Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
trabalho remoto

Trabalho remoto: Como zelar pela saúde dos colaboradores?

Uma das principais medidas que estão sendo adotadas pelas empresas é o trabalho remoto, uma das formas encontradas para zelar pela segurança dos colaboradores, nesse cenário de pandemia do Coronavírus.

Algumas empresas estão precisando se adaptar para essa nova realidade, outras já estão acostumadas a esse modelo de trabalho. O trabalho remoto possibilita uma nova gama de possibilidades, não apenas para os profissionais quanto para as empresas.

Existem áreas de atuação que possuem mais benefícios com trabalho remoto do que outras, porém todos os setores possuem alguma equipe que possa direcionar para realizar o trabalho home office, tendo ganhos importantes para ambos os lados.

Nesse momento em que estamos trabalhando para evitar uma contaminação maior por parte do Coronavírus, como aconteceu em outros países, trabalhar de casa pode ser uma solução importante para essa contenção.

Visto que uma parcela dos profissionais não vai utilizar transportes públicos e se deslocar ao longo do dia, evitando assim contato com outras pessoas.

É importante que as empresas tenham em mente treinamentos adequados para trabalhar remoto bem como concessão de acessos necessários para o trabalho possa ser desempenhado sem problemas de casa, para que o profissional consiga desempenhar seu papel e atuar com alta produtividade.

Trabalho remoto: Solução importante para proteger os colaboradores e a empresa

Está sendo amplamente divulgado que a transmissão do novo Coronavírus acontece através do contato com outra pessoa que contraiu o vírus, mesmo que não demonstre, em um primeiro momento, os sintomas. Para que seja possível contar essa pandemia, o isolamento social é a melhor chance.

Para que uma empresa consiga adotar essa medida, ela precisa que seus colaboradores atuem de forma remota, da sua casa, para que dessa forma, seja possível zelar pela saúde e segurança dos seus colaboradores e garantir o funcionamento das atividades.

Sabemos que é um desafio modificar toda a rotina da empresa, em todas as suas áreas, mas é muito importante para conter o vírus no Brasil. O alinhamento entre as equipes, execução dos processos e todas as ferramentas para que o trabalho tenha continuidade, o resultado pode ser muito melhor do que se realmente pode imaginar.

Medidas importantes para as empresas que não adotarem trabalho remoto

A pandemia que o mundo está se acometido chegou em solo brasileiro, e tem exigido que as empresas adotem medidas de prevenção para evitar o vírus se espalhe ainda mais e prejudique a saúde dos seus colaboradores. A principal medida adotada é o trabalho remoto.

De acordo com orientações da OMS – Organização Mundial de Saúde, as empresas que não conseguirem adotar a recomendação de trabalho remoto, é importante seguir as seguintes orientações:

  • Realizar a higienização de forma regular com álcool em gel de todas as superfícies, como: telefones, mesas e cadeiras, estações de trabalho, computadores e corrimões;
  • Todos os colaboradores precisam lavar as mãos de forma constante, com sabonetes líquidos sempre que for ao banheiro, ou utilizar álcool em gel, sempre que for possível;
  • Colaboradores que retornaram de viagem que estejam com alta incidência de Coronavírus precisa ficar em casa, em quarentena, por 14 dias;
  • Informar aos colaboradores que ao manifestar qualquer sintoma da doença, que não saiam de casa, fiquem em repouso e comuniquem a empresa. Entenda a necessidade de ficar realmente em repouso ou atuar em trabalho remoto, esse acordo precisa ser feito com a empresa diretamente.

No entanto, caso exista algum setor que tenha possibilidade de atuar de forma remota, é importante que a empresa tome essa decisão. Para evitar que exista contaminação dos seus colaboradores.

Entenda como ser mais produtivo no trabalho remoto em tempos de Coronavírus

Com a chegada do Coronavírus ao Brasil, muitas empresas estão adotando home office em suas operações. Mas ainda sim, existe uma grande preocupação em relação à produtividade da equipe trabalhando em casa, uma vez que para algumas empresas, tal modelo não seja habitual.

Para que não tenha nenhum prejuízo para a execução das atividades, entenda alguns pontos de atenção para que não comprometa o trabalho bem como a performance da equipe, confira a seguir.

Mapeamento das principais necessidades da empresa

É essencial que seja fornecida uma estrutura de trabalho adequada para que os colaboradores consigam fazer seu trabalho remoto. Os gestores precisam ter uma lista de todo o equipamento e acessos que são necessários para realização das atividades da sua área.

Os itens que precisam ser mapeados vão desde notebooks, headsets, licenciamento de softwares, liberação de firewall, criação/inclusão de regras para acesso à rede externo, até o acesso à banco de dados. Todos os itens necessários para a realização do trabalho remoto precisam ser mapeados para que o colaborador possa desempenhar corretamente seu papel.

Alinhamento geral

Nem todos os profissionais tiveram a oportunidade de atuar em trabalho remoto, portanto é importante que exista um alinhamento em relação às expectativas, e ajudá-los sempre que for necessário. Tudo isso para que seja possível manter a qualidade e organização das atividades.

Entre os principais tópicos de alinhamento são as vestimentas, pois é importante que estejam arrumados como se fosse ao escritório, essa é uma forma de manter o foco e lembrar que está em seu horário de trabalho, mesmo estando em casa.

Comunicação direta todo o tempo

Não existe uma fórmula mágica para esse tópico, é necessária uma avaliação em relação ao tamanho da empresa, as expectativas de cada uma das atividades, criticidade e entregas. A partir desses pontos devidamente traçados com a equipe, deve criar um plano de comunicação, para evitar que muito tempo seja perdido de forma desnecessária.

Alinhe com a equipe algumas reuniões rápidas para status das atividades, andamento e possíveis problemas, para mapear tudo que está acontecendo e conseguir uma solução em um tempo hábil. O gestor pode indicar uma ferramenta para comunicação com a equipe, utilizar ferramentas auxiliares para acompanhamento das atividades, como o Trello por exemplo.

Controle da jornada de trabalho

Todas as empresas, independente do modelo que foi adotado, precisa registrar o ponto dos seus colaboradores, para que ambas as partes estejam protegidas no futuro. Em um meio à situação que estamos vivendo, onde muitas empresas estão precisando virar suas operações presenciais para remoto, um grande desafio é ter um meio seguro para registrar as jornadas de trabalho.

A plataforma Oitchau conta com várias funcionalidades, para todo os tipos de rotina de trabalho, segmentos produtivos, tipos de equipe (internas e externas), controle de segurança na marcação de ponto (através de reconhecimento facial e controle por GPS, no caso de trabalhadores externos), uso de diferentes dispositivos móveis e muito mais. Confira tudo nesta página e faça um teste gratuito!

Como zelar pela saúde dos colaboradores e seguir em frente com as operações da empresa?

Muitas empresas estão se fazendo exatamente essa mesma pergunta, temem pela saúde dos seus colaboradores, mas também estão preocupados com os tempos difíceis que a empresa pode enfrentar. Mas a melhor resposta nesse momento, é que quando nos deparamos com problemas complexos, precisamos dar uma resposta imediata.

O nosso maior problema no momento é o Coronavírus e a segurança de todos os colaboradores da empresa e a melhor resposta imediata para esse cenário de crise, é o trabalho remoto. Enfrentar desafios para conseguir manter o negócio funcionamento, mas mantendo todos os colaboradores em segurança.

As ações precisam ser tomadas de forma estratégica, porém ágil, para que todos os colaboradores fiquem protegidos, mantendo seus familiares em segurança e todas as demais pessoas do seu círculo de convivência. Essa é a melhor forma de conter o vírus e evitar que ele se espalhe ainda mais.

Dessa forma, sua empresa já está contribuindo para que contágio do novo Coronavírus seja reduzido, minimizando o impacto. A sua empresa pode manter o funcionamento, atendendo os seus clientes, fornecedores e parceiros, fazendo com a economia continue girando.

Veja também: Como o home office pode ajudar em tempos de pandemia?

Gostou das dicas sobre o trabalho remoto? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau