Controle de Ponto e RH - Gestão de Pessoas

Colaboradores com jornada flexível: como fazer controle de ponto?

A jornada flexível se tornou comum em diversas empresas após a homologação da Reforma Trabalhista. No entanto, essa modalidade representa novos desafios aos gestores e profissionais de RH, sobretudo no que diz respeito ao controle de ponto.

Neste artigo, vamos entender o que é e como essa jornada se caracteriza, e como fazer o controle de ponto corretamente dos colaboradores que trabalham nesta modalidade. Acompanhe!

 

Jornada flexível: o que é

De acordo com a lei, a jornada de trabalho é de oito horas diárias, totalizando 44 horas semanais.

Sob este contexto, é aquela que impõe um horário limite para início e para o fim da jornada, permitindo que, dentro deste espaço de tempo, o colaborador cumpra sua carga horária estabelecida em seu contrato de trabalho com flexibilidade.

Por exemplo, uma empresa permite que a carga horária da jornada de trabalho estabelecida por lei (oito horas) seja cumprida a partir das 7h30 da manhã até às 19h30. Desse modo, o colaborador que iniciar sua jornada às 7h30, deixará o expediente às 16h30; enquanto outro colaborador que iniciou sua jornada às 9h30, deixará o expediente às 18h30, e assim por diante.

Dentro da janela de tempo que se inicia às 7h30 e termina às 19h30, ou seja 12 horas, o colaborador precisa cumprir oito horas de trabalho.

Como resultado, a jornada é capaz de reduzir os índices de absenteísmo no ambiente de trabalho, se ajustando à rotina do colaborador e eliminando atrasos, faltas e saídas antecipadas. O colaborador pode se organizar para cumprir sua jornada de oito horas de acordo com suas necessidades.

É importante ressaltar que esse modelo só é possível quando previsto em acordo ou convenções coletivos e quando há um acordo individual entre o colaborador e a empresa. Tudo deve ser registrado em documentos, assinados por ambas as partes, para evitar problemas futuros.

Outro ponto que vale ser citado é que não é o mesmo que banco de horas. Neste último, o colaborador trabalha além de sua jornada fixa para usar o tempo a mais para tirar folgas.

Na flexível, ele cumpre sua jornada de trabalho normalmente, sem exceder o limite de oito horas diárias.


 

Como fazer o controle de ponto flexível

Graças ao avanço da tecnologia, os gestores podem contar com ferramentas completas, simples de serem usadas e que fazem o controle da jornada corretamente. É o caso do Oitchau.

O colaborador baixa o aplicativo Oitchau em seu smartphone e realiza a marcação de ponto rapidamente, onde quer que esteja.

O sistema utilizado pelo Oitchau é o mais completo e permite que gestores e profissionais de RH controlem as horas trabalhadas dos colaboradores com precisão e tranquilidade.

Isso ocorre pelos seguintes motivos:

  • O gestor define os limites da jornada de trabalho. Dessa forma, o colaborador não consegue registrar seu horário de entrada ou saída fora do limite estabelecido. Quando isso ocorre, o gestor é notificado imediatamente para que saiba o que aconteceu. 
  • Ao marcar o seu ponto, os mecanismos anti fraude de ponto do Oitchau verificam a veracidade das informações inseridas: identidade do colaborador que está registrando o ponto, o horário e o local de onde o ponto está sendo registrado. 
  • O gestor pode, também, limitar a realização de horas extras. Deste modo, toda vez que o colaborador exceder seu horário de saída, o gestor é notificado. 
  • O gestor pode criar agendas de trabalho de acordo com as demandas da empresa. O colaborador pode acompanhar em tempo real pelo app. 
  • Todos os registros de entrada, saída e intervalos ficam armazenados no Oitchau e são disponibilizados para consulta pelo colaborador, garantindo total transparência no controle de ponto. 
  • Ao final do mês, o colaborador sabe exatamente quando irá ganhar. 
  • Para o gestor e profissional de RH, as informações registradas no Oitchau são consolidadas e a folha de pagamento já fica pronta para ser impressa e assinada pelos colaboradores. Não há necessidade de rever todos os registros do mês. 
  • O gestor é capaz de fazer o acompanhamento das jornadas flexíveis em tempo real, sabendo exatamente onde se encontra cada um de seus colaboradores.


 

Benefícios da jornada flexível

A jornada flexível é muito vantajosa para os colaboradores e para a empresa.

Para os colaboradores, é uma maneira de lidar com emergências ou assuntos particulares sem precisar se ausentar do trabalho e ter o dia descontado.

Além disso, a possibilidade de flexibilizar seu horário de trabalho faz com que as equipes aumentem a produtividade, trabalhando com motivação.

Para a empresa, a diminuição dos índices de absenteísmo representa economia real e a segurança de ter suas equipes trabalhando para manter a produtividade sempre em alta.

Use a tecnologia ao seu favor! Oitchau é o sistema que vai ajudar a sua empresa a trilhar o melhor caminho rumo ao sucesso.