RPO

RPO: Entenda o que é e quais suas vantagens?

Existem soluções que visam auxiliar como rotinas da área de RH de uma empresa, uma delas é o RPO. Ele tem a missão e ajuda a equipe no processo de abertura de vagas e seleção de candidatos, que é considerado um grande desafio, uma vez que ele precisa escolher o candidato ideal, considerando o perfil solicitado, a experiência entre outros fatores, é uma grande responsabilidade.

Conhecida como Terceirização do processo de recrutamento, o RPO- Recruitment Process Outsourcing realiza a o apoio em todo ou parte do processo de contratação dentro de uma empresa. Ele é um programa que ajuda as empresas que estão buscando reduzir seus custos, agregando excelência, qualificação e agilidade a todo o processo.

A tecnologia é uma grande aliada, pois utiliza análises preditivas e tecnologia inteligente para ajudar na seleção mais adequada de candidatos. Logo, baseado nas melhores práticas e métodos da área de recrutamento, apenas os melhores e mais adequados talentos serão apontados dentro do processo.

Ainda é um processo que está caminhando para o conhecimento das empresas no Brasil, mas esse é um serviço que pode auxiliar bastante nas etapas de contratação dos melhores funcionários, de acordo com o perfil solicitado pela empresa e em linha com os valores empresariais.

Conheça um pouco mais sobre o que é RPO!

Existe um custo envolvido em todo o processo de recrutamento e seleção de profissionais que é aberto em uma empresa, além de toda a dedicação e esforços de todos os envolvidos nas etapas. Mesmo sabendo disso, deixar de lado não é uma alternativa, pois contratações equivocadas podem gerar um custo ainda maior, sem contar nos impactos internos.

Nesse momento é que a Terceirização do Processo de Recrutamento faz a sua “mágica”. Ele é um recurso que possibilita que a empresa que é especializada em recrutamento e seleção faça o seu melhor, levando em consideração as diretrizes empresariais da empresa contratante. Os valores da empresa que solicitou o serviço são seguidos à risca.

Não é um processo completamente independente, existe um acompanhamento com um responsável do RH da empresa cliente, para que exista a troca de informações que possibilite a contratação, ao final do processo, o melhor candidato para a posição.

Existem situações em que a empresa prestadora de serviço pode cuidar apenas das primeiras etapas, caso seja a melhor opção para o contratante. É uma solução que pode ser adaptada de acordo com a necessidade da empresa contratante naquele determinado momento.

Dessa forma, o RH da empresa contratante pode ficar mais livre para que seja possível tocar outras frentes de trabalho, e atuar em questões estratégicas, realizando apenas o gerenciamento do processo, sem que seja necessário entrar nas questões mais operacionais, como a criação e divulgação das oportunidades, triagem de currículos entre outros.

É necessário ressaltar que o processo de RPO é diferente de consultoria de recrutamento e seleção, pois ele possui um valor menor por vaga fechada, enquanto uma consultoria trabalha com exclusividade de profissionais dedicados a um cliente, exibindo uma integração forte com uma cultura e valores da empresa contratante.

Quais são os benefícios para a empresa na contratação dos serviços de RPO?

O principal benefício, porém, não o único, é a contratação de talentos qualificados, para que seja possível reduzir os índices de turnover, otimização do trabalho do RH do contratante, permitindo que seja possível realizar uma abordagem estratégica, que pode acompanhar outros processos dentro da companhia.

Além disso, é possível melhorar o clima organizacional, já que uma contratação inadequada, pode gerar muitos problemas afetando o clima e a produção dos funcionários. O RH do contratante tendo um pouco mais tempo para se dedicar à outras frentes, consegue organizar novos treinamentos, para capacitação dos funcionários, entre muitas ações que estavam pendentes.

É a melhor solução para conseguir a conexão entre os processos de recrutamento e seleção tradicionais com as abordagens atualizadas, incluindo a tecnologia no processo. Não importa o tamanho da empresa, o processo reduz os custos envolvidos em uma seleção de novos talentos, e ainda consegue a otimização do tempo para preencher essa vaga, com um índice maior de acertos.

O trabalho realizado é muito cuidadoso, em todas as etapas contratadas, pois é um processo que necessita de excelência em sua execução. Com isso, é possível encontrar o profissional mais especializado, que tenha um encaixe perfeito nas necessidades da empresa bem como com seus valores.

Mesmo com a terceirização do trabalho, todo o trabalho prestado está diretamente alinhado com os valores e missão do contratante, a fim de garantir que o candidato seja perfeito para a vaga em todos os sentidos, tanto nas qualificações profissionais, quanto nos soft skills e na adequação à cultura da empresa. Tudo isso é importante e é altamente relevante no momento da contratação.

Dessa forma, a empresa conquista um novo posicionamento no mercado, melhorando sua imagem enquanto empregadora, fazendo com que os melhores profissionais sejam atraídos pelos seus valores. Além disso, o índice de retenção de profissionais é muito alto, pois todos os profissionais estão nas posições adequadas, alinhado com todas as suas expectativas.

Existem benefícios também para os funcionários?

Quando existe um alinhamento claro entre objetivos e expectativas, é possível realizar uma contratação correta, gerando um engajamento muito maior desses profissionais, que estarão imersos dentro da cultura organizacional. Os funcionários têm orgulho de fazer parte do time, pois é era uma posição que ele realmente estava buscando e que está dentro do seu perfil.

Os gestores ganham um suporte especial dos profissionais especializados no processo de recrutamento e seleção, e conquistam profissionais que estão dispostos e motivados com os novos desafios e que vão colaborar com a busca pelas metas da equipe/empresa.

O profissional escolhido também terá a oportunidade de compartilhar conhecimento, promovendo uma troca muito importante para o crescimento da equipe e da área, como um todo. Além disso, como as características psicológicas do profissional escolhido podem equilibrar o tempo todo, principalmente quando falamos em equipes multidisciplinares.

Veja também: 

Gostou das dicas sobre relações de trabalho? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

Oitchau - Registro de ponto por reconhecimento facial
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau