Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
colaborador introvertido

Como ajudar colaboradores introvertidos

O ambiente de trabalho está repleto de colaboradores extrovertidos e introvertidos. Uma das características dos grandes líderes é saber usar as características individuais de seus colaboradores para fazer uma gestão eficiente.

Um ambiente de trabalho que respeite suas personalidades faz com que os colaboradores se sintam à vontade para desenvolverem seus potenciais e dar o melhor que cada um pode oferecer em prol de um objetivo em comum: o sucesso da empresa.

Antes de partirmos para as dicas sobre como ajudar colaboradores introvertidos, vamos conhecer os conceitos de introversão e extroversão. Acompanhe!

Colaboradores introvertidos e extrovertidos

De início, é importante dizer que não há uma personalidade melhor que a outra; é a diversidade que compõem um ambiente de trabalho harmonioso, colaborativo e de sucesso.

É importante citar que as características que listamos abaixo não são regras e tampouco rótulos. São apenas comportamentos gerais determinados por especialistas em perfis comportamentais.

O colaborador introvertido é geralmente focado em seus próprios pensamentos e sentimentos. Isso não quer dizer que não fazem amizades no trabalho, muito pelo contrário. São pessoas sociáveis, mas que não costumam vocalizar seus pensamentos, pois são pessoas mais reservadas e discretas. Introvertidos, na verdade, são erroneamente confundidos com tímidos.

Já o colaborador extrovertido gosta de viver cercado de pessoas e estão em constante contato com o externo. São sociáveis e gostam de trocar opiniões; ficar sozinhos pode interferir negativamente na produtividade destes colaboradores, pois gostam de grandes grupos.

Nenhuma pessoa é 100% introvertida ou extrovertida. O mais comum no ambiente de trabalho é encontrar pessoas que tenham características dominantes de um introvertido, por exemplo, mas que, em determinadas situações, fiquem mais extrovertidas. O contrário também é real: extrovertidos que, em alguns momentos, se tornam mais introspectivos.

Controle de Ponto

Colaboradores introvertidos: como ajudá-los?

Para lidar com a diversidade do ambiente de trabalho, um gestor precisa, acima de tudo, ter flexibilidade e compreender que cada pessoa é única. Rotular ou julgar o comportamento dos colaboradores são sinais de má liderança e segregação das equipes.

Se percebeu que um colaborador possui características dominantemente introvertidas, veja abaixo o que pode fazer para dar autonomia para que o colaborador desenvolva seu potencial e se sinta parte de um todo.

1. Não rotule

Como dissemos anteriormente, rotular é uma atitude medíocre que só serve para limitar o colaborador. Ninguém quer ou precisa de rótulos. Entenda que as pessoas são diferentes, com potenciais importantes a serem explorados se forem expostas às condições favoráveis para isso.

Portanto, como gestor, faça a sua parte deixando o colaborador livre para fazer seu trabalho da forma que melhor lhe convém, desde que atinja as metas da empresa. Afinal de contas, o sucesso da empresa é o objetivo de todos!

2. Respeite as diferenças

Se o colaborador introvertido consegue trabalhar mais eficientemente sozinho ou em um ambiente silencioso, por exemplo, colocá-lo em situações contrárias prejudicará não apenas a produtividade dele, como o alcance das metas da empresa.

Não force uma situação que é claramente desconfortável ao colaborador introvertido. Ao contrário, ofereça condições para que ele se sinta totalmente incentivado a dar o seu melhor.

3. Use a introversão do colaborador a seu favor

Use as características do colaborador introvertido a favor da empresa. Ele é um bom observador? Permita que ele supervisione projetos em andamento para encontrar falhas que podem, em longo prazo, comprometer os objetivos da empresa.

É detalhista? Peça para que revise documentos ou estratégias para detectar informações que podem ser melhoradas.

O que importa é ter em mente que todos temos qualidades e, se bem observadas, podem trazer grandes benefícios à empresa.

4. Promova a integração dos colaboradores

O fato de um colaborador ser introvertido não quer dizer que ele não goste de companhia. Por isso, é importante promover a integração de todos os colaboradores, mas sem forçar situações.

A socialização do introvertido precisa ser feita de forma natural para que seja bem aproveitada. Todos se surpreenderão ao saber que o introvertido é um ótimo ouvinte.

Vale lembrar que o fato de não se socializarem com tanta facilidade não dispensa um “bom dia” ou “como vai?” das outras pessoas.

5. Crie possibilidades de comunicação

Os colaboradores introvertidos costumam ser mais silenciosos ao não vocalizar, necessariamente, seus pensamentos. Sabendo-se disso é possível auxiliá-los a partir da criação de novos canais de comunicação.

Além de esclarecer que as portas estão sempre abertas para receber opiniões e novas ideias dos colaboradores, os gestores podem oferecer meios de estes funcionários se manifestarem com maior facilidade. Esses meios geralmente são caracterizados pela discrição, como canais para registro de reclamações e sugestões, por exemplo.

Implemente uma política em que periodicamente há conversas individuais e pessoais com os colaboradores. Essas reuniões particulares podem ser utilizadas para feedbacks e troca de informações e ideias pelo gestor e pelo colaborador.

Inove nos canais de comunicação ao mesmo tempo em que cria oportunidades para que os colaboradores introspectivos se sintam à vontade para se manifestar.

Descubra como os colaboradores introvertidos podem contribuir para o sucesso de uma empresa.

Nem sempre as empresas consideram a contratação de uma pessoa introvertida, ou tem dificuldade em lidar no momento em que percebem sua característica. Mas isso não é um problema, as diferenças entre pessoas deixam o mercado de trabalho muito mais versátil e diversificado, sendo possível extrair o melhor delas, independente da sua característica.

Existem diversos pontos positivos que podem ser explorados da forma correta dentro de uma empresa, para que os colaboradores consigam se destacar e ajudar no desenvolvimento do seu setor.

Apesar de parecer um desafio para a equipe de recursos humanos, o colaborador introvertido, ele pode ter habilidades incríveis, que precisam ser descobertas e trabalhadas, e o papel da equipe de RH é mostrar o seu potencial.

Conheça alguns aspectos importantes e relevantes de colaboradores introvertidos que agregam bastante no cotidiano das empresas.

Habilidade de abstração total

Por conseguir lidar com situações de uma forma reservado, é possível conseguir desenvolver soluções que ainda não estavam visíveis, mas por possuir um olhar diferente, é possível enxergar uma outra realidade, onde pode ser possível encontrar o melhor caminho para aquele cenário.

Algumas pessoas que são introvertidas, possuem uma habilidade de concentração, principalmente por não se distrair com facilidade com conversas, então podem ser mais focados. Isso não é regra, nem uma exceção, mas um comportamento que pode ser observado.

O papel do RH nesse cenário é criar dinâmicas que possibilite que o colaborador introvertido consiga demonstrar seus talentos, para que assim, possam ser propostos novos desafios profissionais.

Bons vendedores

Por ter uma atenção direcionada, quando são abordados por alguma pessoa, que busca tirar uma dúvida, puxar assunto ou até mesmo efetuar uma compra (para casos de comércio), as pessoas com esse perfil dão atenção total para quem está falando.

Já que não são atraídos facilmente por situações externas, conseguem focar no que está sendo falado, e consegue fazer com o que o assunto tenha fluidez, de uma forma totalmente natural. Por essa característica, são considerados excelentes vendedores, pois buscam o entendimento da necessidade do cliente.

É uma aposta interessante, pois normalmente as empresas procuram pessoas que tenham um perfil um pouco diferente para área de vendas. Mas se olhar por esse novo viés, será possível perceber como será interessante essa dinâmica e como isso pode ser benéfico para os negócios.

Liderança competente

Como são considerados ótimos ouvintes, as pessoas que são mais introspectivas passam uma sensação maior de segurança, e possuem um senso maior de importância para um dos membros da sua equipe. Logo, o colaborador tende a sentir que suas preocupações, anseios e ideias serão consideradas pelo seu líder.

Os colaboradores tendem a atuar mais motivados e mais focados, principalmente por tentar seguir o exemplo do seu líder, trazendo inúmeros benefícios para a equipe. As metas serão mais facilmente batidas e o time atuará sempre unido e disposto, porém terá alguém que inspira confiança.

A gestão, para ser boa, precisa ser humanizada. Isso significa que colaboradores introvertidos e extrovertidos igualmente precisam de incentivo e condições apropriadas de trabalho para que possam cumprir suas partes e levar a empresa ao sucesso.

Pluralidade do ambiente empresarial é promovido com a inclusão do colaborador introvertido

A valorização do trabalhador introvertido, é importante na medida em que promove a pluralidade dentro da empresa e permite que haja a real diversidade dentre os colaboradores.

Destaca-se que a composição plural de uma organização privada é muito importante, principalmente na medida em que as novas gerações que estão adentrando no mercado de trabalho buscam ambientes que promovam a diversidade.

É importante que sejam buscadas formas de auxiliar o colaborador introvertido a se enturmar e se sentir parte de sua empresa, pois sua presença é enriquecedora, conforme demonstramos acima.

Não só o colaborador introvertido, mas diversos outros tipos de trabalhadores devem ser valorizados e incluídos na sua empresa para que a pluralidade seja realmente colocada em prática. Essa pluralidade possui vantagens inúmeras.

Dentre elas está o auxílio no aumento da criatividade do grupo, uma vez que novos pontos de vista são colocados em prática e novas soluções podem ser consideradas, o que não aconteceria em ambientes homogêneos, por exemplo. Assim, o colaborador introvertido pode trazer à tona uma solução diferente e até mesmo melhor do que aqueles extrovertidos.

Há a proposição de soluções diversas para um mesmo problema, maior uso da criatividade e foco em solução sob diversos prismas.

Tudo isso leva ao aumento da abertura às oportunidades de inovação. A pluralidade e o investimento em colaboradores introspectivos, além dos extrovertidos, refletem no aumento da base de clientela.

Ou seja, a pluralidade que é ilustrada pela contratação deles      reflete na base de consumidores que tende a se alargar e incluir pessoas que antes não se viam refletidas na sua empresa e que passaram a se sentir atraídas por ela ante as novas ações.

A contratação de pessoas plurais, tais como os colaboradores introspectivos permite que haja a construção de imagem perante o público.

Veja também: Relações de trabalho: O que é e quais os tipos que existem?

Gostou das dicas sobre colaboradores introvertidos? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau