar a contratação de colaboradores mais fácil.

Com essas dicas, é possível tornar o processo de recrutar muito mais fácil e agilizado, garantindo-se a contratação do profissional que realmente é indicado e essencial à sua empresa e aos objetivos dela.

Dessa forma, clareza, transparência e comunicação devem ser três dos pilares principais do recrutamento, visando no sucesso das operações de sua empresa desde a contratação.

Veja também: Plano de saúde empresarial: Como escolher o melhor?

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