A jornada de trabalho de 6 horas atende diversas categorias de mercado, como bancários, servidores públicos e atendentes de telemarketing. Quer saber mais sobre ela? Então fica de olho!
A jornada de trabalho é o período em que os colaboradores exercem suas atividades profissionais, sem contabilizar hora de almoço, janta ou demais intervalos.
As horas da jornada são estabelecidas entre empregador e colaborador e, legalmente, não pode ultrapassar 8 horas diárias (44 horas semanais) - salvo exceções de alguns setores.
Algumas categorias possuem uma jornada de trabalho diferenciada e reduzida. E isso também é protegido pela legislação brasileira e pelas convenções coletivas.
Profissões de jornada de até 30h semanais: - Bancários - Atendentes de telemarketing - Médicos (exceto em plantão) - Estagiários - Aeronautas - Jornalistas - Radiologistas - Advogados
Nos casos de jornadas mais curtas, a hora extra só pode acontecer por força maior, para serviços inadiáveis ou cuja inexecução possa acarretar prejuízo à empresa ou ao cliente.
Mas atenção: isso só se aplica a colaboradores que não sejam estagiários. Por lei, a prática de hora extra é vetada aos estagiários.
Quer saber mais detalhes sobre as jornadas de 06h? Confira nosso post completo sobre o assunto!