colaboradores com jornada flexível

Colaboradores com jornada flexível: Como fazer controle de ponto?

A jornada flexível se tornou comum em diversas empresas após a homologação da Reforma Trabalhista. No entanto, essa modalidade representa novos desafios aos gestores e profissionais de RH, sobretudo no que diz respeito ao controle de ponto.

Neste artigo, vamos entender o que é e como essa jornada se caracteriza, e como fazer o controle de ponto corretamente dos colaboradores que trabalham nesta modalidade. Acompanhe!

New call-to-action

Jornada flexível: O que é?

De acordo com a lei, a jornada de trabalho é de oito horas diárias, totalizando 44 horas semanais.

Sob este contexto, é aquela que impõe um horário limite para início e para o fim da jornada, permitindo que, dentro deste espaço de tempo, o colaborador cumpra sua carga horária estabelecida em seu contrato de trabalho com flexibilidade.

Por exemplo, uma empresa permite que a carga horária da jornada de trabalho estabelecida por lei (oito horas) seja cumprida a partir das 7h30 da manhã até às 19h30.

Desse modo, o colaborador que iniciar sua jornada às 7h30, deixará o expediente às 16h30; enquanto outro colaborador que iniciou sua jornada às 9h30, deixará o expediente às 18h30, e assim por diante.

Dentro da janela de tempo que se inicia às 7h30 e termina às 19h30, ou seja 12 horas, o colaborador precisa cumprir oito horas de trabalho.

Como resultado, a jornada é capaz de reduzir os índices de absenteísmo no ambiente de trabalho, se ajustando à rotina do colaborador e eliminando atrasos, faltas e saídas antecipadas. O colaborador pode se organizar para cumprir sua jornada de oito horas de acordo com suas necessidades.

É importante ressaltar que esse modelo só é possível quando previsto em acordo ou convenções coletivos e quando há um acordo individual entre o colaborador e a empresa. Tudo deve ser registrado em documentos, assinados por ambas as partes, para evitar problemas futuros.

Outro ponto que vale ser citado é que não é o mesmo que banco de horas. Neste último, o colaborador trabalha além de sua jornada fixa para usar o tempo a mais para tirar folgas.

Na flexível, ele cumpre sua jornada de trabalho normalmente, sem exceder o limite de oito horas diárias.

Como fazer o controle de ponto flexível?

A tecnologia permitiu que as ferramentas evoluíssem, contemplando outros formatos de trabalho, como a jornada de trabalho flexível, que permite que sistemas e colaboradores tenham um controle de horário automatizado e confiável, em relação aos horários que são praticados.

O ponto digital é uma das ferramentas que permite que o horário seja registrado de forma automática, a entrada e a saída, permitindo que seja possível marcar outras entradas no decorrer do dia, sempre gerando um comprovante que a marcação foi realizada, seguindo a legislação trabalhista vigente.

Existem novas soluções no mercado, como a biometria e o reconhecimento facial que possibilita mais facilidade e segurança na gestão dos registros. Utilizando os recursos, não é necessário nenhum tipo de gasto com controles manuais ou papeis, além do comprovante de marcação emitido para o colaborador.

Todas as informações são registradas no sistema, que pode ter seu armazenamento in cloud, evitando perdas de informações e ocupar espaços em computadores no escritório.

Com todos os recursos disponíveis, o horário flexível não será um problema para sua empresa, em relação ao controle de jornada, pois você terá ferramentas que possibilitam o controle com segurança.

New call-to-action

O colaborador pode baixar o aplicativo Oitchau em seu smartphone e realiza a marcação de ponto rapidamente, onde quer que esteja.

O sistema utilizado pelo Oitchau é o mais completo e permite que gestores e profissionais de RH controlem as horas trabalhadas dos colaboradores com precisão e tranquilidade.

Isso ocorre pelos seguintes motivos:

  • O gestor define os limites da jornada de trabalho. Dessa forma, o colaborador não consegue registrar seu horário de entrada ou saída fora do limite estabelecido. Quando isso ocorre, o gestor é notificado imediatamente para que saiba o que aconteceu.
  • Ao marcar o seu ponto, os mecanismos anti fraude de ponto do Oitchau verificam a veracidade das informações inseridas: identidade do colaborador que está registrando o ponto, o horário e o local de onde o ponto está sendo registrado.
  • O gestor pode, também, limitar a realização de horas extras. Deste modo, toda vez que o colaborador exceder seu horário de saída, o gestor é notificado.
  • O gestor pode criar agendas de trabalho de acordo com as demandas da empresa. O colaborador pode acompanhar em tempo real pelo app.
  • Todos os registros de entrada, saída e intervalos ficam armazenados no Oitchau e são disponibilizados para consulta pelo colaborador, garantindo total transparência no controle de ponto.
  • Ao final do mês, o colaborador sabe exatamente quando irá ganhar.
  • Para o gestor e profissional de RH, as informações registradas no Oitchau são consolidadas e a folha de pagamento já fica pronta para ser impressa e assinada pelos colaboradores. Não há necessidade de rever todos os registros do mês.
  • O gestor é capaz de fazer o acompanhamento das jornadas flexíveis em tempo real, sabendo exatamente onde se encontra cada um de seus colaboradores.

Entenda como o controle de jornada flexível pode ajudar a sua empresa

Um dos principais fatores que estão ligados à produtividade é o tempo dedicado as atividades, e que no decorrer, com um rotina totalmente dedicada as atividades, pode ser que o rendimento caia com o passar das horas. E sem contar, que em uma jornada fixa de horários, talvez os melhores horários dos colaboradores não sejam aproveitados.

Em algumas áreas da empresa, principalmente nas áreas relacionadas com a criatividade, a adoção de uma jornada flexível, mas que seja alinhada aos interesses da equipe e da empresa, pode ser uma solução interessante para melhorar a produtividade dos colaboradores.

A jornada flexível permite que o colaborador trabalhe no horário que desejar, alinhado com o seu gestor, para que seja possível trabalhar com alta produtividade e rendimento. Existem pessoas que rendem melhor a partir de um certo horário do dia, e com uma jornada fixa, algumas horas preciosas podem ser perdidas, se o colaborador não conseguir se adaptar.

Com um controle de jornadas adequado, a sua empresa não precisa se preocupar com os horários praticados pelos seus colaboradores, já que ele estará adequado aos horários e a carga horário de cada colaborador. E principalmente, se o labor for praticado em home office.

O controle de jornada, pode ser realizado de diversas formas, e até mesmo por aplicativo – conheça a solução OiTchau, o que facilita para os colaboradores que realizam atividades externas ou estão atuando sob o regime de home office, mesmo que part-time.

A adoção de políticas de jornadas flexíveis melhora o clima organizacional, a motivação dos colaboradores e principalmente, a produtividade. Já que eles terão a possibilidade de atuar no horário da sua preferência, de acordo com o alinhamento que foi realizado previamente com os líderes.

Quais são os benefícios da jornada flexível?

A jornada flexível é muito vantajosa para os colaboradores e para a empresa.

Para os colaboradores, é uma maneira de lidar com emergências ou assuntos particulares sem precisar se ausentar do trabalho e ter o dia descontado.

Além disso, a possibilidade de flexibilizar seu horário de trabalho faz com que as equipes aumentem a produtividade, trabalhando com motivação.

Para a empresa, a diminuição dos índices de absenteísmo representa economia real e a segurança de ter suas equipes trabalhando para manter a produtividade sempre em alta.

Use a tecnologia ao seu favor! Oitchau é o sistema que vai ajudar a sua empresa a trilhar o melhor caminho rumo ao sucesso.

Veja também: Como montar um kit home office para os colaboradores?

Gostou das dicas? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau