Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
Coronavírus

Coronavírus: Sua empresa está preparada para lidar ?

A OMS – Organização Mundial de Saúde declarou o Coronavírus como uma pandemia mundial, devido ao número das infecções em diversos países. E as empresas, por ser um vírus novo, em sua grande maioria, não estão preparadas para prevenção do vírus dentro da organização.

Os casos de Coronavírus continuam sendo confirmados nos Estados Unidos e outros países, assim como no Brasil.

É importante que as empresas construam um plano de contingência para que seja possível uma resposta em um tempo hábil e passe para todos os colaboradores.

A empresa deve estar preparada para situações em que os colaboradores não possam sair de suas casas, seja por conta da doença, por suspensão dos transportes públicos, por ausência de creches e escolas ou outras situações que são passíveis de acontecer.

E a pergunta nesse momento é: Sua empresa está preparada para esse tipo de situação? Como se comportaria os principais setores da sua empresa sem a presença dos seus colaboradores?

É importante que seja avaliado quais são as atividades necessárias para continuidade do negócio, bem como os profissionais que estão desempenhando essas atividades.

E entender quais são as atividades que podem ser reduzidas e atuar em forma contingencial, tanto em fornecedores, quanto em prestadores de serviços e atividades de logística.

A empresa precisa criar um reforço na parte de infraestrutura, tanto em relação à informação e comunicação, para que as atividades possam ser realizadas de forma alternativa.

Como reuniões por videoconferência, utilizando de aplicativos de mensagens, como o próprio Whastapp e o Skype, que são ferramentas bem interessantes, que ajudam a manter a equipe unida, mesmo que esteja à distância.

Além disso, existem medidas que são necessárias para os colaboradores que correm risco de exposição ao Coronavírus, seja por atividades exercidas ou tarefas que precisam ser executadas.

E ainda, nesse ponto, cabe uma avaliação se os colaboradores que estão expostos a um risco maior de infecção, podem afetar outros colaboradores, que sejam terceiros ou funcionários.

O que fazer em casos de viagens marcadas de trabalho para países com epidemia do Coronavírus?

Existem muitas empresas que possuem negócios fora do Brasil, onde seus colaboradores precisam fazer viagens com bastante frequência, para que negócios sejam fechados, projetos sejam encaminhados e problemas sejam resolvidos. Mas com o surto de Coronavírus no País, qual a melhor orientação?

O primeiro ponto que precisa ser avaliado é se não é possível resolver essas questões utilizando ferramentas auxiliares, como falamos anteriormente, como sistemas saas (software as a service) disponíveis no mercado, de videoconferências e entre outros. Se for houver essa possibilidade, mesmo que necessite de algum ajuste, é aconselhável que a viagem seja cancelada e as questões sejam tratadas dessa forma.

O risco de expor os colaboradores ao Coronavírus não vale a pena por questões financeiras e burocráticas. As empresas precisam estabelecer áreas de isolamento. Além disso, especialistas em saúde alertam que a propagação do vírus nos países que estão apresentando casos é inevitável. Isso significa que está na hora de preparar sua empresa.

E uma dica muito valiosa nesse momento: Não entre em pânico. Embora o surto seja uma séria preocupação de saúde pública, a maioria das pessoas que contraem o Coronavírus não fica gravemente doente e apenas uma pequena porcentagem requer cuidados intensivos.

Existem algumas etapas básicas para cuidados no ambiente empresarial, que ajuda a minimizar o impacto causado pelo vírus e pelos riscos, ajudando assim a proteger seus colaboradores.

Quais são os cuidados básicos contra o Coronavírus no ambiente empresarial?

Mantenha as mãos limpas

Mesmo com toda a campanha que está sendo veiculada nas principais mídias, é sempre importante repetir: Lave bem as mãos, essa é principal forma de contágio, por isso a prevenção é o melhor remédio.

Para lavar as mãos, molhe em água corrente e coloque sabão, lave todas as partes das mãos, inclusive as costas das mãos, debaixo das unhas e entre os dedos. Não esfregue por menos de 20 segundos, por isso se policie. Seque suas mãos em uma toalha descartável ou seque em ar quente.

O álcool é eficiente para a limpeza das mãos, porém é necessário seguir as mesmas recomendações, como se estivesse lavando as mãos com água e sabão. E para ser eficiente, deve conter mais de 60% de álcool na concentração.

Evite o contato com seus olhos, com o nariz e com a boca com as mãos, se eles não estiverem lavadas, precisamos nos policiar em relação a isso, pois é muito natural fazer qualquer um desses atos.

Enquanto isso, se outra pessoa apresentar sintomas de gripe ou resfriado, tente ficar afastado, principalmente se estiver em um grupo de risco, ou seja, que tenha feito viagens para áreas com surto do vírus ou contato com pacientes em tratamento. De acordo com especialistas, o vírus se espalha através de gotículas no ar de uma tosse ou espirro.

Fique em casa caso não se sinta bem

Caso não esteja se sentindo bem, proteja as demais pessoas ao seu redor, principalmente a sua equipe. Os primeiros sintomas do Coronavírus são febre e tosse seca, que são seguidos de falta de ar e fadiga. Caso esteja com alguns desses sintomas e esteja no grupo de risco (pessoas que tiveram em países com surto do vírus e/ou contato com pessoas que foram contaminadas) devem ficar em casa.

Não vá para a empresa, nada de escolas, shoppings, transporte público. Procure a unidade de saúde mais próxima da sua residência e informe os sintomas e qual grupo de risco você se encontra atualmente. Informe à empresa suas condições de saúde e as medidas que está tomando como forma de prevenção.

Dicas de como lidar com a crise do Coronavírus em sua empresa

1.    Proteja seus colaboradores do Coronavírus

É importante a criação de protocolos de segurança para os colaboradores e home office para que as atividades continuem andando. Caso aconteça uma medida mais drástica, por parte do Governo, como uma quarentena de uma determinada, todos os colaboradores terão que trabalhar de casa. Logo, é importante estar preparado para essa situação. Faça treinamentos com os colaboradores e prepare equipamentos necessários, para que o trabalho aconteça de casa.

2.    Monte uma equipe para gestão de crise

Em situações de crise, como um sócio da empresa adoecer, ou algum diretor com poder de decisão para uma determinada situação estiver em quarentena e não poder se comunicar, ou alguma situação extrema. É necessário ter uma equipe preparada para situações de crise, para que a empresa consiga seguir em frente, sem riscos para o negócio.  

Controle de ponto

3.    Defina a estratégia de relacionamentos com seus clientes

Em situações que podem acarretar problemas de entregas de produtos e/ou serviços para o cliente final, é importante priorizar o cliente. Logo, deve ser definido um canal de comunicação direta, para evitar prejuízos financeiros e minimizar as possíveis perdas.

Defina as prioridades de execução, em casos de empresas de logística de produtos, como: Quais serão as entregas que serão realizadas primeiro? Quais os critérios de seleção? Todas as essas perguntas precisam ser respondidas e comunicadas aos clientes, para que eles tenham ciência do que está acontecendo e tenha a visão de que a empresa está realmente preocupada com a prestação do serviço.

O que podemos concluir sobre a preparação de uma empresa para o Coronavírus?

As empresas não estão preparadas normalmente para um cenário de crise, por isso é importante a adoção de medidas internas, como criação de novos hábitos de higiene, e cuidados com o colaborador.

Além disso, todos os planos que foram definidos e as estratégias que foram desenhadas, precisam ser testadas na prática, para que evite situações em que algo está fora do cenário proposto. Promova a cultura de home office na empresa, dentro do possível, de acordo com as entregas e solicitações. Os protocolos de segurança e isolamento também precisam ser testados.

Veja também: Capacitação interna: O que é? Como realizar na sua empresa?

Gostou das dicas sobre como a empresa deve lidar com o Coronavírus? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau