conarh 2023

Não foi no ConaRH 2023? Confira os melhores insights aqui!

Com o tema “Repensar hoje em uma realidade plural”, o evento que já está em sua 49º edição trouxe para as salas pontos de questionamento sobre como os modelos tradicionais de gestão podem ser moldados para uma nova e mais produtiva realidade.

Em três dias de congresso (8, 9 e 10 de agosto), o ConaRH 2023 apresentou o novo cenário do RH e tendências de crescimento com:

  • Palestras;
  • Workshops;
  • Debates.

Além disso, em paralelo aos encontros, também aconteceu a EXPO ABRH, feira de negócios que contou com centenas de expositores com o objetivo de apresentar empresas e suas tecnologias.

E a Oitchau estava lá marcando a sua presença, levando convidados para o evento e absorvendo conhecimentos valiosos sobre o panorama da gestão de pessoas e as perspectivas futuras.

Quer saber quais foram os principais insights do evento? Confira a seguir!

6 insights sobre o ConaRH 2023

1. A liderança precisa ser consciente

  • Qual o seu papel?
  • Qual o seu impacto?
  • Onde o líder não depende do RH?

Essas foram algumas das pontuações abordadas nos ciclos de palestras durante os 3 dias de evento. 

Assim, o papel do líder foi analisado a fundo, não só observando a forma como a pessoa na posição de guia da equipe deve se posicionar, mas também o seu impacto em diferentes esferas:

  • Cultura;
  • Bem-estar do time;
  • Clareza sobre onde e como alcançar os objetivos;
  • Alinhamento entre o que é oferecido e o que é realmente praticado no convívio de trabalho;
  • Mentalidade de crescimento.

Dessa forma, para uma liderança consciente, os líderes precisam desenvolver e captar como a sua posição, atitudes e escolhas afetam o comportamento e desempenho do time.

“[…] O evento me trouxe reflexão sobre a necessidade de cada dia mais abraçar a mudança, promover a diversidade e trabalhar para que tenhamos líderes mais empáticos.” destaca Nayara Silva.

Além disso, desafios como o Quiet Quitting – ou “demissão silenciosa” – foram levantados nos temas e debates do evento. Dentre um dos fatores que podem levar ao desenvolvimento deste comportamento nas empresas, a falta de clareza sobre informações e oportunidades de crescimento foram apresentadas.

Assim, é papel não só do RH, mas também da própria liderança estabelecer um ambiente que estimule a transparência das informações e caminhos que busquem alinhar as expectativas dos colaboradores com o cenário atual.

“[…] Evoluímos, mas talvez não com a velocidade e organização que deveria ter.”, destacou Julio Papa.

2. É preciso diversidade para inovar

A tecla da “diversidade e inclusão” também foi fortemente batida durante o evento. E fugindo da tradicional visão sobre o impacto social e cultural, uma nova percepção foi abordada: quanto maior a diversidade, maior a produtividade.

Em um evento que contou com a participação de diversas pessoas e vozes, a diversificação dos talentos foi apresentada não como um aspecto intangível a ser trabalhado, mas uma estratégia que gera resultados práticos, tangíveis e mensuráveis.

“[…] O Conarh 2023 me proporcionou uma visão enriquecedora sobre os desafios atuais em Recursos Humanos, principalmente ao destacar a importância da diversidade e inclusão nas empresas para impulsionar a inovação e produtividade.”, afirmou Nayara Silva.

Assim, a abertura a novas percepções e perfis não só estimula a melhoria do clima organizacional e marca empregadora, mas passa a ser um condutor para que mais e melhores sejam resultados.

E aqui a diversidade foi além dos aspectos mais comuns, como tom de pele, e passou a abordar também as diferenças entre gerações e suas percepções sobre o mercado e expectativas.

Afinal, se os RHs estão buscando inovação, pluralidade passa a ser uma necessidade.

“O mundo é digital, plural e flexível, acredito que esse tenha sido o principal insight ou constatação nesse Conarh.[…]”, destaca Julio Papa.

3. O desafio do recrutamento

Aparentemente, os RHs estão sofrendo com a dificuldade em recrutar colaboradores e fechar vagas em aberto.

A abordagem tradicional do modelo de seleção já provou não ser a mais eficaz para atrair e manter os candidatos no funil de recrutamento, apresentando dificuldades não só na etapa de inscrição, mas na própria retenção de candidatos ao longo do processo.

Assim, para que as pessoas ideais sejam encontradas e selecionadas, é preciso trazer novos métodos, que vão desde a aplicação de mapeamentos comportamentais até ferramentas digitais para executar as etapas.

Além disso, a transparência do processo também foi um ponto de discussão, abrangendo elementos como:

  • Salário;
  • Expectativas da empresa;
  • Responsabilidades do cargo;
  • Oportunidades de crescimento.

Foi uma experiência incrível. Teve muita troca de conhecimento com outros participantes, as apresentações que ocasionaram o aumento de conhecimento em determinado assunto e uma mudança de Mindset. “

4. Benefícios que geram benefícios

Saindo das palestras e passando pela EXPO ABRH, um dos destaques do evento foi o número de empresas de gestão de benefícios flexíveis presentes no evento.

“Benchmark com outras empresas, encontro com clientes para troca de experiências e conhecer novas empresas no ramo do RH e Benefícios”, destacou Luiz Henrique Justini.

E dentre os discursos para esta nova percepção sobre a gestão de benefícios, os congressistas puderam chegar a uma conclusão: o colaborador precisa ter acesso a soluções que se adaptem a ele e suas necessidades.

Afinal, a visão sobre os benefícios foi apresentada como uma lógica simples: para colaboradores satisfeitos e produtivos é preciso benefícios que gerem uma transformação positiva em suas rotinas.

“[…] Muitas empresas de Benefícios flexíveis e com um olhar para um futuro digital que já está aí por conta da pandemia que nos assolou nos últimos 3 anos.[…]”, afirma Julio Papa.

5. O novo normal é mais dinâmico do que se esperava

A pandemia passou, mas deixou aprendizados sobre como a mecânica do mercado deve funcionar para se adaptar às mudanças, que passam a não ser uma novidade, mas uma constante.

O ritmo acelerado das transformações foi destacado como um novo comportamento a ser desenvolvido por todos os colaboradores, com enfoque especial no RH. 

Afinal, desde o surgimento de tecnologias até as novas expectativas dos colaboradores, adaptação é a palavra-chave para uma gestão de pessoas estratégica em sua essência.

“Motivação para o dia a dia, network com colegas da área de RH, novos fornecedores com soluções para problemas que enfrentamos no dia a dia.”, afirma Bianca Rosa.

6. Transformação digital fora do papel

E em meio ao cenário em que a inteligência artificial é pauta constante, as tecnologias não poderiam ser deixadas de lado!

“[…] Além disso, mostrou o quanto a adaptação constante é fundamental, considerando as mudanças rápidas e imprevisíveis, e que a tecnologia deve ser equilibrada com a empatia humana. […], destaca Nayara Silva.

O discurso da transformação digital já é bastante antigo e presente nas empresas. Mas até onde as organizações já conseguiram ir e quais as novas perspectivas?

Esse foi o tema de diversas palestras no evento que, inclusive, trouxeram o exemplo do Chat GPT e seus impactos no funcionamento e resultados da gestão de pessoas.

Além disso, não só os benefícios do uso desta e outras ferramentas foram destacados, mas também os desafios diários que os RHs enfrentam para que sua utilização esteja alinhada com os princípios legais e com a ética.

Assim, tanto as diversas possibilidades que podem ser geradas com o uso de IAs foram apresentadas, como:

  • Recrutamentos mais ágeis e inteligentes;
  • Treinamentos mais focados;
  • Aumento da produtividade das equipes;
  • Análise de dados mais ágil e segura.

Do mesmo modo, também foi discutido sobre as possíveis substituições de humanos por tecnologias.

E a principal conclusão foi: quando bem aplicadas, as IAs podem ser o principal suporte para a geração de um RH mais estratégico, focado em resultados e alinhado com as tendências de mercado.

Afinal, a mudança é uma certeza, e o RH deve abraçar este novo horizonte de possibilidades.

“Gostei muito dos temas voltados à parte socioeducativa, projetos sociais, do mais achei bem tecnológico […]”, relatou Fabiana.

Oitchau no ConaRH 2023

E dentro e fora das salas de palestras, o uso de sistemas e tecnologias de IA ganhou destaque nos corredores do ConaRH 2023. 

Um exemplo foi o estande da Oitchau, que trouxe não só a já reconhecida solução em controle de ponto, mas também apresentou a nova tecnologia de Inteligência Artificial, desenvolvida para integrar a análise de dados e facilitar a tomada de decisão.

Com a possibilidade de ser um “buscador de informações” exclusivo para a sua gestão, a nossa Inteligência Artificial surge como uma verdadeira facilitadora, entregando:

  • Maior visibilidade para a gestão da equipe;
  • Agilidade na pesquisa e processamento de informações;
  • Eficiência na redução de custos com folha de pagamento.
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau