ferramentas de RH

Principais ferramentas de RH digital para adotar em 2022

A adoção de ferramentas de RH Digital para 2022 estão surgindo para facilitar o trabalho, desburocratizar processos e demandas, bem como auxiliar os profissionais, tornando as rotinas mais simples e muito mais eficientes. 

Esse é um investimento muito importante para o setor, e principalmente para sua empresa, pois possibilita melhorias importantes em gestão de pessoas, que é um ds principais focos do RH atuamente. 

Conseguindo alcançar resultados que permitem um posicionamento mais estratégica da empresa, e modernizar todo o setor de RH. 

Por isso, saiba mais sobre as principais ferramentas de RH digital para 2022 e saiba como implementar sua empresa. 

Como funciona o RH digital?

Ferramentas de RH Digital para 2022

O RH Digital é a adoção de um conjunto de soluções tecnológicas para a área, de forma que seja possível alcançar eficiência em processos, adoção de novos métodos, permitindo que a empresa se posicione de forma mais estratégica no mercado. 

Esse conjunto de soluções pode contemplar diversos processos, que antes eram manuais e/ou burocráticos. Conheça as principais ferramentas:

  • Business Intelligence: possibilita a coleta, armazenamento, organização e análise de dados, possibilitando uma tomada de decisão mais estratégica. 
  • Soluções mobile: uso dos smartphones para agilizar os processos, como por exemplo a digitalização e envio de documentos médicos e afastamentos através de aplicativos.
  • Segurança do trabalho: através da digitalização de documentos, é possível agilizar o cumprimentos das exigências do eSocial.
  • Ponto digital: uma das principais ferramentas de RH digital para 2022, que possibilita a marcação do ponto de qualquer lugar, independente de estar na empresa, in loco no cliente ou em home office, através de aplicativos como o Controle de Ponto Oitchau
  • Armazenament in cloud: as informações não são mais armazenadas em pastas físicas, tudo será digital e protegido pela segurança em nuvem. 

Essa evolução e revolução no RH tradicional possibilita a integração da cultura organizacional das empresas com as tecnologias que estão em utilização no mundo todo. 

Melhores ferramentas de RH Digital para 2022 

01. Controle digital de ponto

A primeira ferramenta que indicamos para digitalizar seu RH e prepará-lo para os desafios de 2021 é o controle digital de ponto.

A adoção cada vez maior do home Office e dos modelos híbridos de trabalho faz com que surja um novo olhar e novas necessidades em relação ao controle de jornada. Ele deve ser mantido mesmo para os colaboradores que prestam serviço remoto.

O controle de jornada é exigido por lei e é uma das principais ferramentas de RH. Quando o local de trabalho muda ele passa a ser mais importante pela necessidade de que mantenha a idoneidade e a proteção contra manipulações.

O sistema de controle de ponto Oitchau é perfeito para qualquer tipo de atividade econômica promovida pela empresa.

Ele pode ser mantido em um quiosque de marcação presencial para quem prestar serviços na sede da empresa. Para os colaboradores em home Office ele oferece acesso por aplicativo para celular ou tablet.

Sua marcação é feita de maneira rápida, em apenas 03 segundos. Ela reconhece o colaborador pela biometria facial, que mede feições do rosto e é imbatível quando se fala em segurança e praticidade.

Outro fator de destaque desse sistema digital é que ele possui a assinatura digital. Ela mantém a idoneidade dos documentos que são assinados à distância e protegem a empresa contra eventuais processos perante a Justiça do Trabalho.

Impossível deixar de falar na automatização de documentos que ele promove. Quando falamos em ferramentas de RH digital para 2021 devemos ter em mente tecnologias modernas que privem os colaboradores de trabalhos maçantes e burocráticos.

E é exatamente isso o que o controle de ponto Oitchau faz. Ele livra os colaboradores de RH da perda de tempo promovida pelo desenvolvimento mensal dos cartões de ponto.

O sistema usa tecnologias que lhe permitem emitir automaticamente a folha de ponto. Cada um dos documentos e jornadas é considerado conforme sua especificação própria, de forma que é possível personalizar o sistema mesmo diante de escalas diversas.

02. Folha de pagamento

Falando em automatização de documentos não poderíamos deixar de citar a possibilidade de automatizar a emissão da folha de pagamento.

Essa tarefa cabe ao RH e da mesma maneira que os cartões ponto possuem desenvolvimento burocrático e maçante.

Para modernizar seus setores é possível fazer uso de uma das melhores ferramentas de RH digital para 2021 que nada mais é do que a aplicação de softwares de folha de pagamento.

A lógica deles é bastante parecida com a da automatização de cartões ponto que ocorre com o sistema digital Oitchau.

O software é capaz de processar de maneira inteligente as informações de salário, jornada, dados de faltas, atrasos e horas extras, adicionais, férias e outras parcelas como FGTS e recolhimento previdenciário ao INSS.

Novamente é possível realizar a personalização de cada caso de acordo com as características próprias de cada um dos contratos de trabalho. Vale a pena investir e a partir disso otimizar o tempo e as tarefas dos seus colaboradores de RH.

03. Gestão de pessoas pode ser melhorada com tecnologia

A gestão de pessoas inclui diversos pontos dentro do trabalho do RH e ela está relacionada à forma como os colaboradores vêem a empresa.

É a partir dessas informações que o departamento pode desenvolver estratégias para melhorar a imagem da empresa, aproximá-la dos colaboradores e reverter o crescimento da empresa em benefícios aos trabalhadores que ali prestam serviços.

Algumas ferramentas de RH oferecem auxílio para a gestão de pessoas ao melhorarem as práticas de feedback dos colaboradores em relação à organização. Pesquisas de satisfação interna que mantenham o anonimato do trabalhador estão entre elas.

Outras vantagens de ferramentas de gestão de pessoas é a melhoria na comunicação interna e no gerenciamento de planos de carreira, auxiliando o colaborador a alcançar seus objetivos ao mesmo tempo em que ele apresenta melhorias em suas atividades para a empresa.

04. Plataformas de treinamento auxiliam na capacitação interna

Atualmente existem diversas ferramentas de treinamento virtual que são excelentes para a promoção das políticas de capacitação interna.

Essa capacitação se refere ao investimento da empresa em cursos diversos (cursos profissionalizantes, graduação, pós-graduação, mestrado, cursos específicos de novas ferramentas, atualizações, línguas estrangeiros e outros) em favor dos colaboradores.

Ao trabalhador é colocada a oportunidade de crescer intelectualmente e de obter diplomas diversos. À empresa isso reverte em maior conhecimento técnico, prático e teórico e na melhoria das atividades internas empresariais.

Todos tendem a crescer quando o conhecimento é obtido e disseminado. Uma das melhores formas de promover isso de uma maneira moderna é pela adoção de ferramentas de RH de treinamentos online.

Faculdades e diversas outras instituições de ensino oferecem esse tipo de cursos. Eles se mostram mais inclusivos e permitem que pessoas com dificuldade de locomoção ou com horários apertados possa participar.

Outro ponto interessante é que eles costumam ser mais baratos e ao mesmo tempo são tão completos quanto os presenciais. Fazem uso de atividades, provas, trabalhos e concedem diplomas reconhecidos pelos órgãos de educação oficiais.

05. Ferramentas de seleção e recrutamento inteligente

As últimas ferramentas de RH da nossa lista para modernizar seu setor e prepará-lo para entrar com tudo em 2021 são as destinadas à seleção e ao recrutamento inteligente.

O recrutamento e a seleção de novos candidatos é a forma como a empresa seleciona quais serão os talentos que irão compor suas equipes e as vagas em aberto. O sucesso dessas fases é essencial para que os resultados sonhados pela empresa sejam obtidos.

A inteligência artificial faz parte dessas ferramentas e auxilia na triagem de currículos, captando aqueles que interessam à empresa com base em capacitações e qualidades pré-determinadas.

Outro ponto interessante é a possibilidade de uso de jogos (gamificação) de lógica e testes online. Tudo isso poupa tempo do seu RH e torna a gestão de talentos muito melhor.

Como escolher o melhor software de RH para sua empresa?

Ferramentas de RH Digital para 2022

Existem tantas ferramentas de RH Digital para 2022 que sua empresa pode ficar em dúvida sobre qual é a melhor, e qual atenderá melhor as suas necessidades. 

O primeiro passo é identificar as ferramentas que possam se adaptar às suas rotinas e particularidades do seu negócio, já que cada empresa possui necessidades específicas, por mais que existam outras no mesmo segmento. 

Além disso, é necessário entender se a ferramenta está dentro das regulamentações vigentes de controle de ponto, como a Portaria 671, que entrou para substituir as antigas portarias que tratavam sobre softwares de RH e controles de ponto. 

Sem esquecer que a ferramenta precisa ser segura, já que existem várias informações sensíveis e confidenciais, como os dados dos profissionais, que precisam ser armazenados de forma segura, evitando invasões e comprometimentos de segurança. 

E por fim, uma ferramenta que possa atender facilmente os colaboradores, com uma boa experiência do usuário, que não apresente falhas ou intermitências em seu funcionamento. 

O aplicativo Oitchau de gestão de ponto e pessoas é uma ferramenta completa para sua empresa, garantindo eficiência em suas operações, com uma interação simples e descomplicada para os colaboradores e facilidade e agilidade para os profissionais de RH. 

Prepare-se para o futuro e aposte no Controle de Ponto Oitchau, sua empresa em um novo momento, preparado e inserido no RH Digital! 

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau