RPO

Recruitment Process Outsourcing (RPO): O que é e vantagens em usar

Existem soluções que visam auxiliar como rotinas da área de RH de uma empresa, uma delas é o RPO.

Ele tem a missão e ajuda a equipe no processo de abertura de vagas e seleção de candidatos, que é considerado um grande desafio para a maioria das empresas.

Para saber mais sobre o RPO, veja a seguir!

O que é o RPO?

Imagem com várias pessoas em uma mesa falando sobre o processo de RPO 

Conhecida como Terceirização do processo de recrutamento, o RPO- Recruitment Process Outsourcing realiza a o apoio em todo ou parte do processo de contratação dentro de uma empresa.

Ele é um programa que ajuda as empresas que estão buscando reduzir seus custos, agregando excelência, qualificação e agilidade a todo o processo.

A tecnologia é uma grande aliada, pois utiliza análises preditivas e tecnologia inteligente para ajudar na seleção mais adequada de candidatos.

Logo, baseado nas melhores práticas e métodos da área de recrutamento, apenas os melhores e mais adequados talentos serão apontados dentro do processo.

Ainda é um processo que está caminhando para o conhecimento das empresas no Brasil, mas esse é um serviço que pode auxiliar bastante nas etapas de contratação dos melhores funcionários, de acordo com o perfil solicitado pela empresa e em linha com os valores empresariais.

Conheça um pouco mais sobre o que é RPO!

Existe um custo envolvido em todo o processo de recrutamento e seleção de profissionais que é aberto em uma empresa, além de toda a dedicação e esforços de todos os envolvidos nas etapas.

Mesmo sabendo disso, deixar de lado não é uma alternativa, pois contratações equivocadas podem gerar um custo ainda maior, sem contar nos impactos internos. Nesse momento é que a Terceirização do Processo de Recrutamento faz a sua “mágica”.

Ele é um recurso que possibilita que a empresa especializada em recrutamento e seleção faça o seu melhor, levando em consideração as diretrizes empresariais da empresa contratante. Os valores da empresa que solicitou o serviço são seguidos à risca.

Não é um processo completamente independente, existe um acompanhamento com um responsável do RH da empresa cliente, para que exista a troca de informações que possibilite a contratação, ao final do processo, o melhor candidato para a posição.

Existem situações em que a empresa prestadora de serviço pode cuidar apenas das primeiras etapas, caso seja a melhor opção para o contratante. É uma solução que pode ser adaptada de acordo com a necessidade da empresa contratante naquele determinado momento.

Dessa forma, o RH da empresa contratante pode ficar mais livre para que seja possível tocar outras frentes de trabalho, e atuar em questões estratégicas.

Realizando apenas o gerenciamento do processo, sem ser necessário entrar nas questões mais operacionais, como a criação e divulgação das oportunidades, triagem de currículos entre outros.

É necessário ressaltar que o processo de RPO é diferente de consultoria de recrutamento e seleção, pois ele possui um valor menor por vaga fechada.

Enquanto uma consultoria trabalha com exclusividade de profissionais dedicados a um cliente, exibindo uma integração forte com uma cultura e valores da empresa contratante.

Quais são os benefícios para a empresa na contratação dos serviços de RPO?

New call-to-action

O principal benefício, porém, não o único, é a contratação de talentos qualificados, para que seja possível reduzir os índices de turnover, otimização do trabalho do RH do contratante, permitindo que seja possível realizar uma abordagem estratégica, que pode acompanhar outros processos na companhia.

Além disso, é possível melhorar o clima organizacional, já que uma contratação inadequada, pode gerar muitos problemas afetando o clima e a produção dos funcionários.

O RH do contratante tendo um pouco mais tempo para se dedicar a outras frentes, consegue organizar novos treinamentos, para capacitação dos funcionários, entre muitas ações que estavam pendentes.

É a melhor solução para conseguir a conexão entre os processos de recrutamento e seleção tradicionais com as abordagens atualizadas, incluindo a tecnologia no processo.

Não importa o tamanho da empresa, o processo reduz os custos envolvidos em uma seleção de novos talentos, e ainda consegue a otimização do tempo para preencher essa vaga, com um índice maior de acertos.

O trabalho realizado é muito cuidadoso, em todas as etapas contratadas, pois é um processo que necessita de excelência em sua execução.

Com isso, é possível encontrar o profissional mais especializado, que tenha um encaixe perfeito nas necessidades da empresa bem como com seus valores. Mesmo com a terceirização do trabalho, todo o trabalho prestado está diretamente alinhado com os valores e missão do contratante.

De modo a garantir que o candidato seja perfeito para a vaga em todos os sentidos, tanto nas qualificações profissionais, quanto nos soft skills e na adequação à cultura da empresa. Tudo isso é importante e é altamente relevante no momento da contratação.

Dessa forma, a empresa conquista um novo posicionamento no mercado, melhorando sua imagem enquanto empregadora, fazendo com que os melhores profissionais sejam atraídos pelos seus valores.

Além disso, o índice de retenção de profissionais é muito alto, pois todos os profissionais estão nas posições adequadas, alinhado com todas as suas expectativas.

Existem benefícios também para os funcionários?

Quando existe um alinhamento claro entre objetivos e expectativas, é possível realizar uma contratação correta, gerando um engajamento muito maior desses profissionais, que estarão imersos na cultura organizacional.

Os funcionários têm orgulho de fazer parte do time, pois é era uma posição que ele realmente estava buscando e que está dentro do seu perfil.

Os gestores ganham um suporte especial dos profissionais especializados no processo de recrutamento e seleção, e conquistam profissionais dispostos e motivados com os novos desafios e vão colaborar com a busca pelas metas da equipe/empresa.

O profissional escolhido também terá a oportunidade de compartilhar conhecimento, promovendo uma troca muito importante para o crescimento da equipe e da área, como um todo.

Além disso, como as características psicológicas do profissional escolhido podem equilibrar o tempo todo, principalmente quando falamos em equipes multidisciplinares.

Quando usar o Recruitment Process Outsourcing?

O RPO é uma solução que pode ser útil para diferentes tipos de empresas. Econômico e com tendência de ser mais rápido do que processos seletivos internos, ele pode ser aplicado em diversas situações, especialmente por suas inúmeras vantagens.

Abaixo, conheça os principais cenários em que o uso do Recruitment Process Outsourcing pode ser a melhor escolha para a sua empresa.

Volume elevado de contratações

Quando a sua empresa passa por um momento em que é elevado o número de contratações necessárias, contratar um RPO pode ser uma excelente alternativa.

Com isso, torna-se possível contar com pessoas que tenham disposição para estudar e determinar as necessidades de todas as funções em aberto. Igualmente, que consigam dar conta do processo seletivo enquanto os colaboradores do RH realizam suas demais tarefas.

Por mais importante que a seleção e o recrutamento sejam para a empresa, é impossível delegar todos os colaboradores para tais atividades. Existem outras questões que são de incumbência do setor e que não podem ser abandonadas.

Além disso, há o risco de sobrecarregamento do setor e, consequentemente, à produtividade e à qualidade dos resultados.

Por isso, este é um momento interessante para terceirizar a seleção e o recrutamento sem abrir mão da eficácia deles.

Escassez de talentos

Caso a sua empresa trabalhe em um nicho ou com equipes em que há escassez de talentos, apelar para o RPO também é uma boa alternativa.

Neste caso, contar com quem é especialista na seleção e recrutamento pode garantir a busca de profissionais nos locais certos.

Expansão internacional

Sua empresa pretende expandir suas atividades para outros países? Ótimo, então é hora de considerar um Recruitment Process Outsourcing. A terceirização da seleção e do recrutamento podem garantir mais sucesso para essas tarefas.

Ao contar com recrutadores do país de expansão você pode garantir mais sucesso na atração dos colaboradores. Isso acontece por inúmeras coisas, como pelo conhecimento quanto à cultura local.

Igualmente, por não precisar deslocar os colaboradores do RH da sede para outros locais. Isso seria uma solução muito mais custosa e que não se justifica. O RPO se mostra muito mais adequado.

Além disso, é possível utilizá-lo em expansões nacionais, que ocorram dentro do mesmo país. Por exemplo, quando isso acontece para estados mais longínquos.

Reduzir custos

A terceirização de serviços muitas vezes se mostra uma solução mais barata do que o direcionamento deles para equipes internas. Isso também é verdade em relação às tarefas do RH de seleção e de recrutamento.

Ao invés de aumentar a sua equipe de RH durante períodos de alta necessidade de contratações, chamar uma equipe terceirizada ou colaborador terceirizado pode ser interessante. 

Assim, ele dá conta das atividades de necessidade transitória e com custos menores do que aqueles se fariam necessários com seus próprios processos seletivos e outras questões trabalhistas e previdenciárias.

Como decidir se é o momento de usar o RPO?

Para isso, analise ambas as situações. Realize simulações sobre gastos, vantagens e desvantagens de cada um dos cenários (RPO ou recrutamento interno) e, depois, compare-os.

Quais são os modelos de RPO que existem?

Imagem com várias pessoas em uma mesa falando sobre o processo de RPO

Não se engane, pois não há apenas um tipo de terceirização do processo de recrutamento disponível. Esse tipo de estratégia se apresenta em vários modelos, de modo que cada um deles abarca necessidades diferentes.

Então, continue a sua leitura e confira, nos itens abaixo, quais são os principais modelos disponíveis. Assim, saiba qual é o ideal para a sua empresa de acordo com as características de cada um dos tipos de RPO.

RPO por projeto

O primeiro modelo corresponde à terceirização de recrutamento por projeto. Nesse caso, o RPO se aplica especificamente para recrutar um colaborador que exercerá uma atividade para um projeto em específico.

Por exemplo, para o lançamento de um produto. Ou, então, para o desenvolvimento de um software específico que será utilizado nos processos futuros da corporação.

RPO End-to-End

Outro tipo de RPO que pode ser aplicado às empresas é chamado de “End-to-End”. Ele se refere à contínua aplicação de estratégias que melhoram os processos de seleção e recrutamento de novos colaboradores.

Com isso, ele estuda as necessidades da empresa. Também, investe em tecnologias que poderão melhorar os procedimentos futuros, tornando-os não apenas mais rápidos, mas também mais eficientes, com contratações certeiras.

Todo o procedimento de contratação é abarcado. Assim, é como se houvesse sua análise de ponta a ponta.

RPO Selective Services

O terceiro tipo de RPO que trouxemos corresponde à terceirização dos processos de recrutamento apenas em parte. Ou seja, parte do desenvolvimento das estratégias é colocada nas mãos de uma empresa que lhe presta serviços para contratações.

Contudo, parte dos trabalhos que envolvem a seleção e o recrutamento permanece nas mãos da empresa. Assim, ela mantém o controle direto de algumas das atividades necessárias para a escolha de candidatos para preencherem suas vagas.

Considere, por exemplo, que sua empresa utiliza o RPO. A empresa terceirizada, então, fica responsável pela seleção de currículos, pela aplicação de provas e testes e dinâmicas de grupo. Por outro lado, a sua empresa ainda é responsável pela entrevista.

Com isso, a empresa mantém o controle de parte do processo de recrutamento. É claro que ela sempre pode acompanhar o RPO, mas aqui ela se responsabiliza por um ponto que considera essencial de manter em suas mãos no lugar de terceirizá-lo.

ROD

Por fim, o último tipo de RPO leva o nome de “ROD”, que corresponde a “Recruiter on Demand”. Mas o que exatamente é isso? Pois bem, esse modelo se diferencia dos demais justamente por não ser contínuo, mas apenas pontual.

Aqui a empresa somente conta com a terceirização de processos de seleção e recrutamento quando enfrenta picos de contratação. Por exemplo, diante de novos projetos ou no lançamento de novos produtos.

Outro bom exemplo se refere às épocas em que comércios enfrentam alta nas demandas do público. Nesses casos, para corresponder às expectativas dos consumidores, as empresas precisam aumentar o quadro de pessoal.

Essas são situações em que o RPO do tipo RDO se aplica, pois ele é pontual e se refere às condições atípicas. Contudo, aqui não se aplicam novas tecnologias e estratégias, de forma que a terceirizada segue os trâmites da empresa contratante.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau