ilustração de pagamento representando a faixa salarial do colaborador

Faixa salarial: o que é e como definir os salários dos colaboradores da empresa?

A faixa salarial é um importante fator tanto para empresas quanto para colaboradores. Externa ou interna, ela atua como um parâmetro para as remunerações e pode ser um fator atrativo de talentos, para a retenção deles e o seu engajamento.

A determinação da faixa salarial leva em consideração uma série de fatores. Eles devem ser observados pelas empresas para que as remunerações sejam suportáveis e, ao mesmo tempo, atrativas.

Tire suas dúvidas sobre o assunto. Continue a leitura e entenda o que é a faixa salarial e os diferentes conceitos que ela abarca. Igualmente, entenda sua diferença em relação ao piso salarial, como descobri-la e como determiná-la.

O que é faixa salarial?

Esse é um conceito que resguarda diferentes significados, embora todos eles estejam relacionados entre si.

A faixa salarial corresponde à variação de salários que um cargo pode receber em uma empresa. Em outras palavras, é a média feita entre o menor salário pago para um profissional de um ramo específico e o maior salário.

New call-to-action

Com isso, é possível determinar quanto, em média, um profissional pode receber. Por exemplo, advogados possuem uma faixa salarial, enquanto engenheiros civis contam com outras. 

As variações, aliás, não se limitam ao tipo de profissão, mas também ao local em que ela é exercida.  Por exemplo, podem existir faixas salariais a nível nacional, regional ou estadual.

Além disso, a faixa salarial também representa as variações que um mesmo cargo tem em uma empresa. Este é o caso, por exemplo, quando uma mesma função possui diferentes graus, como I, II, III, etc.

Faixa salarial vs. Piso salarial

Embora se tratem de termos semelhantes, eles têm significados bastante distintos. A faixa salarial corresponde à média de remuneração que uma profissão possui e pode mudar de acordo com a região de análise, tipos de empresas, etc.

Por outro lado, o piso salarial corresponde ao salário mínimo de cada profissão. Por isso, a faixa salarial nunca pode ser menor do que ele. Ela deve partir deste valor, de modo a estar sempre acima dele.

O piso salarial, por sua vez, é diferente do salário-mínimo nacional. Este último corresponde ao valor mínimo da remuneração para qualquer profissão em todo o país. É determinado pelo Governo Federal anualmente.

Já o piso salarial é a remuneração mínima para uma profissão específica. Ela não pode ser inferior ao salário-mínimo nacional. Quem a determina são os conselhos regionais e nacionais profissionais, bem como sindicatos em Convenção Coletiva.

Como saber a faixa salarial de uma profissão?

Para isso é necessário fazer uma pesquisa de mercado. A boa notícia é que existem vários sites especialistas nisso. Eles reúnem informações regionais ou de todo o país e compartilham essas informações.

Neles geralmente é possível encontrar os valores mais baixos pagos pelas atividades do nicho profissional, assim como os mais altos e a média deles. Isto é, a faixa salarial.

São alguns destes sites: Glassdoor, Vagas, Indeed, Catho, Robert Half e outros. Com eles é possível ter uma noção da média salarial de diferentes profissões.

Qual a importância de definir a faixa salarial dos cargos?

As faixas são interessantes por uma série de coisas. Primeiramente, porque ajudam uma empresa a estabelecer qual é o valor justo para remunerar seus funcionários conforme a função e as responsabilidades.

Ainda em relação às empresas, as faixas impactam diretamente no poder de atração que elas possuem para os profissionais. Igualmente, para a retenção de talentos e engajamento dos colaboradores.

Igualmente, porque também situa os próprios profissionais. A partir do conhecimento da faixa salarial, é possível ter ideia de quanto se é possível lucrar em cada profissão, ou em quais regiões ela é melhor remunerada, etc.

Por fim, a faixa salarial também resguarda importância porque demonstra aos profissionais quais são os possíveis salários em diferentes níveis de um mesmo cargo dentro de uma empresa. Por exemplo, Analista I, Analista II, etc.

Como definir a faixa salarial dos cargos numa empresa?

Definir as faixas salariais de diferentes graus de uma mesma função, bem como determinar os salários dos cargos existentes na empresa é uma tarefa de grande importância.

Para isso, existem alguns passos que são importantes e que podem ser seguidos para a definição dos valores. Veja quais são eles.

Conheça o piso salarial de cada categoria

Em primeiro lugar, a determinação da faixa salarial requer o conhecimento quanto ao piso salarial das diferentes profissões necessárias na empresa.

Os salários jamais poderão ser inferiores ao salário-mínimo e ao piso da categoria. Desse modo, fique atento às resoluções dos conselhos regionais ou nacionais e às Convenções Coletivas.

Análise de mercado

Não basta conhecer o piso da categoria. Para que os salários da sua empresa sejam um fator de atração para os colaboradores, eles também devem ao menos seguir a faixa de remunerações regional ou nacional.

Por isso, faça uma análise de mercado. Utilize diferentes fontes para entender qual é a média salarial. Os salários da sua empresa devem, ao menos, corresponder a ela.

Análise da estrutura da empresa

Observe a estrutura da empresa, os cargos existentes e, também, as variações dentro de uma função.

Por exemplo, considere um setor jurídico em que há três níveis de Analista Jurídico: I, II e III. Neste caso, será necessário determinar um valor de salário para cada um dos níveis, de acordo com as responsabilidades e com o grau hierárquico.

A faixa salarial interna desta função será, então, a diferença entre o grau mais inferior (I) e o mais alto (III).

Exigências da vaga

As exigências das vagas da empresa impactam nos salários e na faixa salarial que ela oferece. Quanto maiores elas foram, maiores deverão ser as remunerações.

Incidência de impostos

Por fim, a incidência de impostos sobre os salários entra na conta para a determinação das remunerações e para a faixa salarial de uma empresa.

New call-to-action

Afinal, cabe à empresa recolher uma série de verbas em cima da remuneração paga aos colaboradores. Por exemplo, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)

Do mesmo modo, os recolhimentos previdenciários, que variam conforme a faixa salarial do INSS.

Neste sentido, é importante ter em mente que os custos da empresa com pessoal não se limitam aos salários. Sobre eles também incidem outras obrigações que devem ser consideradas, pois a empresa deve ter capacidade de suportá-las.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau