Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp

Como prevenir casos de depressão no ambiente de trabalho?

Casos de depressão no ambiente de trabalho estão se tornando cada vez mais comuns. Muitos são os fatores que contribuem para que isso aconteça: ambientes de trabalho excessivamente competitivos, pressão para a entrega de resultados, rotinas extensas e exaustivas, entre outros.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) adverte: até 2020, a depressão ocupará a segunda posição das causas de incapacidade para o trabalho no mundo.

Este dado alarmante é corroborado pelos números: estima-se que, só no Brasil, cerca de 17 milhões de pessoas sofram deste mal!

Dessa forma, tornou-se crítico fazer algo para eliminar a doença na empresa. Fato é que implantar uma gestão que priorize a qualidade de vida do colaborador é fundamental para que a depressão no ambiente de trabalho se extinga em um futuro bem próximo.

Neste artigo vamos mostrar como prevenir casos de depressão no ambiente de trabalho. Confira!

A depressão é real

Infelizmente, a depressão, seja no ambiente de trabalho ou em outros setores da vida de um indivíduo, ainda é subestimada no Brasil. Basta contar quantas vezes se deparou com pessoas deprimidas que são julgadas como “preguiçosas”.

No ambiente de trabalho não é diferente. Um colaborador que está deprimido não tem vontade de fazer nada, inclusive trabalhar.

Porém, antes de cobrar ainda mais ou puni-lo de alguma forma por achar que “está fazendo corpo mole”, procure compreender a doença e admitir que ela existe e está mais próxima do que imagina.

A partir daí, o próximo passo é tomar atitudes concretas para equilibrar o clima organizacional da empresa e cortar o mal pela raiz!

A seguir, listamos três dicas que podem ser úteis para prevenir a depressão no ambiente de trabalho.

Horas extras

Dicas para prevenir depressão no ambiente de trabalho

1. Coloque-se no lugar do outro

As pessoas são únicas e reagem de maneira diferente perante as situações do dia a dia.

Portanto, a primeira dica é colocar-se no lugar do outro. Ninguém é obrigado a ter a mesma opinião, por isso, é preciso saber aceitar as diferenças, ouvir com respeito o que o outro tem a dizer e, sobretudo, conhecer limites: seus próprios e o do colega!

A empatia (colocar-se no lugar do outro) deve, também, fazer parte da cultura organizacional da empresa e ser incentivada desde os cargos mais altos até o chão de fábrica.

2. Busque ajuda qualificada

A depressão é uma doença grave que, se não tratada corretamente, pode até levar à morte! Além disso, na maioria dos casos a doença requer o tratamento com medicamentos. Por esse motivo, se notou que a doença anda rondando o ambiente de trabalho, não tente resolver sozinho.

É preciso tratar a depressão com seriedade e conhecimento e a maneira mais adequada de fazer isso é buscar ajuda qualificada. Há uma série de psicólogos e psiquiatras especializados em resolver questões corporativas, desde a análise da cultura da empresa até o tratamento dos colaboradores. Fique atento!

3. Faça a sua parte

O gestor ou profissional de RH exerce uma função de importância na empresa e, assim, é responsável por cuidar da qualidade de vida do colaborador.

Para garantir que a depressão fique longe do ambiente de trabalho, estes profissionais devem estar atentos às seguintes situações:

  • Valorizar os colaboradores, tanto individual como coletivamente. Cada colaborador contribui de alguma maneira para que a empresa alcance o sucesso.
  • Saber dar e receber feedbacks. A arte de saber ouvir muitas vezes é mais importante do que a de falar.
  • Cuidar para que a cultura organizacional seja sempre harmoniosa, resolvendo situações conflitantes antes de se tornarem irremediáveis;
  • Elaborar planos de cargos e salários para motivar e engajar os colaboradores;
  • Treinar outros gestores para que se tornem líderes justos;
  • Identificar os primeiros sinais de depressão no ambiente de trabalho e oferecer ajuda qualificada a quem precisa.

Gestões humanizadas são a nova tendência de mercado e importantes ferramentas no combate à depressão no ambiente de trabalho. Abrace esta causa.

Como o ambiente de trabalho pode agravar quadros de depressão?

O ambiente de uma empresa normalmente exige muitos dos seus colaboradores, são inúmeras demandas ao longo do dia, com projetos, metas, prazos, problemas, que contribuir para que o colaborador chegue à exaustão, e muito mais ansioso do que deveria.

Algumas pessoas, carregam consigo causas genéticas que podem contribuir para evolução de quadros de depressão, principalmente quando falamos em um ambiente mais agressivo e que exerça muito pressão sob o indivíduo.

A empresa pode não ser a única responsável pelo desenvolvimento desse tipo de doença em seus colaboradores, porém ela pode ser o canal que irá acionar esse gatilho. Por isso, é importante estar atento aos sinais dados pelos colaboradores, e principalmente contar a participação mais ativa do RH nesse processo de identificação.

Entenda como o RH pode auxiliar no processo de auxílio aos colaboradores com depressão no trabalho

A equipe de RH possui uma participação muito importante tanto na identificação quanto no tratamento contra a depressão no ambiente corporativo.

Além disso, os líderes e os próprios colaboradores também possuem uma importante participação.

Promover ações que valorizam e desacelerem o dia-a-dia dos colaboradores pode auxiliar muito a conseguir assimilar tudo que acontece em um dia exaustivo de trabalho.

Criar um programa de conscientização sobre a depressão e as principais formas para evitar, pode ser o primeiro passo de um caminho necessário dentro das empresas.

A saúde mental precisa ser levada a sério nas empresas, deve ser considerada com um dos benefícios oferecidos pela empresa. Através de uma política que suporte inúmeros pontos que possibilitem uma boa saúde mental.

A preocupação das empresas não deve ser apenas com números, já que colaboradores com boa saúde mental possuem maior engajamento e produtividade, mas sim por demonstrar uma preocupação verdadeira com o profissional que está com o crachá em seu pescoço.

Saiba como identificar os principais sintomas da depressão no ambiente de trabalho

Podemos afirmar que entre os principais sintomas, as mudanças de comportamento são as primeiras que podem ser percebidas, principalmente pelos colaboradores mais próximos e líderes.

Nesse tipo de situação, a partir da mudança em seu comportamento, pode ser percebido a queda no desempenho e forma com que ele interage com os demais.

Como nem sempre o RH pode estar presente em todos os setores, durante toda a jornada de trabalho, é importante que alguns mecanismos sejam desenvolvidos para acompanhar o desempenho e essas mudanças.

A partir do momento em que for mensurado, ficará evidente uma queda acentuada na performance daquele colaborador.

Manter ações regulares de conscientização sobre quadros de depressão no trabalho, é uma ação tão importante quanto mensurar o desempenho e performance.

Pois todos terão orientação sobre essa doença, e poderão auxiliar companheiros com sintomas e identificar possíveis que sejam indicativos.

Veja os sintomas mais comuns de depressão que podem ser percebidos:

  • Cansaço demasiado;
  • Insatisfação constante;
  • Indecisão;
  • Agressividade;
  • Irritação com facilidade;
  • Problemas para se concentrar;
  • Queda no desempenho e produtividade;
  • Problemas de relacionamento com a equipe.

No entanto, é necessário ressaltar que é necessário que aconteça uma avaliação por um profissional da área, para diagnosticar a doença.

Porém, ainda é grande o tabu sobre a depressão, e que nem sempre as pessoas estão dispostas a falar sobre seus problemas pessoais. Por isso, é importante criar canais para que essa comunicação aconteça.

Veja também: Inclusão social: a importância de trabalhar o tema na empresa

Gostou das dicas depressão no ambiente de trabalho? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau