ilustração de plano de carreira

Plano de carreira: o que é, tipos e como criar um?

O plano de carreira é um importante instrumento, que atinge ao mesmo tempo os colaboradores de uma empresa e a instituição empresarial.

Ele é determinante para questões como atração de talentos, retenção deles, engajamento e produtividade.

Com ele, torna-se possível entender qual é a trajetória que se deve ter para que objetivos pessoais, em relação à profissão, sejam alcançados.

Ele é essencial para que haja transparência na relação entre empresa e colaboradores. Entenda como funciona, seus tipos e como colocá-lo em prática.

O que é plano de carreira?

O plano de carreira pode ser corporativo ou pessoal. No primeiro caso, que é o foco deste artigo, ele determina quais são os caminhos que um colaborador deve percorrer para chegar a diferentes funções e graus hierárquicos dentro da corporação.

New call-to-action

Portanto, quando corporativo, o plano de carreira demonstra como se aplicam os aumentos salariais, as promoções e até mesmo os processos de recrutamento interno.

Já no plano de carreira individual ou pessoal é uma estratégia que o profissional traça para melhorar suas habilidades. Com isso, ele objetiva chegar em algum lugar específico, como um cargo ou um aumento salarial.

Embora ambos tenham objetivos semelhantes, o empresarial se volta para toda a corporação. Ele não muda de acordo com o colaborador. Qualquer pessoa que queira chegar em determinado ponto precisa passar por algumas fases e provações.

Por outro lado, o plano pessoal diz respeito somente ao indivíduo e ao local onde ele quer chegar. Por isso, as estratégias para isso são pessoais, individuais, e não necessariamente servirão para todos.

Em resumo, o plano de carreira empresarial serve para indicar os caminhos para chegar em diferentes objetivos dentro da empresa. O individual, por sua vez, é como um colaborador traça as estratégias para seguir um desses trajetos, conforme seus interesses.

Quais são os tipos de plano de carreira?

O plano de carreira empresarial pode se apresentar de diferentes modos. Conheça os principais deles:

  • Linear: corresponde à progressão hierárquica dentro de um nicho funcional. Por exemplo, é a trajetória que leva do cargo de analista financeiro para gerente e, deste, para diretor financeiro;
  • Lateral: trajetória para que um colaborador mude de função, e não apenas de cargo de maneira hierárquica. Aqui, há alterações de responsabilidades e de habilidades necessárias;
  • Em Y: neste caso o trabalhador avança até um ponto da carreira a partir do qual pode se dedicar em se tornar um especialista da área ou um gestor;
  • Em W: assim como no plano de carreira em Y, o trabalhador pode avançar e, depois, dedicar-se em prol de um objetivo: tornar-se especialista, gestor ou gestor multidisciplinar;
  • Geral: demonstra como é a progressão de diferentes cargos para específicos papéis de chefia.

Qual é o papel do RH no desenvolvimento do plano de carreira?

O RH exerce um importante papel no desenvolvimento de um plano de carreira corporativo. São várias as funções que ele assume para isso.

Identificação de necessidades

Uma das responsabilidades que o RH possui no desenvolvimento de um plano de carreira empresarial é a identificação das necessidades dos cargos que existem na corporação.

Ao fazê-lo, o RH deve entender quais são as habilidades e capacidades que cada função exige. Isso é essencial para que os colaboradores também tenham conhecimento do que precisam para alcançar certo patamar dentro da corporação.

Determinação do tipo de plano de carreira

Como vimos, existem diferentes tipos de planos de carreira empresariais. Ao RH cabe estabelecer qual se mostra mais útil para a empresa. Isto é, qual formato pode beneficiar melhor a corporação, se em W, em Y, linear, etc.

Análise das perspectivas da empresa

As perspectivas da empresa são cruciais no processo de deliberação de um plano de carreira empresarial. Este não serve apenas para que o colaborador se situe quanto ao que deve apresentar para avançar em sua carreira.

O plano também é essencial para que a própria empresa possa alcançar seus objetivos. Neste sentido, note que ele é capaz de garantir que a empresa não fique com cargos cruciais vacantes.

Capacitação

A capacitação de colaboradores faz parte das incumbências do setor de RH. E ela também é importante dentro do plano de carreira.

É por meio dela que os colaboradores podem desenvolver e aprimorar capacidades e habilidades. Desse modo, ao RH cabe identificar cursos, palestras, workshops e outros eventos educativos. 

Engajamento

Além de ser essencial no desenvolvimento do plano de carreira empresarial, o RH também se envolve no plano de carreira pessoal, individual.

Neste caso, ele auxilia cada colaborador a entender qual caminho ele deve percorrer para alcançar seus objetivos.

Portanto, é como se fosse uma orientação vocacional direcionada para que o trabalhador chegue a um ponto específico e pré-determinado.

Como criar um plano de carreira?

Existem alguns passos que são necessários para o desenvolvimento de um plano de carreira.

Criação de uma política de cargos e salários

Em primeiro lugar, um plano de carreira demanda uma política interna de definição de cargos e salários.

Nela ficam evidenciados quais são os cargos existentes na empresa, em todos os setores. Igualmente, qual é a remuneração básica que decorre de cada função, de acordo com suas responsabilidades.

New call-to-action

Neste ponto, é possível que haja a indicação de aumentos periódicos. Por exemplo, que após determinado tempo dentro de uma função o colaborador passa de “Analista I” para “Analista II” e sua remuneração, consequentemente, de 1X para 1.5X.

Determinação do modelo de plano

A criação do plano de carreira também requer que a empresa determine, de maneira clara, qual é o modelo do plano. Isto é, se é linear, em Y, em W, etc.

Exigências para crescimento

Cada cargo possui suas próprias exigências, como capacidades e habilidades. Mas no plano de carreira também tendem a ter metas.

Ao alcançá-las, por exemplo, o colaborador também pode ter acesso à promoção, em si, ou ao aumento salarial.

Revisão periódica

O plano de carreira requer uma revisão periódica para que os salários não fiquem defasados. Isso também é importante pelas próprias novidades do mercado, que criam novas exigências e excluem outras.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau