ferramentas de RH

Principais ferramentas de RH digital para adotar em 2023

As ferramentas de RH Digital para 2024 surgem para facilitar o trabalho do setor. Elas são capazes de desburocratizar processos e demandas, auxiliar os profissionais e tornar as rotinas mais simples e muito mais eficientes. 

Esse é um investimento muito importante para o setor e, principalmente, para sua empresa. Afinal, possibilita melhorias na gestão de pessoas, que é um dos principais focos do RH atualmente. 

Desse modo, o RH consegue alcançar resultados que permitem um posicionamento mais estratégico da empresa, modernizando-se por completo.

Por isso, saiba mais sobre as principais ferramentas de RH digital para 2024 e veja como implementar em sua empresa. 

Como funciona e o que significa RH digital?

Ferramentas de RH Digital para 2022

O RH Digital corresponde à adoção de um conjunto de soluções tecnológicas para a área, de forma que seja possível alcançar eficiência em processos.

Isso ocorre pela adoção de novos métodos, que permite à empresa se posicionar de forma mais estratégica no mercado. 

Para isso, o RH passa a utilizar ferramentas digitais que automatizam processos. Igualmente, que reúnem informações em um só lugar e atuam em favor da segurança delas.

Existem ferramentas disponíveis para as mais diferentes atividades que cabem ao RH. Por isso, conhecê-las é essencial para mantê-lo ativo e moderno.

Quais ferramentas de tecnologia são usadas no RH?

As ferramentas contemplam diversos processos, que antes eram manuais e/ou burocráticos. Conheça as principais dentre elas:

  • Business Intelligence: possibilita a coleta, armazenamento, organização e análise de dados, possibilitando uma tomada de decisão mais estratégica. 
  • Soluções mobile: uso dos smartphones para agilizar os processos, como por exemplo a digitalização e envio de documentos médicos e afastamentos através de aplicativos.
  • Segurança do trabalho: através da digitalização de documentos, é possível agilizar o cumprimento das exigências do eSocial.
  • Ponto digital: uma das principais ferramentas de RH digital para 2024, que possibilita a marcação do ponto de qualquer lugar, independente de estar na empresa, in loco no cliente ou em home office, através de aplicativos como o Controle de Ponto Oitchau
  • Armazenamento em nuvem: as informações não são mais armazenadas em pastas físicas, tudo será digital e protegido pela segurança em nuvem. 

Essa evolução e revolução no RH tradicional possibilita a integração da cultura organizacional das empresas com as tecnologias que estão em utilização no mundo todo. 

RH em 2024: Melhores ferramentas de RH Digital

O ano mal começou, mas já estamos de olho em quais são as principais ferramentas que terão relevância para o trabalho do RH em 2024. Elas são diversas e têm como foco diferentes questões.

01. Controle digital de ponto

A primeira ferramenta que indicamos para digitalizar seu RH e prepará-lo para os desafios de 2024 é o controle digital de ponto.

A adoção cada vez maior do home office e dos modelos híbridos de trabalho faz com que surja um novo olhar e novas necessidades em relação ao controle de jornada. Ele deve ser mantido mesmo para os colaboradores que prestam serviço remoto.

O controle de jornada é exigido por lei e é uma das principais ferramentas de RH. Quando o local de trabalho muda ele passa a ser mais importante pela necessidade de que mantenha a idoneidade e a proteção contra manipulações.

O sistema de controle de ponto Oitchau é perfeito para qualquer tipo de atividade econômica promovida pela empresa.

Ele pode ser mantido em um quiosque de marcação presencial para quem prestar serviços na sede da empresa. Para os colaboradores em home office ele oferece acesso por aplicativo para celular ou tablet.

Entenda mais sobre o controle de ponto digital

Sua marcação é feita de maneira rápida, em apenas 03 segundos. Ela reconhece o colaborador pela biometria facial, que mede feições do rosto e é imbatível quando se fala em segurança e praticidade.

Outro fator de destaque desse sistema digital é que ele possui a assinatura digital. Ela mantém a idoneidade dos documentos que são assinados à distância.

Com isso, protegem a empresa contra eventuais processos perante a Justiça do Trabalho. Igualmente, impedem manipulações.

Impossível deixar de falar na automatização de documentos que ele promove. Quando falamos em ferramentas de RH digital para 2024 devemos ter em mente tecnologias modernas que privem os colaboradores de trabalhos maçantes e burocráticos.

E é exatamente isso o que o controle de ponto Oitchau faz. Ele livra os colaboradores de RH da perda de tempo promovida pelo desenvolvimento mensal dos cartões de ponto.

O sistema usa tecnologias que lhe permitem emitir automaticamente a folha de ponto. Cada um dos documentos e jornadas é considerado conforme sua especificação.

Desse modo, torna-se possível personalizar o sistema mesmo diante de escalas diversas e informações como adicional de trabalho noturno, etc.

02. Folha de pagamento

Falando em automatização de documentos não poderíamos deixar de citar a possibilidade de automatizar a emissão da folha de pagamento.

Essa tarefa cabe ao RH e da mesma maneira que os cartões ponto, também possuem desenvolvimento burocrático e maçante.

Para modernizar seus setores é possível fazer uso de uma das melhores ferramentas de RH digital para 2024 que nada mais é do que a aplicação de softwares de folha de pagamento.

A lógica deles é bastante parecida com a da automatização de cartões ponto que ocorre com o sistema digital Oitchau.

O software é capaz de processar de maneira inteligente as informações de salário, jornada, dados de faltas, atrasos e horas extras, adicionais, férias e outras parcelas como FGTS e recolhimento previdenciário ao INSS.

Novamente é possível realizar a personalização de cada caso de acordo com as características próprias de cada um dos contratos de trabalho. 

Portanto, vale a pena investir neste tipo de ferramenta e, a partir disso, otimizar o tempo e as tarefas dos seus colaboradores de RH.

03. Gestão de pessoas pode ser melhorada com tecnologia

A gestão de pessoas inclui diversos pontos dentro do trabalho do RH e ela está relacionada à forma como os colaboradores vêem a empresa.

É a partir dessas informações que o departamento pode desenvolver estratégias para melhorar a imagem da empresa, aproximá-la dos colaboradores e criar melhores benefícios.

Algumas ferramentas de RH oferecem auxílio para a gestão de pessoas ao melhorarem as práticas de feedback dos colaboradores em relação à organização.

Pesquisas de satisfação interna que mantêm o anonimato do trabalhador estão entre elas.

Outras vantagens de ferramentas de gestão de pessoas é a melhoria na comunicação interna e no gerenciamento de planos de carreira.

Isso auxilia o colaborador a alcançar seus objetivos ao mesmo tempo em que ele apresenta melhorias em suas atividades para a empresa.

04. Plataformas de treinamento auxiliam na capacitação interna

Atualmente existem diversas ferramentas de treinamento virtual que são excelentes para a promoção das políticas de capacitação interna.

Essa capacitação se refere ao investimento da empresa em cursos diversos, como:

  • Profissionalizantes;
  • Graduação;
  • Pós-graduação;
  • Mestrado;
  • De uso de novas ferramentas;
  • Atualizações;
  • Línguas estrangeiros e outros.

Ao trabalhador é colocada a oportunidade de crescer intelectualmente e de obter diplomas diversos. 

À empresa, por sua vez, isso reverte em maior conhecimento técnico, prático e teórico. Consequentemente, na melhoria das atividades internas empresariais.

Todos tendem a crescer quando o conhecimento é obtido e disseminado. Uma das melhores formas de promover isso de uma maneira moderna é pela adoção de ferramentas de RH de treinamentos online.

Faculdades e diversas outras instituições de ensino oferecem esse tipo de curso. Isso promove inclusão e permite que pessoas com dificuldade de locomoção ou com horários apertados possam participar.

Outro ponto interessante é que eles costumam ser mais baratos e ao mesmo tempo são tão completos quanto os presenciais. Fazem uso de atividades, provas, trabalhos e concedem diplomas reconhecidos pelos órgãos de educação oficiais.

05. Ferramentas de seleção e recrutamento inteligente

Outras ferramentas de RH para modernizar seu setor e prepará-lo para entrar com tudo em 2024 são as destinadas à seleção e ao recrutamento inteligente.

O recrutamento e a seleção de novos candidatos é a forma como a empresa seleciona quais serão os talentos que irão compor suas equipes e as vagas em aberto. 

O sucesso dessas fases, aliás, é essencial para que os resultados sonhados pela empresa sejam obtidos.

A inteligência artificial faz parte dessas ferramentas e auxilia na triagem de currículos, captando aqueles que interessam à empresa com base em capacitações e qualidades pré-determinadas.

Outro ponto interessante é a possibilidade de uso de jogos (gamificação) de lógica e testes online. Tudo isso poupa tempo do seu RH e torna a gestão de talentos muito melhor.

06. Timesheet

O controle de tempo é importante para o RH e traz uma série de informações cruciais para o desenvolvimento de políticas de gestão de pessoas.

E isso não se aplica somente em relação ao controle de jornada. A forma como as horas que a compõem são distribuídas também são importantes.

Por isso, adotar um timesheet é uma ótima escolha para o RH em 2024. Ela é uma ferramenta capaz de analisar a gestão de tempo dos colaboradores.

Por exemplo, é possível utilizá-la junto a um software de distribuição de tarefas. O plugin de timesheet, então, controlará o tempo gasto em cada atividade.

Isso é importante para o RH na medida em que traz informações de gestão de tempo, de produtividade e de engajamento.

Entenda mais sobre o timesheet

O sistema gera informações que permitem analisar quando um trabalhador passa a realizar certa atividade de forma mais ágil ou mais lenta.

Igualmente, a análise de quem são os colaboradores que apresentam maior destreza em certas tarefas. Com isso, é possível priorizá-los ao distribuir as atividades desta natureza.

Por outro lado, também é possível reconhecer quem gasta mais tempo em um tipo de atividade. Isso ajuda no direcionamento de cursos de capacitação.

Desse modo, uma das ferramentas de gestão de RH em 2024 é o timesheet. E você o encontra junto com a Oitchau, que é especialista na gestão de tempo.

O programa é compatível com dezenas de softwares de gestão de projetos, tarefas e de desenvolvimento de sistemas.

Igualmente, é fácil de usar e intuitivo. Ele permite que o colaborador pause a execução de uma tarefa e passe para a outra sem que perca informações do tempo total de cada atividade.

Por isso, ele é um excelente investimento para o RH Digital em 2024! Melhore a gestão de pessoas e invista em gestão de tempo.

Ainda em tempo, é importante ressaltar que essa é uma ferramenta que soma também para os gestores das equipes.

Eles podem ter acesso aos dados para que a gestão dos projetos tenha melhorias. Os dados ali presentes ajudam na distribuição de responsabilidades.

Igualmente, no controle de trabalhos conjuntos e na readequação de prazos, informações e do curso do projeto.

07. Análise preditiva

O uso de ferramentas de RH dotadas de IA e capazes de análise preditiva são tendência para o setor. Elas são capazes de prever comportamentos e tendências. Isso é possível por meio do cruzamento de dados diversos.

Por exemplo, a partir de dados de controle de jornada e produtividade essas ferramentas podem reconhecer riscos de debandada de alguns colaboradores.

Igualmente, pode revelar a necessidade de reforço nas políticas internas de gestão de pessoas.

Para que essa análise seja possível, é importante que a empresa também conte com outras ferramentas que reúnam dados. Uma delas é o ponto digital Oitchau, que organiza e processa informações relevantes em tempo real.

08. Ferramentas de Data Discovery

Outra tendência não apenas para o RH, mas para diversos setores em 2024 é o aumento do uso de ferramentas inteligentes de Data Discovery. Elas promovem a “descoberta de dados”.

Afinal, para que haja a análise preditiva, é importante que a empresa tenha em mãos dados sólidos. Essas informações podem ser advindas de diferentes fontes, internas ou externas.

Elas devem ser filtradas, limpas, padronizadas e, depois, postas sob análise.

Hoje existem diversas ferramentas que, munidas de IA, são capazes de localizar e organizar tais dados.

É a partir delas que se torna possível a disponibilização de dados organizados para a análise de reconhecimento de padrões, tendências, etc.

Como escolher o melhor software de RH para sua empresa?

Existem tantas ferramentas de RH Digital para 2024 que sua empresa pode ficar em dúvida sobre qual é a melhor, e qual atenderá melhor às suas necessidades. 

O primeiro passo é identificar as ferramentas que possam se adaptar às suas rotinas e particularidades do seu negócio, já que cada empresa possui necessidades específicas, por mais que existam outras no mesmo segmento. 

Além disso, é necessário entender se a ferramenta está dentro das regulamentações vigentes de controle de ponto, como a Portaria 671, que entrou para substituir as antigas portarias que tratavam sobre softwares de RH e controles de ponto. 

Sem esquecer que a ferramenta precisa ser segura, já que existem várias informações sensíveis e confidenciais, como os dados dos profissionais, que precisam ser armazenados de forma segura, evitando invasões e comprometimentos de segurança. 

E por fim, uma ferramenta que possa atender facilmente os colaboradores, com uma boa experiência do usuário, que não apresente falhas ou intermitências em seu funcionamento. 

O aplicativo Oitchau de gestão de ponto e pessoas é uma ferramenta completa para sua empresa, garantindo eficiência em suas operações, com uma interação simples e descomplicada para os colaboradores e facilidade e agilidade para os profissionais de RH. 

Prepare-se para o futuro e aposte no Controle de Ponto Oitchau, sua empresa em um novo momento, preparado e inserido no RH Digital! 

Outras tendências de RH para 2024

Ferramentas de RH Digital para 2022

Ainda que a tecnologia apresente novidades ano após ano para o RH e outros setores, ela não é a única que passa por mudanças. Tendências e novidades de gestão e de comportamento também devem ser levadas em consideração.

Experiência do candidato

O investimento na experiência do candidato deve crescer bastante em 2024. Isso decorre especialmente da entrada das novas gerações no mercado de trabalho. 

Elas possuem expectativas que vão além dos benefícios e salários e requerem experiências e compatibilidade de valores e ideais.

Formação de líderes

Outra tendência do RH para 2024 é o maior investimento na formação de líderes, pois a alta performance de equipes é cada vez mais exigida e necessária.

Para que elas possam alcançar a performance esperada, precisam ser lideradas por pessoas que saibam como engajá-las e como trazer novidades do mercado para dentro das atividades do setor.

Políticas de bem-estar dos colaboradores

As políticas de benefícios sempre fizeram parte da gestão de pessoas. O que está mudando há alguns anos e tende a se intensificar em 2024 é que elas devem se voltar cada vez mais para o bem-estar dos colaboradores.

Portanto, vão além das questões relacionadas à concessão de vale-alimentação e de plano de saúde. Igualmente, não se limitam ao oferecimento de locais de trabalho “instagramáveis” ou com salas de lazer.

Aqui estão em jogo políticas que realmente possam ajudar no equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Também, no bem-estar físico e mental do colaborador. 

Isso inclui flexibilidade, maior liberdade, concessão de acesso ao atendimento profissional psicológico, programas de nutrição, auxílio para compras de medicamentos, adaptação do trabalho conforme limitações, parcerias com academias e centros esportivos, etc.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau